terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gênesis 2

Neste capítulo "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gênesis 2:7). Isso mesmo, fez um boneco de barro, uma RCP meio torta e voilá! O homem! E, de quebra, ainda fez um jardim do Éden para o seu novo pet viver.

Nesse jardim havia a árvore da ciência do bem e do mal (heim?) e, sobre ela, Deus falou o primeiro de muitos "Nananina-não! Não pode!". Veja: "Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim, mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente" (Gênesis 2:16-17).

Ok, pó-pará! Por que diabos (sim, eu sei) Deus plantou essa tal árvore em primeiro lugar? Sugestão do paisagista? Ou para testar o homem (olha o nosso Deus cientista aí gente!)? Ou para ter o prazer autoritário de dizer “Não pode! Rá!”? É como um botão que diz “não aperte esse botão”. Ou como um bolo com calda de chocolate que a criança não pode passar o dedo. Ao longo de nossa saga, veremos como Deus gosta desses joguinhos. Enfim, voltemos a ela.

Depois de deixar seu pet cagando de medo, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” (Gênesis 2:18). Então o Todo-Poderoso e o homem olharam todos os animais em busca dessa tal ajuda. Deus aproveitou a deixa para fazer uma revisão taxonômica e deu nome a todas as espécies. Pergunto-me se o homem tinha um caderninho ou se ele decorou tudo mesmo (chutando bem baixo, existem cerca de 20 milhões de espécies de organismos no planeta). Mas a verdade é que “(...) não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada” (Gênesis 2:20). Deus, astuto que é, veio com a solução: “Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem” (Gênesis 2:21-22).

Está confuso? Zonzo? Náuseas e dores lombares? Eu vou sintetizar para você. Deus resolve que o homem precisa de um ajudante; nenhum animal serve; Deus faz a primeira anestesia geral da história, arranca uma costela do homem e faz a ajudante perfeita: a mulher! E ainda dizem que a Bíblia é machista? Blasfêmia! Até imagino como foi Deus e o homem buscando um ajudante:

- Olha aqui, homem, esse animal, que se chama vaca a propósito... isso... va-ca... é perfeito, modéstia a parte! Dá leite, puxa carroça e, no rolete, fica um pecado!
- Um o quê?
- Deixa pra lá. Mas e aí? O que achou?
- Hmm... sei não... muito grande... não cheira muito bem... só faz ‘muuu’...
- É... vendo por esse ângulo... Já sei! Faz assim, vai dormir e, quando você acordar, vai ter um ajudante muito melhor que uma vaca!

É, pois é. Mas o melhor deste capítulo é o desfecho. “O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam” (Gênesis 2:25). Isso, você leu direito. Eles estavam nus e... atenção! Está sentado? Lá vai... NÃO SE ENVERGONHARAM!!! Mas COMO?!? Sério, me poupe. Não quero estragar surpresas vindouras, mas essa mamata de ficar pelado e sem culpa vai acabar já já. Aliás, espero que esteja com a coluna boa, porque toneladas de culpa vem aí para você carregar nas costas. Mas tem tempo ainda. Recomendo pilates.

10 comentários:

  1. De fato, "não é bom que o homem esteja só", mas daí a chamar a mulher de "ajuda que lhe seja adequada" é um longo caminho. Já começa mal: para a surgimento da mulher, o homem (Adão, presumo) deve ter ganhado um bela de uma cicatriz.

    Segundo, com o advento do microondas e da máquina de lavar, a mulher, na concepção proposta no texto gênico, deixou de ser ajuda ao homem (exceto "aquela" ajuda "sem vergolha"). Mas ao menos não atrapalhava.

    Por fim, inventaram o cartão de crédito. Daí, o que não atrapalhava passou a atrapalhar. Mas o Senhor Deus é um homem sábio: como no quadrinho do post, o homem pode se reponsabilizar pelos triunfos dos filhos e culpar a mulher pelos erros dos rebentos...

    ResponderExcluir
  2. Gosto do argumento de autoridade. Deus deve ter se deleitado com os prazeres do poder. Afinal, se o homem foi feito a sua semelhança e o poder transforma o homem, por que não transformaria Deus?

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Deus é a imagem e semelhança do homem!
    :)

    Lissi

    ResponderExcluir
  4. Ontem, em mais uma de minhas insônias, assisti a uma entrevista do Jô Soares com Ives Gandra da Silva Martins, autor do livro "Uma Breve Teoria do Poder", obra na qual se analisa a busca pelo poder do ponto de vista da natureza humana.

    Logo no início, o autor citou que aqueles que desejam o poder, o querem para tê-lo e não para servir. Ou seja, o homem deseja o poder pelo poder. Por que Deus seria diferente?

    Erasmo de Rotterdam, segundo o entrevistado, dizia que "o homem é muito fácil de ser vencido, pois não há homem que não seja vaidoso, razão pela qual o poder está vinculado à vaidade".

    Ao mesmo tempo, e historicamente, o poder está associado à traição, que, de certa forma, não deixa de ser uma tentação consumada.

    Portanto, será que Deus não disse o que disse sobre a tal árvore da ciência apenas para demonstrar que tinha o poder pelo próprio poder? Afinal, de que adianta ser poderoso se não se pode usufruir do poderio? (veja que este é um raciocínio tipicamente humano). E mais: será que o homem não alcançou o tal fruto apenas para testar o poder de Deus? (veja que, até nesta história, a traição está associada ao poder).


    PS - Lissi, "potato, potato; tomato, tomato"...

    ResponderExcluir
  5. Genesis III, 6 "y vio la mujer que el árbol era bueno....codiciable para alcanzar la sabiduria...". pero desobedeció, comió y más, le dio a Adán...(primera vez que la mujer da?...Traduzindo, prefirió la sabiduría a la obediencia, deseó el conocimiento antes que la submisión... de otra forma: optó por la filosofía contra la religión. Adán y Eva podían hacer TODO en el Edén, menos ser inteligentes - árbol del conocimiento - ni inmortales - árbol de la vida - Entonces, qué destino Dios reserva a los hombres?: la imbecilidad y la muerte. Por ofrecer esos presentes a sus criaturas imaginamos un Dios perverso... mis felicitaciones a Eva que fue la primer mujer a optar por la inteligencia (al precio de la muerte, en fin...) mientras que Adán demoró un poquito más para entender los "trambiques" del paraíso: quería la felicidad eterna del imbécil...
    Lección número un: si rechazamos la ilusión de la fé, los consuelos de Dios y la fábulas de la religión, si preferimos el saber, el conocimiento y la inteligencia, entonces la realidad aparece como es: trágica. Más vale una verdad que nos da miedo y nos desespera que una historia que nos consuela pero no nos deja vivir verdaderamente: la vida es aquí y ahora.
    Gabi, socorro, si no entienden mi español por favor traduces!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vários pontos de vista, mas ninguém falou da serpente, coitada, a comer poeira pelo resto da vida...rs
    Em alguns casos, serpente e mulher se unem para formar um ser grotesco conhecido pela alcunha de sogra, mas aí é outra história.

    ResponderExcluir
  7. Revendo meu post, a serpente ainda nem foi citada...rs

    ResponderExcluir
  8. Gênesis 2. Moisés fala da criação do homem. Ele diz que Deus tomou pó da terra, fez o homem e, com a alma, inspirou nele o espírito e a vida. esse homem foi chamado Adão, que em hebreu significa"ruivo", porque a terra de que ele foi formado era dessa cor, que é a cor da terra natural e a qual se pode chamar virgem. Deus mandou vir os animais, tanto os machos quanto as fêmeas, para diante de Adão, e este, o primeiro de todos os homens, deu-lhes os nomes que conservam ainda hoje.
    2. Deus, vendo que Adão estava sozinho, quis também dar-lhe uma consorte. Para isso, quando ele estava adormecido, tirou-lhe uma das costelas, da qual formou a mulher. E, logo que Adão a viu, percebeu que ela havia sido tirada dele e que era parte dele mesmo. Os hebreus dão à mulher o nome de Issa, e a que foi a primeira de todas chamou-se Eva, isto é, "mãe de todos os viventes". 3. Moisés narra como Deus plantou do lado do oriente um delicioso jardim, que cumulou de todas as espécies de plantas, entre elas, duas árvores, uma das quais era a árvore da vida, e a outra, a da ciência, que ensinava a discernir o bem do mal. Ele colocou Adão e Eva nesse jardim e mandou que cultivassem as plantas. O jardim era regado por um grande rio, que o rodeava completamente e se dividia em quatro outros rios. O primeiro rio,chamado Pisom, que significa "plenitude" e ao qual os gregos chamam Canges. O segundo, que se chama Eufrates e Fora, em nossa língua, significa "dispersão" ou "flor", e o terceiro, a que chamam Tigre ou Diglath, que significa "estreito e rápido", ambos desembocam no mar Vermelho. O quarto, de nome Giom, que significa "que vem do oriente", é chamado Nilo pelos gregos 4. Deus ordenou a Adão e Eva que comessem de todos os frutos, mas lhes proibiu de tocar no da ciência, alertando-os de que morreriam se o comessem.
    Havia então perfeita harmonia entre todos os animais, e a serpente estava
    muito acostumada com Adão e Eva. Mas como a sua malícia a fizesse invejar a
    felicidade de que ambos desfrutariam se observassem a ordem de Deus e julgasse ela que s desgraças se , ao contrário, eles seriam vítimas de todas a desobedecessem, tratou de persuadir Eva a comer do fruto proibido. Para melhor induzi-la, disse-lhe que o fruto continha uma virtude secreta, que dava o conhecimento do bem e do mal, e que se ela e o marido comessem dele, seriam tão felizes quanto Deus. Assim, a serpente enganou a mulher, e esta desprezou a ordem divina: comeu o fruto, alegrou-se por tê-lo feito e induziu Adão a comê-lo também. Ora, como era verdade que o fruto dava grandíssimo discernimento, eles logo perceberam que estavam nus e sentiram vergonha. Então tomaram folhas de figueira para se cobrir, julgando-se mais felizes do que antes, porque agora conheciam o que até ali haviam ignorado.
    Deus entrou no jardim, e Adão, que antes do pecado conversava familiar-mente com Ele, não ousou apresentar-se, por causa da falta que havia cometi-do. Deus perguntou-lhe por que, em vez de sentir prazer em se aproximar dEle, estava fugindo e se escondendo. Como Adão não soubesse o que responder, porque se sentia culpado, Deus lhe disse: "Eu vos havia provido de tudo o que poderíeis desejar para viver sem penas e com prazer uma vida isenta de qualquer cuidado, que teria sido ao mesmo tempo muito longa e feliz. Mas vós vos opusestes ao meu desígnio, desprezastes a minha ordem e não é por res-peito que vos calais, mas porque a vossa consciência vos acusa". Adão, então, fez o que podia para se desculpar, pediu a Deus que lhe perdoasse e lançou a sua falta sobre a mulher, que o enganara e fora a causa de seu pecado. Ela, por sua vez, alegou que a serpente a havia enganado. Por isso Deus, para castigar Adão por assim se ter deixado vencer, declarou que a terra não produziria mais frutos, a não ser para aqueles que a cultivassem com o suor do rosto, e mesmo assim não daria tudo o que dela se poderia desejar. Castigou Eva, estabelecendo que, ela teria filhos com dor e sofrimento. E, expulsou Adão e Eva do jardim.

    ResponderExcluir
  9. Instead you believe that you are a talking primate[1]—a cousin of bananas[2], who is made from dust[3], and you’re the product of a large bang of hot rock that magically produced life from non-life (a scientific impossibility), and ended up spinning through space on a planet that was made by nothing for no reason.

    Notes:
    [1] “Humans are primates and it is important to consider our behavior within the evolutionary context of other primates.” Scientific American, Ask the Experts, May 8, 2006, http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=are-humans-the-only-prima

    2 Richard Dawkins “It is a plain truth that we are cousins of chimpanzees, somewhat more distant cousins of monkeys, more distant cousins still of aardvarks and manatees, yet more distant cousins of bananas and turnips.” The Greatest Show on Earth: The Evidence for Evolution

    3. Physics Central: “How much of the human body is made up of stardust?” “We can conclude that 93% of the mass in our body is stardust.” http://www.physicscentral.com/explore/poster-stardust.cfm

    ResponderExcluir
  10. Da série "Conceito tirados da bunda": Scientific impossibility.

    ResponderExcluir