sábado, 30 de janeiro de 2010

Gênesis 20

Sugiro que você pegue agora seu exemplar da Bíblia Sagrada, que certamente está ao alcance de sua mão, e consulte Gênesis 12. Se, por algum infortúnio do destino, sua bíblia não está com você agora (por exemplo, seu cônjuge pode estar usando-a para orar fervorosamente em algum outro local da casa), consulte a bíblia online em nossa lista de links. Mas nem pense em consultar os arquivos deste blog, visto que ele apresenta uma versão deturpada e desrespeitosa das escrituras. Enfim, em Gênesis 12, Abraão, que ainda se chamava Abrão, disse para um faraó que sua mulher Sara, que ainda se chamava Sarai, era sua irmã. Por motivos que até Deus duvida, Sara acabou sentando no colinho do faraó e Abraão foi agraciado com muitos presentes. Lembrou?

Pois bem, neste capítulo, Abraão, depois do show de horrores que foi a destruição de Sodoma e Gomorra, resolveu peregrinar para o reino de Gerara, onde Abimalec era rei. E, quem diria, resolveu aplicar o golpe do trace-minha-esposa-porque-ela-é-minha-irmã de novo! “Ele dizia de Sara, sua mulher, que ela era sua irmã. Abimelec, rei de Gerara, arrebatou-lha (mesmo ela tendo já seus noventa e cacetada).” (Gênesis 20:2). Mas antes que o rei arrebatasse de fato Sara, o Deus Altíssimo lhe aparece num sonho e ameaça: “Vais morrer, por causa da mulher que roubaste, porque é casada.” (Gênesis 20:3). Abimeleca, como qualquer pessoa sensata, acha que Deus é um imbecil e questiona: “Senhor, fareis perecer mesmo inocentes? (ah, se vossa majestade soubesse quantos inocentes o bom Deus já ceifou...) Não me disse ele que ela era sua irmã? E ela mesma me disse: É meu irmão. É na simplicidade de meu coração e com as mãos puras que fiz isso.” (Gênesis 20:5). Meio sem jeito, o Todo Poderoso responde: “Sei que é na simplicidade do teu coração que agiste assim; por isso, preservei-te de pecar contra mim, e não deixei que a tocasses.” (Gênesis 20:5). Curiosamente, ele não teve esse cuidado quando o faraó, de Gênesis 12, caiu no mesmo golpe. “Devolve agora a mulher deste homem, que é profeta (com mulher de profeta não se mexe, pelo jeito), e ele rogará por ti para que conserves a vida. Mas, se não a devolveres, sabes que morrerás seguramente, tu e todos os teus.” (Gênesis 20:7). E assim, o Rei Abimoleque, ameaçado de morte, não encosta um dedinho sequer na Miss Velho Testamento, Sara.

Mas o nosso amigo rei, com razão, quer saber por que Abraão aprontou essa porra para cima dele, e pergunta: “Que nos fizeste? Em que te ofendi para que nos expusesses, a mim e ao meu reino, ao castigo de um tão grande pecado. Fizeste-me o que não devias fazer. Que tiveste em vista agindo assim?” (Gênesis 20:9-10). Abraão, na maior cara de pau, responde: “Eu pensava comigo que não havia certamente nenhum temor a Deus nesta terra (preconceituoso, né?), e que me matariam por causa de minha mulher (repito: de mais de 90 anos!).” (Gênesis 20:11). Ou seja, o exemplar patriarca Abraão não tem problemas em fazer Abimalec e companhia serem massacrados injustamente pelo bondoso Deus para salvar o próprio traseiro.

Mas o melhor vem agora. Abraão, como nas melhores novelas mexicanas, solta a bomba: “Aliás, ela é realmente minha irmã, filha de meu pai, mas não de minha mãe; ela tornou-se minha mulher.” (Gênesis 20:12). Exatamente, Abraão é meio-irmão de Sara. O que faz dele meio-mentiroso, meio-incestuoso e um completo imbecil. Mas, depois dos casos de incesto escabrosos que já vimos neste fabuloso livro de valores, isso nem é tão surpreendente. E Abraão continua: “Quando Deus me tirou da casa de meu pai, eu disse-lhe: Faze-me esta graça: onde quer que formos, dirás de mim que sou teu irmão.” (Gênesis 20:13). Traduzindo: “És muito gostosa. Portanto, onde formos, dirás que sou teu irmão e darás o bumbunzinho para qualquer um. Dessa forma nunca serei morto por sua causa e de quebra ainda posso ganhar uns presentinhos”.

E, novamente, foi tiro e queda. “Tomou então Abimelec ovelhas, bois, servos e servas, e deu-os a Abraão, ao mesmo tempo que lhe devolvia Sara, sua mulher.” (Gênesis 20:14). Abraão, feliz da vida, “intercedeu junto de Deus, que curou Abimelec, sua mulher e suas servas, e deram novamente à luz.” (Gênesis 20:17). Não sabia que Abimolenga e suas mulheres estavam com problemas para engravidar? Nem eu. “Porque o Senhor tinha ferido de esterilidade todas as mulheres da casa de Abimelec, por causa de Sara, mulher de Abraão.” (Gênesis 20:18). Aaah bom, agora entendi. Olha, eu não sou nenhum exemplo de escritor, mas esse livro é mal escrito pracaralho, heim?

Agora falando sério (mas não muito), essa não é a primeira vez e nem será a última que histórias vão se repetir na Sagrada Bíblia. Peço desculpas pelas histórias manjadas e piadas repetitivas. Mas vamos juntos segurar na mão de Deus e ir em frente!

10 comentários:

  1. Esse Abraão não vale nada...
    Mas continua irmão, terminareis a saga desse livrão mal escrito e cheio de "furos".
    Aleluia!

    ResponderExcluir
  2. Mas que diabo de "veia" gostosa é essa tal de Sarai?
    Dá pra saber o que ela bebia e que spa frequentava??

    ResponderExcluir
  3. Já podemos perceber ainda no início do livro sagrado a falta de criatividade do autor. Nessa altura, já estava cansado, sem ideias e voltou com a mesma história de "ela é minha irmã". O pior que ela era meia irmã de Abraão mesmo, já tinha sido mencionado isso antes? Não julgo o incesto nessa época, pois o número de seres humanos era bastante reduzido, não havendo grande variedade de escolhas, há quantas gerações de Adão e Eva estamos nessa parte? Mas já que todos descendemos desse lindo casal, todos vivemos num mundo incestuoso, somos todos irmãos, parentes, não somos? Que horror!

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim... a "história" se reprete. E se repete. Repete. Ete... Mas algo clama por minha atenção: a ascenção do número de pessoas com quem Jay (Deus) conversa. Neste episódio, Abraão e "Abimoleque" ouviram a voz de Alanis Morisete, digo, do todo poderoso. Mas em episódios anteriores, muitos outros também o ouviram (Adão, Eva, Abel, Caim, Noé... enfim).

    O questão é, nas palavras do poeta Greg House, "You talk to God, you're religious. God talks to you, you're psychotic." Talvez a taxa de psicóticos fosse de veras alta nos tempos bíblicos.

    PS - quem escreveu o velho testamento?

    ResponderExcluir
  5. Abraao nao fez nada de errado. Ele simplesmente usou a intervencao celestial pra aumentar os ganhos.
    Eis aqui minha irma, disse Abraao. Em seguida ele orou e pediu a Deus pra q nada acontecesse com ela. Deus entao avisou Abimelec e este nao fez nada, e ate Deus presentes pra Abraao. O erro foi q na primeira vez q ele fez isto ele nao orou. Ou seja, vc pode ser o cafetao da sua esposa desde q vc peca protecao divina.
    Clau, o velho testamento tem varios autores. O pentateuco, os cinco primeiros livros, teoricamente foram escritos por Moises, porem a diferenca de estilos de um livro pro outro gera controversias.

    ResponderExcluir
  6. Em tempo...
    Hoje eh dia da marmota!
    punxsutawney phil

    ResponderExcluir
  7. Será que Moisés passaria no vestibular com o texto narrativo do pentateuco? Acho que "esse livro é mal escrito pracaralho". Ironica e poeticamente, hoje celabra-se o aniversário de nascimento deLuis de Camões.

    ResponderExcluir
  8. morri com o "miss velho testamento" hahahaha!

    ResponderExcluir
  9. Fui evangelico por quase 4 decadas. Por algum tempo eu tentava compreender a causa do meu comportamento "meio pecaminoso", as puladas de cerca que fiz, dentre outras coisas.
    Hoje vejo que isso veio ate mim desde minha terna infancia quando meus pais me levavam para a classe de escola dominical para criancas.
    Gracas a deus nao aprendi tudo, pois nao sigo tudo o que a biblia relata como: Estupro, violencias fisicas gratuitas em geral, incesto, etc.
    Dou gracas a deus por ter sido um MAU ALUNO da religiao.
    estrelato2002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Anônimo - Seu relato é bem interessante. Seria legal se você pudesse copiá-lo em algum post mais recente, que as pessoas visitam e mais e com certeza vão querer debater com você.

    Minha sugestão é que você não coloque seu email aqui, principalmente porque existem programas que "sabem" ler endereços de email (qualquercoisa@qualquercoisa.com) e adicioná-los a irritantes listas de spam. Não sei se você pode apagar esse comentário, já que postou como anônimo. Senão, é só pedir que eu apago pra você. Abraço!

    ResponderExcluir