sábado, 20 de fevereiro de 2010

Gênesis 22


"Abraão prepara uma picanha" de Caravaggio. Óleo sobre tela.

Pelo jeito Deus estava quase tão entediado quanto você, fiel leitor, pois ele chegou para seu único amigo e disse: “’Abraão!’ ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. ‘Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.’" (Gênesis 22:1-2). Ou, trocando em miúdos: “Abraão, você pode fazer um churrasco do seu próprio filho, só para celebrar como eu sou fodão?”. Só se for agora!

Abraão, com uma obediência canina, partiu com dois servos, lenha e seu filho Isaac rumo ao monte indicado pelo bondoso Deus. Chegando lá, disse aos servos: “Ficai aqui com o jumento, eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós." (Gênesis 22:5). Enquanto subiam a pirambeira, o pequeno Isaac já percebeu que tinha gato nessa tuba. “’Meu pai!’ ‘Que há, meu filho?’ Isaac continuou: ‘Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?’”(Gênesis 22:7). Abraão não queria dizer que o próprio Isaac era o prato principal do menu. ‘Deus,’ respondeu-lhe Abraão, ‘providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.’" (Gênesis 22:8).

Abraão fez uma pilha de lenha, amarrou seu filho Isaac em cima e sacou a peixeira para começar o serviço de açougueiro. “O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: ‘Abraão! Abraão!’ ‘Eis-me aqui!’ ‘Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único’ (único o caralho!, diria Ismael)” (Gênesis 22:12). É claro, amigo leitor! O bondoso Deus não queria que Abraão matasse de fato seu filho. Ele queria somente testar se Abraão era obediente mesmo! Não consta na versão oficial das escrituras, mas o anjo do Senhor ainda disse: “Abraão, olha praquela câmera ali atrás da moita! Dá tchauzinho, porque você está na Pegadinha do Senhor!”. Sério. “Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.” (Gênesis 22:13). Agora pergunta se o cordeiro achou graça nessa história.

Abraão chamou a este lugar Javé-yiré” (Gênesis 22:14), que significa ‘Deus-sacana-e-engraçadinho’. Então o Senhor disse "Juro por mim mesmo (ele não pode dizer ‘juro por Deus’, né?): pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.” (Gênesis 22:16-18). Será que Deus também vai pagar as sessões de análise para a criança que foi amarrada em cima de uma pilha de lenha pelo próprio pai?

Que lição devemos tirar desta bela história? Se o bom Senhor mandar você enfiar a cabeça na privada e dar a descarga, faça-o, pois ele vai te ajudar e multiplicar sua posteridade. Mas, para a maioria de nós, Deus fala através de padres, pastores, rabinos e gurus, e nunca diretamente. Portanto, se algum deles disser para você entregar seu dinheirinho a Deus, por mais sem sentido que isso pareça, lembre-se da história de Abraão. Conveniente?

23 comentários:

  1. Como diria Frei Beto: "tu dum bishhhhh"
    e dá-lhe limão no último parágrafo hein irmão?
    PS: Tô adorando as legendas das imagens
    Amém!

    ResponderExcluir
  2. Pergunto: -De acordo com a bíblia cordeiro tem chifres. Jesus é o cordeiro de Deus. Logo, Jesus, sim, é o chifrudo?

    ResponderExcluir
  3. Começo a sacar de onde Adolfo tirou algumas idéias...

    ResponderExcluir
  4. Ana - Nada poderia ser mais oportuno que seu loop na bateria! Será que eu azedei demais neste último parágrafo? Pode ser...

    Anônimo - No que se trata de Jota Cê e o Novo testamento, eu ainda sou ignorante como um cordeiro. Mas este blog é frequentado por verdadeiros acadêmicos no assunto. Espero que algum deles possa te iluminar!

    Marcio - Elabore...

    ResponderExcluir
  5. Nesse domingo chatinho(como todo domingo), a sorte é ter essa divertida bíblia pra ler.
    Saravá irmão Rafael!

    ResponderExcluir
  6. A imagem do Capeta com chifres vem da idade media. Supostamente os cristaos escolheram uma imagem q lembrava Deuses chifrudos pagaos. Na biblia nao tem referencia da imagem do demonio, alias a unica coisa q se diz eh ele era um anjo de luz, a estrela da manha. Seria Venus o demonio. Quanto a Jesus ser chifrudo, a imagem do cordeiro supostamente escolhida pra representar Jesus prq o cordeiro morre sem gritar (Veja Isaias 53:7). Mas o teologo Geza Vermes diz em aramaico Talya pode ser traduzido como uma crianca do sexo masculino, ou simplesmente "garoto". Mas eh interessante notar q :
    1) Cordeiro eh uma ovelha juvenil, logo nao tem chifres
    2) Se cordeiro, Talya, eh uma crianca, entao Abraao poupou Isaac e matou o primeiro pivete q viu pela frente
    3) A cantora mexicana Talya eh um garoto e tambem eh Jesus, Salve a Maria do Bairro
    4) Os chocolates garoto sao feitos de carne de ovelha.
    5) Michael Jackson soh estava tentando se aproximar de Deus, ou imitar Abrraao, ao comer garotos (veja o q ele diz em Earth's song sobre Abraao).
    6) Leoni eh um cantor gospel. Garotos nao resistem aos seus misterios.

    ResponderExcluir
  7. Po, Frei Beto... Assim eu não me contenho em gargalhada e não consigo pensar no post propriamente...rsrsrsrs. Excelente.

    Mas cá entre nós: de onde tiraram que o cordeiro "cordeiro morre sem gritar"? Já mataste um cordeiro? Eu não. Mas o primo do irmão da amiga da tia da vizinha da namorada do meu colega já viu e disse que o bicho berra "feito uma gralha parindo" (como se gralha, uma ave, parice... enfim).

    Qnt à imagem de Caravaggio, essa é a segunda versão do quadro pintado pelo autor sobre o tema. A primeira é essa (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Caravaggio_Sacrifice_of_Isaac_I.jpg). Em ambas há o que ser observado. Veja que o cordeiro tem chifre nas duas obras. Logo, ao contrário do Frei Beto, Caravaggio não sabe o que é um cordeiro.

    Me pergunto: pq raios o velho Jay mandou um anjo dar o recado? Pq não falou pessoalmente para Abraão abortar a missão e churrasquear o cordeiro que (chazaammm!!!) apareceu entre os espinhos?

    ResponderExcluir
  8. Já sei! Deus não foi pq Abraão pediu para os servos ficarem com ele ("...disse aos servos: 'Ficai aqui com o jumento, eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.').

    Não? Ok, acho que não só no limão que exageraste neste post.

    ResponderExcluir
  9. veja a decisao q Abraao teve q fazer.
    youtube.com/watch?v=yfFcNBQqe8E

    mas ele foi "sagaz" e decidiu pelo segundo
    youtube.com/watch?v=L-ccrV54k

    acho q eu pessoalmente nao teria culhoes pra matar o menino, ou o cordeiro, nem q Jay em pessoa vestido de Carmen Miranda cantando Old Macdonald had a farm me pedisse de joelhos pra passar a faca no indefeso. Temos q admitir q pelo menos Abraao eh "macho".

    ResponderExcluir
  10. Imagino que:
    1) Abraão, com seus 90 anos de idade e de amizade íntima com seu amiguinho onipresente, deve ter sacado na hoooora que a ordem divina era pura sacanagem. Certamente um Abraão resignado. Ou de saco cheio.

    2) O pequeno Isaac deve ter ficado calmo na hora de ter sido amarrado pra pegar fogo. Como toda criança, invariavelmente, fica na hora de tomar bezentacil.

    3) Abraão, ao ver o cordeiro saindo atrás da moita, disse "glória a Javé!"; mas no seu íntimo, gostaria de ter louvado: "Seu Deus fdp, lazarento! Por que fez aparecer essa boooosta de cordeiro? Não tenho mais idade pra aturar criança, cacete!"

    ResponderExcluir
  11. Acho q Isaque nao era tao jovem quanto parece. Ele ja era um flecheiro experiente e ja conseguia carregar lenha pra atear fogo em si.
    Ha quem sugere q ele devia ter uns 20 anos. Rafa, acho q vc tem mudar o marcador sacrificio pra churrasquinho

    ResponderExcluir
  12. Estive pensando se Abraão não deveria responder pelo crime de homicídio tentado. É uma questão de interpretação. O Código Penal (art. 14, inciso II) diz que crime tentado ocorre "quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente".

    A pergunta é: Depois do delinquente amarrar a vítima, amolar a faca e coloca-la no pescoço do rebento (ou seja, iniciada a execução); se o meliante "pára tudo" quando um anjo (ou uma força "divina") aparece dizendo para fazê-lo, posso dizer que o crime não se consumou "por circunstâncias alheias à vontade do agente"?

    Outro ponto é que o mandante também é co-autor da façanha (os mandantes do homicídio da Irmã Dorothy Stang que o digam), além do fato da vítima ser seu filho tornar o crime especialemente hediondo. Logo, de forma análoga: Senhor Javé, "teje preso"!

    ResponderExcluir
  13. SENSACIONAL, agente Dias!!! O longo braço da Lei não faz distinção se você e divindade ou mortal: Bobeou, "teje preso"!

    Irmã Alê - Você capturou o espírito do personagem Abraão melhor que qualquer um! Glória!

    ResponderExcluir
  14. Salve a todos, salve Rafa, o Iconoclasta de toda crença vã!

    S-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l o blog e os comentários de nossos Caiçara, Trash Mendes, entre outros!! Nada melhor que os bons e velhos comentários cáusticos (ou o famoso "descer a ripa") para agregar antigos amigos.

    Lerei tudo com calma para comentar com mais propriedade. Aproveito para dar duas dicas de leitura relacionada com o tema do blog:

    - O "Gênesis" do Robert Crumb: O Pentateuco em Quadrinhos! Especial destaque para as abundantes cenas de "caliente" sexo bíblico.

    - Caim, do Saramago: Impagável divagação, calçada nos textos bíblicos, sobre o destino do fraticida Caim após ser amaldiçoado por Deus. É curioso, Caim torna-se uma espécie de Exterminador do Futuro. Incrível!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. Nao eh atoa que eu ando tao produtivo ultimamente. Este blog nao eh atualizado!

    ResponderExcluir
  16. Frei Beto, eu até consegui mandar a tese pra pré-banca!!!

    Rafa, já pode voltar!

    ResponderExcluir
  17. Barro - Meu amigo, mal posso esperar pelas suas contribuições a este blog! E obrigado pelas dicas de referências! E, se me permite, me utilizarei do seu "descendo a ripa" como slogan para o blog.

    Irmãos - Essa semana o blog volta! Amém!

    ResponderExcluir
  18. Fique a vontade Rafa! Descer a ripa já é patrimônio da humanidade. Aproveito para mandar o link do meu recém inaugurado blog. Essencialmente, trata-se de crítica (literaria, musical, política, etc). Acho que a única coisa que eu sei fazer mesmo é criticar, rs...

    http://okvocevenceu.blogspot.com/

    Estou maluco pelo capítulo 23 de nossa Gênese!

    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  19. Nobres filhos de Deus,

    E a trupe vem aumentado a cada post. Impressionante, não? Me impressiona não apenas o aumento no número de seguidores das interpretações bíblicas andradeanas, mas o fato deste singelo blog "bíblico" estar (re)unindo as pessoas. Afinal, não era essa a idéia de uma religião, unir o povo?

    Do barro fez-se o homem... Da costela fez-se a mulher. Homens e mulheres frequentam este blog desde os primórdios. Mas apenas agora a tríade barro-homem-mulher se completa: o Barro veio ao blog! Salve o Barro!

    É fato que andamos sem rumo dado o lapso desde o último post (talvez pelo BOURNOT do autor). Mas será fabuloso o tempero do humor de Barro nestas seções de comentário! Salve o Barro! Salve a acidez humorística!

    Saudações praianas,

    ResponderExcluir
  20. Grande Caiçara, o baixista de maior perícia (rs...) do hemisfério!

    Salve, salve. Após um longo e tenebroso verão de 50ºC à sombra no Rio de Janeiro, consegui novamente tirar meus neurônios da praia, voltar a ler e-mails e, eventualmente, pensar. Só então me deparei com o oportuníssimo blog de nosso amigo Barreto de Andrade. E foi com imenso prazer que pude constatar que "pau-que-nasce-torto-nunca-se-endireita", ou seja, ou caiçara continua "descendo a ripa" em tudo, como nos velhos tempos. Isso me lembra aqueles longos e-mails do grupo Bio00... Excelente!

    Abraço Choupana!

    ResponderExcluir
  21. Bah, que demais esse blog! Como ninguém teve essa idéia antes? Parece aquele livro "Orgulho e preconceito e zumbis" - a releitura que vai fazer vc de fato ter vontade de ler uma obra clássica da literatura. Muito bom, faço votos que vc consiga chegar ao apocalipse! Abraço!

    ResponderExcluir
  22. gen 8;21
    "Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer."Parece que deus mentiu, não?.E sodoma e gomorra?.E os filhos de judá? E por aí vai...

    ResponderExcluir
  23. LEIAM A BIBLIA PEÇA SABEDORIA AO DEUS VIVO E PAREM DE FALAR TANTAS E TANTAS NERAS

    ResponderExcluir