sexta-feira, 18 de junho de 2010

Interlúdio: 1922-2010.



“A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana” - José Saramago (1922-2010).

7 comentários:

  1. O Vaticano, agora, resolve atacar Saramago. http://tinyurl.com/2u95rgr
    Talvez Bentinho, nazista pedófilo, esteja tentando tirar os holofotes dos últimos escândalos de seu clero.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil, nem precisamos de Vaticano. Temos a copa do mundo - quase ninguém sabe que Saramago morreu. Pra que ouvirmos os ataques de ciúmes do papa Bentinha Natizinger, se temo a Rede Globo como seu representante?

    ResponderExcluir
  3. Grande Saramago! Se vivesse na época da Inquisição era capaz de ter sido morto só por ter mago no nome. Sem a Inquisição, a leucemia o levou aos 87 anos. Era um mago, entretanto, que contava histórias.

    Neste blog deve ser lembrado por suas críticas ao papado e e pela oposição ao catolicismo. Eis uma de suas citações:

    "...que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar o seu neomedievalismo universal, um Deus que ele jamais viu, com o qual nunca se sentou para tomar um café, mostra apenas o absoluto cinismo intelectual".

    ResponderExcluir
  4. Morreu o maior escritor Português, e para mim o maior escritor da lingua portuguesa da atualidade. Transcendia o ambito das palavras, agindo politicamente em relação a seus ideais. Enfrentou a igreja, o governo português, o senso comum em relação à esquerda. Apoiou movimentos com interesses distorcidos e regimes ditatoriais, e nisso encontro talvez o pior de si. Não acreditava mais na reabilitação do homem, entregou-se ao pessimismo. Foi o símbolo conflituoso, crítico e iconoclasta de nossa triste era. Não vá com Deus Saramago, apenas vá.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Renato F. Aproveitando o gancho do seu comentário, gostaria de saber se é possível não ter uma quedinha para o pessimismo? É dificil para mim, não entender a vida como sofrimento e transformação. Sofrimento porque pra se firmar na superficie da Terra temos de atender as nossas mais basicas necessidades entre elas o estomago, depois as outras até chegarmos ao intelecto...aí empacamos ou andamos devagar...depois lembramos que temos de comer de novo e voltamos aos instintos mais básicos novamente. Acho que pessoas como Zé Saramago que viveram pra caramba ja viram de tudo, e podem dizer com toda a propriedade "desisto" o ser humano é demais egoísta pra ter conserto, ou melhor vai contra a sua natureza de sobrevivencia ser mais fraterno que um selvagem, enquanto estiver de bucho cheio....

    ResponderExcluir