terça-feira, 20 de julho de 2010

Gênesis 28


"Quadro de motel" de William Blake. Óleo sobre tela.

Alguns capítulos da santíssima Bíblia Sagrada são longos e não signficam nada. Outros são curtos e significam menos ainda, e assim é Gênesis 28. Olha como já começa. “Isaac chamou Jacó e o abençoou” (Gênesis 28:1). Sério, já queimaram na largada dessa vez. Isaac esqueceu de tudo que aconteceu no capítulo passado?!? Toda aquela novela mexicana de quarenta e seis versículos, dois pratos de filé mignon e um homem vestido de cabrito, pra conseguir uma benção. E agora, simples assim, ele chama Jacó e o abençoa?!? Só pode estar de sacanagem. Mas vamos em frente. Isaac ordena: “Não desposarás uma filha de Canaã”, porque o povo escolhido não pode se misturar com a gentalha que Deus não escolheu. “Mas vai a Padã-Arã, à casa de Batuel, pai de tua mãe, e escolhe lá uma mulher entre as filhas de Labão, irmão de tua mãe. Deus todo-poderoso te abençoe, te faça crescer e multiplicar, de sorte que te tornes uma multidão de povos” (Gênesis 28:1-3). Ou seja, Jacó, se case com uma prima e se reproduza como um fungo que vai dar tudo certo. Esaú, o irmão peludinho de Jacó, querendo agradar seu pai “foi à casa de Ismael e tomou por mulher, além daquelas que já tinha, a Maelet, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nabaiot.” (Gênesis 28:9). Por que não adicionar uma prima a sua coleção de mulheres?

Agora, herege leitor, vem o filé deste capítulo. Tremei. Jacó partiu rumo a Padã-Arã e, após caminhar um dia inteiro com o Sol fritando-lhe os cornos, resolveu parar no meio do deserto para passar a noite. “Serviu-se como travesseiro de uma das pedras que ali se encontravam, e dormiu naquele mesmo lugar.” (Gênesis 28:11). Jacó já sabia o conforto que um bom travesseiro ortopédico proporciona. Tanto conforto que ele sonhou com “uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada.” (Gênesis 28:12). E quem estava no topo desta escada? Quem? Quem? Ele! O bom Senhor! E ele, em sua voz trovejante e reverberante, falou a Jacózinho e prometeu toda aquela baboseira de multiplicar a posteridade como os grãos de areia. É só isso que esse imbecil sabe prometer. Se ele tivesse prometido camisinhas, talvez hoje estivéssemos melhor.

Enfim, “Jacó, despertando de seu sono, exclamou: ‘Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!’ E, cheio de pavor, ajuntou: ‘Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu.’” (Gênesis 28:16-17). Cheio de pavor! Terrível! Que impressão amigável que o Bom Senhor passa, não? Mas calma, Jacó! Será que não foi só um sonho? Se eu tivesse passado o dia no deserto e depois usasse uma pedra como travesseiro, eu também teria sonhos parecidos (mais provavelmente um elevador para as profundezas do inferno do que uma escada para o céu, mas enfim). Mas não, Jacó estava convencido de que aquele fora um genuíno vídeo educacional do Senhor. Ali era de fato a porta do céu (só pra mim que isso soa ridículo?). Tanto que ele fez um monumento de seu rijo travesseiro de pedra. “Tomou Jacó a pedra sobre a qual repousara a cabeça e a erigiu em estela, derramando óleo sobre ela.” (Gênesis 28:18). Eu, particularmente, não consigo derramar óleo sobre alguma coisa e não pensar em sacanagem. Mas esse sou eu, pervertido.

Jacó então bradou: "Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes." (Gênesis 28:20-22). Aaahhh, agora tudo faz sentido! O dízimo! Javé vai te dar pão, roupa, uma viagem tranqüila e mais descendentes do que grãos de areia, e tudo que ele quer é seu dinheiro! Ora, mas esse é um negócio da china!

Será coincidência que, o capítulo que coloca Deus como ‘terrível’ e digno de ‘pavor’, é também o que sugere que você dê a Ele 10% de suas finanças? Ah, e caso você não encontre Javé pessoalmente, pode entregar o cheque para o padre/pastor que ele entrega depois.

24 comentários:

  1. P.S.: A formatação nesse blogspot não é de Deus, e peço misercórdia pela salada de fontes e tamanhos. Espero resolver em breve!

    ResponderExcluir
  2. Interessante como um Deus terrível que espera a adoração incondicional, agora se presta a aceitar uma negociação como se fosse um banqueiro... "Pague minha viagem que eu lhe dou 10% para o resto da vida"...

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos o peludinho pediu garantias antes de aceitar o homem e prometer o dízimo. Não foi de graça!

    ResponderExcluir
  4. Rafa,
    não sei se voce reparou, mas desde o começo do livrão até aqui tudo gira em torno do fato de ser o povo escolhido. Tanto Deus os escolheu como certas pessoas podem escolhem quem abençoar. Poderia isto explicar ódio antisemita?


    Uma correção quem propôs o dízimo foi Jacó, Deus não tem nada a ver com esta história aqui.

    ResponderExcluir
  5. Seria interessante se os preceitos cristãos fossem "Ame o Senhor, mas ele vai te mandar pro inferno de qualquer jeito". Isso sim seria adoração incondicional.

    Beto - sem dúvida. Aqui o racismo rola solto. Deus escolheu um povo. Quem não é desse povo, vai levar rola!

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com a idéia de que foi Jacó quem propôs o dizimo. No sonho os anjos subiam e desciam por uma escada que ficava sobre a pedra (pqp os escolhidos conseguem dormir em cada lugar) em que ele dormiu. Pra mim a explicação plausível é que a igreja/templo deveria ser construída ali para que os anjos levassem a grana pra deus pelos anjos da escada. Se essa hipótese estiver correta não devemos dar o dizimo a padres/pastores/profetas e afins, mas sim leva-lo ao elevador do senhor.
    Porra, fundarei a igreja do ELEVADOR DO SENHOR e nosso compromisso será - garantia de entrega a deus.

    ResponderExcluir
  7. Vejo que a endogamia é o forte do tal povo escolhido, não? É gente que trapa com seu clone feminino (lembra de Adão e Eva?), filhas que copulam com o pai enbriagado, irmãos se pegando e agora prima virando esposa ou compondo o plantel de matrizes do Tony Ramos Ruivo. Deve ser alguma tradição da época. Enfim.

    De fato, parece sacanagem que Isaac simplemente abençoe Jacó depois dos episódios anteriores. Porém, há de se dizer que Isaac consegui tudo aquilo de Jacó sem abençoá-lo por vontade própria. Imagine abeçoando? Vai ver Isaac prometeu a Jacó entregar o dízimo para o todo poderoso... todo mês... sem falta... (de vergonha na cara).

    "...então o Senhor será o meu Deus. (...) e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes." (Gênesis 28:20-22). Estranha a oferta de Jacó. Tipo "Jay, você é meu Deus e tudo que me der eu te devolvo um décimo". Por que raios o velho Jay aceitaria algo do gênero? Se ele quisesse de volta o que ele estava dando, ele não dava. Estou errado?

    Quanto à Igreja do Elevador do Senhor, seria possível o patrocínio de grandes empresas, como Otis, Thyssen-Krupp e Atlas Schindler, para dar credibilidade. O templo poderia se chamar Elevador e na porta do Templo Elevador, haveria uma plaquinha com letras miúdas dizendo “Antes de entrar no Elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar. Se não tiver, passe no caixa eletrônico mais próxima e tente novamente”. Ah, e já estaria pronto o gingle:

    "Love
    Lift me out of these blues
    Won't you tell me something true
    I believe in you"

    Elevation - U2

    ResponderExcluir
  8. hahahahahahahahahahaha

    Gostei das idéias dos elevadores... Mas escada rolante é mais divertido né não?

    Esse lance de bênção de pai pra filho é quase uma criação do famoso "desconta lá!"...

    E quais vão ser os cãnticos da Igreja do Elevador Do Senhor?

    Que tal fazer-mos uma votação das melhores músicas de elevador que vcs já ouviram pra fazer parte do nosso hinário?

    Eu, pra começar, indico Garota de Ipanema e qualquer uma do Richard Cleyderman...

    :-P

    ResponderExcluir
  9. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Elevador_Lacerda.jpg

    A sede da igreja do Emilio

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia dos elevadores.
    Só que por via das dúvidas eu prefiro escadas rolantes, dos shoppings, onde deixo meu rico dinheirinho, mas saio na hora com retorno dentro de sacolas.

    ResponderExcluir
  11. Outra idéia pra igreja.....é que podemos substituir o ultrapassado e manjado titulo de pastor por ascensorista - aquele que te leva pra cima. Sendo que o líder da igreja seria o GRANDE ASCENSORISTA.

    O que acham?

    ResponderExcluir
  12. Abençoado seja mais um post como este!

    Dá pra perceber como podemos fazer inúmeras interpretações do livrão. Desde uma análise antropológica sobre redes de parentesco até chegar numa discussão entre elevador e escada rolante! Esse povinho do deserto fritava os miolos (de sol ou de chá de flor de algum cactus, só pode) e criava histórias mirabolantes! Mais legal ainda quando se mistura limão e gelo, dando este tipo de análise genial!

    Só para constar sobre a música de elevador: uma que não poderia ser tocada, pois seria pecado e nos transformaríamos em sal seria: LOVE IN THE ELEVATOR do Aerosmith.

    Agradeço mais uma vez pelo post e fico sedento por mais bíblia twist!

    ResponderExcluir
  13. Aí vai mais um hit para a coletânea do Elevador do Senhor:

    E subo bem alto
    Pra gritar que é amor
    Eu vou de escada
    Pra elevar a dor

    Elevador - Ana Carolina

    ResponderExcluir
  14. Pobre Esaú, completamente ignorado! Certamente ele deve ter escrito a bíblia dele, mas não virou modinha. E Jacó é bem judeu mesmo, né? Barganhou na caruda, oferecendo APENAS 10% da renda dele, caso o senhor lhe desse casa, comida, roupa lavada e um elevador pro céu. E o senhor deus aceitou, santa ingenuidade...depois fica bravo e manda água e/ou fogo, elevador abaixo, aff...

    ResponderExcluir
  15. Um anjo me falou q o autor deste blog recentemente estava a visitar a Gomorra do seculo XXI. Vegas, baby!

    ResponderExcluir
  16. Ale - Vendo por essa otica, Jaco eh de fato um negociante nato.

    Frei beto - Minha peregrinacao se trata de uma pesquisa de campo biblica.

    ResponderExcluir
  17. Guru!
    Vc viu a última do Datena? Veja só...Jacó inventou o dízimo, padres e pastores construiram seus reinos e suas casas em Miami, e nós, pobres e desamparados ateus, é quem vamos pro inferno...

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/777922-os-ateus-e-o-mal.shtml

    Amei a coluna do Hélio! Escrotinha na medida, pra gente ignorante, aff...

    ResponderExcluir
  18. Fantástico, irmã Alê! Vai virar um Interlúdio agora!

    ResponderExcluir
  19. Amados,que pena que ainda ha escamas nos seus olhos mas mesmo vocês esculhanbando com a palavra Dele,Ele é fiel e justo pra te perdoar...A PAZ QUE NINGUEM PODE ENTENDER SEJA COM VOCÊS...A PAZ DE JESUS CRISTO MEU E SEU SALVADOR...

    ResponderExcluir
  20. FERNANDO - Aqui no blog recebemos poucos comentários de verdadeiros devotos como você. Geralmente eles vêm acompanhados de ameaças do tipo "a mão de Deus te esmagará" ou "você irá arder nas chamas da danação" e etc. Obrigado por não fazer isso no seu comentário!

    Entretanto, creio que a parte das "escamas nos olhos" não foi um elogio...

    ResponderExcluir
  21. Não lembro onde (na bíblia?), mas lembro de ter recebido a informação de que Deus ama seus filhos sem nada em troca. Pois bem... há que diga o contrário:
    http://www.youtube.com/watch?v=ztQSS1_hgHw

    Saudações,

    "Para que Deus te dê os recursos..."

    ResponderExcluir
  22. Apesar da maneira que considero bastante agressiva para se falar a respeito de Deus, encaro os questionamentos como positivos apesar de ser cristão. Segundo a filosofia o questionamento é o caminho para o conhecimento. Segundo a Bíblia: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Tudo que as pessoas falam a respeito de dinheiro é sempre bastante controverso, apesar de Jesus ter morrido em uma cruz em nosso lugar sem ter cobrado qualquer quantia a ninguém, vemos não só o lado espirital de Jesus mas o lado humano também onde podemos tirar vários ensinamentos a cerca da verdadeira pessoa de Deus, além de sua liderança, humanidade e etc. Percebemos assim o quão grande homem ele é. Tudo é criticável, até Deus entende o que é liberdade de expressão, mais importante do que isso é a liberdade de escolha que Ele nos deu, mas será que pra ti é melhor esperar até o fim da vida para tentar descobrir qual foi a melhor escolha?
    Que a paz de Cristo possa reinar em seus corações!

    ResponderExcluir
  23. rafael - obrigado por seu comentário. De fato a agressividade é gratuita, mas ainda assim você conseguiu ver o lado bom do questionamento. Faltam pessoas inteligentes e bem-humoradas como você entre os religiosos.

    Eu ainda não li o segundo testamento, por isso sei pouco sobre a história de Jesus e sua morte na cruz. Me parece um pouco doentio que Javé tenha sacrificado seu filho, que ele criou, para perdoar o resto de humanidade, que ele criou, que quebrou as regras do jogo... que ele criou! Enfim.

    Por favor, se puder, continue comentando no blog! Abraço!

    ResponderExcluir