domingo, 23 de janeiro de 2011

Gênesis 34



A Santíssima Sagrada Bíblia Sagrada Santíssima está repleta de lindas histórias, dignas de serem recitadas como contos de ninar ao leito de rebentos inquietos. Verdadeiras lições de vida. E assim, meu caro, é Gênesis 34. Me acompanhe.

Em nossa saga, a privilegiada família de Jacozito havia recém mudado de volta para a terra de Canaã. Diná, uma de suas filhas, saltitava inocentemente pela nova vizinhança quando foi avistada pelo príncipe Siquém (Si-quem?), filho do governante local e inventor da pomada para hemorróidas, rei Hemor. Siquém, playboy filhadaputa que era, ao avistar a tetéia da Diná, não teve dúvida: “raptou-a e dormiu com ela, violentando-a” (Gênesis 34:2). Seqüestro seguido de estupro, caro leitor. Mas o meliante tinha um lado fofinho. “Ele amou a jovem, e soube falar-lhe ao coração” (Gênesis 34:3). Chorei.

Siquém (Si-quando?) choramingou para seu papai que queria casar com Diná. Hemor, que não sabe dizer não para seu pequeno campeão, foi ter com Jacó. "Meu filho Siquém está enamorado de vossa filha; dai-a por mulher, eu vos peço” (Gênesis 34:8). O problema nisso tudo, é que os irmãos de Diná, Simeão e Levi, não estavam nada satisfeitos com essa avacalhação de seqüestro e estupro. Porra! Nem levou a menina pra um cineminha antes! "Dar nossa irmã a um incircunciso,” disseram os irmãos, “é uma coisa que não podemos fazer, porque isto seria desonroso para nós. Só acederemos ao vosso desejo à condição de que vos torneis como nós, e que todos vossos varões sejam circuncidados” (Gênesis 34:14-15). Calma que eu explico. Caso você não se lembre, o Senhor Javé resolveu que iria marcar o seu povo xodó pelo pinto. Dentre todas as marcas que poderiam ser, uma tattoo, um corte de cabelo moicano, um aperto de mão maneiro, Deus declarou que todos descendentes do povo escolhido deveriam ser circuncidados. Ele não gosta do bilau parecendo o pescoço de uma tartaruga. E para que Simeão e Levi aceitassem que sua irmã se misturasse com a gentalha de Hemor e Siquém, todos os homens do reino, não importando se varões, varinhas ou varetas, deveriam ser circuncidados. Mas o que Hemor não sabia, é que esse era a primeira etapa de um terrível plano de retaliação dos Irmãos Chapeleta. Tremei.

E assim foi feito. A primeira fez tchan, a segunda fez tchun e todos os homens do reino foram circuncidados. Era pele de pinto suficiente para matar a fome de um exército. Ica. E falando em exército, isso era uma coisa que o reino de Hemor não tinha. Todos os homens estavam de cama, com seus varões latejantes e doloridos, e essa era a deixa para início da segunda etapa do genial plano de Simeão e Levi. “Tomaram cada um sua espada, penetraram na cidade, que de nada desconfiava, e mataram todos os varões. Passaram ao fio de espada também Hemor e Siquém (Si-fudeu, né?), seu filho” (Gênesis 34:25-26). Foi faca na caveira. E de quebra “tomaram suas ovelhas, seus bois, seus jumentos e tudo o que havia na cidade como nos campos. E levaram como espólio todos os seus bens, seus filhos, suas mulheres e tudo o que se encontrava em suas casas” (Gênesis 34:28-29). Assassinaram, pilharam e levaram crianças e mulheres como escravos. Esse sim é o povo de Javé que eu conheço!

Agora, herege leitor, imagine que você é um humilde camponês no reino de Hemor. Você labuta como um condenado, sob o escaldante sol do deserto, para que você, sua esposa e seus filhos tenham o que comer. Um belo dia, seu rei decreta que todos os homens devem tirar a pele da chapeleta. Isso te parece mórbidamente estranho, mas você é um cara tranqüilo, que não quer confusão com as autoridades, e se submete à circuncisão. Procedimento, perceba, feito com todo o avanço médico que a Idade do Bronze oferece: Um gole de pinga como anestesia e um facão enferrujado como bisturi. Mas borá lá! Enquanto se recupera da mutilação, um estranho entra com o pé na porta da sua casa e você, incapacitado pelo inchaço peniano, é assassinado. De brinde, sua mulher e filhos são levados como escravos! Putaquetepariu! Não fazer parte do Povo Escolhido é uma merda, heim? Mas me perdoe, estou divagando.

O patriarca Jacó/Israel, que estava mais por fora que cotovelo de caminhoneiro, ficou puto quando soube do genocídio. “Só tenho comigo alguns homens e, quando toda essa gente se congregar contra mim para me ferir, perecerei com minha família" (Gênesis 34:30). Os Irmãos Chapeleta, para justificar as atrocidades, disseram: “Porventura, devíamos deixar tratar nossa irmã como uma prostituta?" (Gênesis 34:31). Poxa, eles tem razão, né? Não foi nada desproporcional essa retaliação. A mensagem é que você deve pensar duas vezes antes de tentar sacanear os descendentes de Abraão. Que linda historinha! O que ninguém lembrou foi de perguntar a Diná o que ela achava disso tudo.

30 comentários:

  1. «O que ninguém lembrou foi de perguntar a Diná o que ela achava disso tudo.»

    Rafael,
    Excelente texto!
    Valeu a espera.

    ResponderExcluir
  2. E desde quando as mulheres tem direito de achar alguma coisa no livrão. Elas já foram dadas de presente, usadas como moeda de troca, peças de joguetes.....etc.
    O que mais me assusta são dois caras matando todos os varões (sem chapeleta) na faca......vai jogar Counter Strike bem assim na casa do Cara.....na verdade do senhor.

    Té.

    ResponderExcluir
  3. Hudson - Glória! Fico feliz que gostou!

    Emilio - Mas convenhamos que é jogar CS com um cheat que incapacita seus adversários. Não é tão formidável assim...

    ResponderExcluir
  4. Feliz 2011, guru! Saudades!

    E Diná ficou solteirona, será? Ela deve ter se matado, quanta humilhação que passou com esses dois irmãos indomáveis, viu?
    Curiosamente, essa novela mexicana de Diná e Si-fudeu, me lembrou frases que suponho que sejam de nosso brimo P. Maluf: "estupra mas não mata"; "se estupro for inevitável, relaxa e goza" (essa última frase talvez não seja de nosso brimo que não tem chapeleta, né?).
    A propósito, nunca havia pensado na semelhança entre o pescoço de uma tartaruga e um bilau com chapeleta. Como a criação divina é perfeita, né? Né que ele pensa em tudo mesmo? ¬¬
    Oremos!

    ResponderExcluir
  5. Exato - Quando Javé estava criando o Homem, passou um tartarugão de Galápagos na frente dele e ele disse: "Ahá! Já sei!"

    ResponderExcluir
  6. Vamos lá:

    1) Diz a lenda (o post, no caso) que o formidável Rei Hemor inventou a pomada para hemorróidas. Sabendo que tal medicamento (vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemorroida#Tratamento) tem efeito analgésico e anestésico, por que raios não utilizaram a famigerada invenção real nos varões latejantes e doloridos do pós-operatório?

    2) Não é incomum uma vítima de sequestro (como Diná) simpatizar-se com seu sequestrador (com Siquem-quando-onde). Esse fenômeno já foi descrito anteriormente com o nome de Síndrome de Estocolmo (vide http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Estocolmo). O episódio descrito nesse capítulo é tipicamente uma conduta antropológica conhecida por "captura da noiva" que, supostamente, deu origem à lua-de-mel dos casamentos atuais. Quando um homem se apaixonava por uma mulher, a capturava (geralmente contra a sua vontade), e a escondia por um mês (de uma lua cheia a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte, como na Síndrome de Estocolmo.

    3) Talvez o velho Jay tenha escolhido marcar o povo queridinho com a remoção da chapeleta para evitar um problema que ele mesmo criou com a endogamia. Há que diga que o prepúcio em um anel muito estreito (gerando a tal fimose) tem origem congênita. Logo para retomar a capacidade de expor a glande durante uma ereção dos queridinhos (e marcá-los ao mesmo tempo), Jay mandou que tacassem a navalha na piroca.

    4) O que um pai não faz por um filho, não? Já acharia muito permitir que um fosse circuncidado, quiça todos os homens sob meu reino? Que meus súditos achariam disso?

    5) Quem foi o urologista-cirurgião que deschapeletou todo um povo? Aonde descartaram tanto couro de chapeleta?

    6) Quando os Irmão Chapeleta disseram ao papai “Porventura, devíamos deixar tratar nossa irmã como uma prostituta?", o ascendente devia ter respondido que Siquém não tomou Diná por meretrício. Se isso o tivesse feito, teria, ao menos, pagado para o feito. No passado era assim: quando o pai pagava o rapaz para deflorar a filha, ela era mulher direita e o dinheiro de chamava dote; do contrário, quanto o rapaz pagava o pai da moça para a farra da cópula, a moça era prostituta e o pai, cafetão. Na historinha de Gênesis 34, o dote foi convertido em penitência mutilatória do prepúcio.

    Salute,

    ResponderExcluir
  7. Por que justo agora que houve ênfase no público infantil o sítio foi "censurado" e "bloqueado"?

    (E por que a bibliaonline não tem acesso restrito?)

    ResponderExcluir
  8. Pois é, está aparecendo um mensagem de conteúdo adulto... Até pensei que o nobre autor deste blog houvesse nos presentiado com um post a la pornochanchada bíblica. Mas eu me enganei...

    Qnd encontrarem o conteúdo adulto, favor me avisar.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  9. Pelo visto, não vou mesmo saber o que entra no cu do Isaque. Mas vocês podem saber por que Bertrand Russel não é cristão no link http://ifile.it/alfm1b2
    É um arquivo pdf pequenininho, e eu recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  10. ok, a pedido do Rafael repito o post aqui, ate porque a figura infantil acima me permite fazer o link:

    Fui evangelico por quase 4 decadas. Por algum tempo eu tentava compreender a causa do meu comportamento "meio pecaminoso", as puladas de cerca que fiz, dentre outras coisas.
    Hoje vejo que isso veio ate mim desde minha terna infancia quando meus pais me levavam para a classe de escola dominical para criancas.
    Gracas a deus nao aprendi tudo, pois nao sigo tudo o que a biblia relata como: Estupro, violencias fisicas gratuitas em geral, incesto, etc.
    Dou gracas a deus por ter sido um MAU ALUNO da religiao.

    Eduardus Agnosticus

    ResponderExcluir
  11. Cara (e caras).
    Eu ia na escola dominical evangelica, ouvia todas essas estorias. Mas CLARO que todos os professores falavam apenas o fato, nunca discutiam a etica e a moral dos mesmos.
    Tampouco diziam que o deus cristao aprovava todas estes atos biblicos como estupro, incesto, sequestro, etc.

    MAS UMA COISA EU TE DIGO: Tudo isso foi para o meu inconsciente. Eu vivi a vida inteira com um dilema do certo ou errado, e agora eu posso ver.

    SIM, EU POSSO VER. AGORA MEUS OLHOS FORAM ABERTOS!!!!!! EU POSSO VER QUE TUDO O QUE ME ENSINARAM FICOU MESMO LA NO FUNDO DA MINHA ALMA E EU NUNCA PUDE ACEITAR QUE O DEUS CRISTAO ERA UM SER TAO FILHA DA PUTA ASSIM!!!

    Vivi assim por quase 4 decadas. Foi foda. Ate que dei um basta. Rompi totalmente com a religiao.

    Foi um sufoco la em casa. Pais e tios atuantes na igreja batista. Minha condicao agora passou a ser fonte de VERGONHA para eles.

    Obrigado pelo diva(n)(nao tenho acentuacao).

    Obrigado pela sua releitura da biblia, que bota pra fora exatamente o que eu queria dizer todos esses anos mas nao tinha palavras. Ta na bencao, queima ele Jesuis!

    ResponderExcluir
  12. Interessante. Muito interessante.

    As últimas colocações dessa seção de comentários podem fazer o menos avisado concluir que se está criando, aqui, uma nova religião. Um religião mais frouxa, portanto menos rígida. Mais descontraída, com limão e gelo. Digo isso pois uma das poucas coisas que me lembro das lições da catequese (isso antes de eu ser "gentilmente" convidado a me retirar do curso) dizia que era através do padre e de seus conhecimentos e leituras bíblicas que a fé seria despertada, que se aprenderia a ver os ensinamentos e valores bíblicos. Isso tudo depois de eu questionar o porquê éramos obrigados a ir a igreja todo domingo de madrugada (sim, pois 7h da manhã é madrugada para uma criança...e mais ainda para um pré-adolescente).

    Salutation.

    ResponderExcluir
  13. CRDias, esta religiao "mais frouxa" a que vc se refere ja existe: eh o chamado Catolico "nao praticante". E eu, como oriundo do mundo evangelico, me dei a liberdade de inaugurar o termo "evangelico nao praticante" em minha familia para identificar o padrao de comportamento dos meus primos.

    Sobre o "despertar" da fe, a justificativa eh o verso biblico que diz "a fe vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de deus". Em outras palavras, ouvir muito ate` acreditar. Foi o que Goebels confirmou dizendo que a mentira repetida varias vezes se torna uma verdade.

    Portanto, nada de novo. Tudo se repete.

    Augustus Agnosticus

    ResponderExcluir
  14. Se libertar da culpa cristã é uma das melhores sensações do mundo. Já fui crente porque eu quis, já participei ativamente de escola bíblica dominical e de outras atividades. Mas chega uma hora que não dá mais pra se fingir de cego em relação a ter fé em algo que além de inexistente, é castrador.

    PS: Guruuuuuuu! Saudades imensas de suas sábias interpretações bíblicas! Não nos abandone, precisamos de alguém em quem acreditar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOI DEUS QUE TE DEUS O FOLEGO DE VIDA, POR ISSO ELE MERECE SER ADORADO ...CREIA NELE ...ELE PODE TE LIBERTAR...VC PRECISA...

      Excluir
  15. Alerrandra

    Estou justamente naquele estagio de transicao em que a pessoa se liberta da opressao do evangelho e ainda nao conseguiu trabalhar esta sensacao de perda.

    No momento estou a trabalho na Africa e assim que voltar ao Brasil vou comecar a trabalhar isso com um psicologo. So quem passou por isso sabe o que e` conviver com a "morte" da religiao que existe dentro de si. E` quase como a morte de um amado ou querido.

    E nao me vejo mais como seguidor de religiao alguma. E` tudo a mesma coisa: recompensas e punicoes, recheadas de doacao de dinheiro para o seu lider, e vendas de badulaques, CDs e livretos para sustentar o Business.

    Augustus Agnosticus (Este eh meu nome no FaceBook)

    ResponderExcluir
  16. http://apokkalyypse.blogspot.com/

    Esse é o bloggy do Augustus Agnósticus. Estou achando meio esquisito assa coisa de blog mas eu acredito que vou melhorar.

    ResponderExcluir
  17. Augustus!
    Sim, um psicólogo é uma boa pedida, sabia? Eu deitei num divã por deliciosos 6,5 anos. Não cheguei a abordar diretamente essas questões sobre minha decisão em assumir meu ateísmo, mas sei o que vc fala: o ponto central em aceitar o fato de que o deus da trindade não existe é o medo da morte. Medo que nos faz humanos. Eu senti esse medo muito tempo. Na hora que vc coloca a cabeça no travesseiro, é o momento só seu e de deus. Ou só seu e de ninguém mais.
    É um processo bem delicado e cada um tem o momento certo de se entender com a ausência do divino e com a inevitabilidade da morte.

    ResponderExcluir
  18. Guru!
    Ontem, Hélio Schartsman escreveu um ensaio bárbaro sobre o ensino obrigatório de religião, vale a pena conferir. Afinal, somos um país SUPER laico, né? http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/883388-religiao-na-escola.shtml

    ResponderExcluir
  19. Rafael, boa noite. Não conhecia seu blog. Um amigo me enviou o link e estou há horas lendo suas opiniões. São divinas (risos). Tornar-me-ei assíduo e, quem sabe, postarei comentários. Se puder, confirme recebimento desta mensagem, também, para meu e-mail que está no link da minha página na web. Abraço.

    Frankly

    ResponderExcluir
  20. De novo, outra vez, novamente, peço desculpas pelo abandono do blog e seus fiéis e intrépidos leitores. Pretendo retornar às blasfêmias assim que possível.

    Mas enquanto isso, ver veteranos como Perito Dias, Irmã Alerrandra, e novas almas como Augustus e Frankly agitando os comentários e carimbando o passaporte para o inferno (nem que seja daqueles inferninhos da Rua Augusta), enche meu coração de uma alegria religiosa! Amém!

    ResponderExcluir
  21. Caro guru,
    por mais ocupado que vc esteja, não é possivel que não sobre um tempinho para alimentar nossas pecadoras almas, escrevendo mais um capitulo do seu blog.
    Não se abandona os fieis assim por tanto tempo.
    Aguardo ancioso alguma coisa que não me deixe cair na tentação de voltar a acreditar em hipocritas.

    ResponderExcluir
  22. Animal, o seu blog, Rafael!!

    Ce não vai parar não, né? Cê tá fazendo um puta serviço pra uma galera! Comecei a ler faz dois dias e ja li até o ultimo... Eu sempre falava mal da Biblia até que resolvi, há alguns anos, ler inteira pra poder falar com propriedade. O lance louco é que ninguém leu ela! Agora com seu blog, dá pra ler ela inteira dando risada.

    Tomara que ce tenha fôlego suficiente pra chegar até o final. Cê devia lançar como livro depois, cara.

    Parabéns pra caramba!

    Abraço

    Herz

    ResponderExcluir
  23. Sim, meu passaporte ja tem o visto para o inferno, categoria PONTA CABECA.

    Estou meio triste porque o papa falou que nao existe mais inferno, queimar no fogo, essas coisas. Fazer o que...

    e vejam meu blog. Abracos.
    http://apokkalyypse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Rafael, meu e-mail é franklyandrade@gmail.com. Gostaria de falar uma coisa importante para você e não é viadagem. Risos... Abraços

    ResponderExcluir
  25. Frankly - É bom mesmo. Porque você sabe que, seguindo o Livro Sagrado, aqui nós punimos viadagem com apedrejamento!

    Contato feito! Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Porque parou de escrever uma das mais divertidas leituras da web?
    Por favor, continue a interpretar esse "maravilhoso livro sagrado" para nós, pobres mortais, ignorantes e ateus.
    Abraços
    José Luiz

    ResponderExcluir
  27. voltei aqui muitas vezes e não encontrei novas profanações, então tive uma recaída e voltei para o braços de jeová.amém

    ResponderExcluir
  28. meu Deus os tome por inocentes ignorantes os que fizeram este blog , tratando a biblia SAGRADA como um livro qualquer o vosso escrito deforma chula e baixo calão entristece até o mais vil pecador misericordia de tua alma amado

    ResponderExcluir
  29. Anônimo - Agradeço por rogar que seu Deus não nos mate e torture. Apesar da falta de vírgulas e pontos finais, eu entendi sua mensagem. Mas por que exatamente esse não é um livro qualquer? Só esse livro é sagrado para você, ou qualquer escritura religiosa? Você se incomoda se eu avacalhar o Mahabharata? Aguardo sua resposta e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir