sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gênesis 4

Segura essa: “Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Possuí um homem com a ajuda do Senhor’” (Gênesis 4:1). Ka-pow! Gênesis 4 já começa com o pé-na-porta e quer te derrubar da cadeira no primeiro versículo, caro leitor! Por partes iremos.

Deus proíba que eu seja o responsável por acabar com sua inocência, mas “conhecer” aqui no livrão significa “transar”, “trepar”, “passar a vara”, “dançar o mambo selvagem” e morro abaixo. Então você, pai zeloso, que pensa que está tudo bem quando sua filha adolescente diz que “conheceu um monte de gente legal na festinha de ontem à noite”, pense novamente! Enfim, vamos em frente. Eva disse ‘possuí um homem com a ajuda do Senhor’. Protesto, excelência! Quando e como o Senhor ajudou? Se tivesse sido na concepção, seria um ménage. Acho que não. No parto, ele não só não ajudou como atrapalhou, na hora em que ele lançou aquela maldição de aumentar as dores do parto, lembra? Só pode ter sido no pré-natal, fazendo exames periódicos de ultra-som e dando dicas de yoga para grávidas. Que seja.

Adão e Eva viram “que era bom”, se me permitem pegar uma frase emprestada, se conheceram de novo e tiveram outro rebento, Abel. “Abel tornou-se pastor e Caim lavrador. Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor” (Gênesis 4:2-3). “Oblação” é oferenda, caso você já esteja perguntando ao Google. Não se sinta mal, eu também perguntei. “Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, mas não olhou para Caim, nem para os seus dons” (Gênesis 4: 4-5). Eu explico: Abel achou que queimar ovelhas era uma boa forma de puxar o saco de Deus e, veja só, o Senhor gostou. Quem resiste ao cheiro de um bom churrasco? Para os frutinhos de Caim, Deus fez “nhé... caguei”.

Caim não ficou nada feliz com a clara preferência de Deus por Abel. O Senhor, agindo como alguém que se importa, perguntou “por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante?” (Gênesis 4:6). “Por que a cara de cu, Caim?” eu diria. Mas o Senhor não queria saber a resposta de Caim. Sabe quando a gente cruza com alguém na rua e diz “E aí, tudo bem?” mas gente não quer saber se está tudo bem mesmo? Então. Antes que o pobre humano pudesse responder, Deus aproveitou a deixa para lançar mais um de seus conselhos de biscoito-da-sorte chinês. “Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo” (Gênesis 4:7). Peraí, Deus! “Reabilitar-te” de que? De ter cometido o crime de te oferecer frutos (que, aliás, é muito mais saudável que churrasco. Caim estava preocupado com o colesterol de Deus e isso que ele recebe em troca)? E “praticar o bem” é fazer sacrifícios animais para o seu deleite? Certo então!

Certo dia Caim acorda com a bunda descoberta e resolve esgoelar o puxa-saco do Abel. Mas Deus tem um talento para não estar presente nos momentos cruciais da história. Lembra que, quando Eva aceitou o fruto da serpente, ele não estava e não viu nada? Pois é, ele também perdeu a parte em que Caim matou Abel. Devia estar no banheiro. Por isso, perguntou: “Onde está seu irmão Abel?". Caim, que já estava num humor daqueles, responde com um coice: “Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?" (Gênesis 4:9). Sensacional! Finalmente alguém bateu o pé para Deus! “Caim, cadê Abel?” “Eu vou saber, porra? Já procurou embaixo da pilha de ovelhas torradas que ele fez para você?”. Boa Caim! Mas se tem uma coisa que Deus é bom, é em pegar a mentira dos homens no pulo. O Senhor percebe tudo, fica puto (de novo) e lança uma maldição (de novo). Caim não ia conseguir plantar mais nada e estava fadado a ser um peregrino errante pela terra, desses que empurra um carrinho de supermercado cheio de porcaria.

Caim não agüenta o tranco e choraminga: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar matar-me-á" (Gênesis 4:14). Apesar da ótima escolha no uso da mesóclise (mandou bem com o “matar-me-á”), a preocupação de Caim de ser morto é em vão. Eu leio a Bíblia com um caderninho do lado para anotar a população da terra. Até pouco tempo atrás íamos em quatro pessoas: Adão, Eva, Caim e Abel. Caim fez o favor de matar 25% da população da terra. Caim, meu caro, pode vagar por aí numa boa! Ninguém vai te encontrar, rapaz! E quem te encontrar, vai ser da família, não é?

Mas Deus também não se toca disso e resolve quebrar o galho de Caim de uma forma que só faz sentido na cabeça dele: “’Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes.’ O Senhor pôs em Caim um sinal (uma camiseta com os dizeres “Quem me matar será punido sete vezes”?), para que, se alguém o encontrasse, não o matasse” (Gênesis 4:15). O mendigo Caim “foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden. Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Henoc. E construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Henoc” (Gênesis 4:16-17). Pó-pará!!! Como assim “conheceu sua mulher”? Que mulher? De onde saiu essa sirigaita? Deus arrancou mais uma costela de Adão, fez outra mulher, e o livro omitiu essa parte? Ou essa mulher é também filha de Adão e Eva e, sinto muito, irmã de Caim? Desculpe-me, mas se eu tivesse comprado um livro que tem esse buraco na história, eu voltava na livraria para pedir meu dinheiro de volta. Enfim.

Um dos descendentes de Caim, chamado Lamec, de bobo só tinha o nome. “Lamec tomou duas mulheres, uma chamada Ada e outra Sela” (Gênesis 4:19). Ada teve um filho chamado Jabel, “que foi pai daqueles que moram em tendas, entre os rebanhos” (Gênesis 4:20) e outro chamado Jubal, “que foi o pai de todos aqueles que tocam a cítara e os instrumentos de sopro” (Gênesis 4:21). Já Sela, teve um filho chamado Tubal-Caim, “que foi o pai de todos que trabalham o cobre e o ferro” (Gênesis 4:22) e uma filha chamada Noema, que não foi porra nenhuma.

Lamec, um belo dia, chega para suas duas esposas e solta: “Ada e Sela, ouvi a minha voz: mulheres de Lamec, escutai as minhas palavras: Por uma ferida matei um homem, e por uma contusão um menino. Se Caim será vingado sete vezes, Lamec o será setenta e sete vezes” (Gênesis 4:24). Suponho que Ada e Sela se entreolharam com a aquela cara de “heim?”. Teria Lamec bebido água de salsicha? Estaria o velho ficando gagá?

Deixando o mistério no ar, nossa história volta repentinamente para Adão que ”conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: ‘Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou’. Set teve também um filho (com quem, mesmo?), que chamou Enos. E o nome do Senhor começou a ser invocado a partir de então” (Gênesis 4:25-26). Ficou parecendo que o autor se embananou com a história, não sabia como desatar o nó e inventou essa bobagem para terminar. Uma decepção para um capítulo que começou tão bombasticamente bom. E chega.

21 comentários:

  1. a duvida no ar eh uma soh. Em que capitulo do livro o autor do blog sera atingido por um raio na cabeca. Minhas apostas eh q por volta de Genesis 18, o autor do blog enfrenterara a furia divina. Humbs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uma simples pesssoa, navegando na net á procura da verdadeira palavra de Deus, e me dou de cara, com um sem noção.
      Como alguém perde tanto tempo zombando das coisas de Deus, nem reconhece o ar que respira e a vida que possui que foram dadas por Deus.Olha de Deus não se zomba. A bíblia só tem palavras de Salvação, principalmente para ele que está precisando muito. Que Deus tenha misericórdia desde infeliz idiota!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Ah, que decepção! Achei que fosse ser bem mais interessante a explicação para a existência da humanidade sem incesto, tendo uma origem em um único casal. Na real nem tem explicação. Parece livro da Virginia Woolf onde os personagens aparecem do nada, e fala-se deles como se eles já fossem velhos conhecidos dos leitores.
    Depois os caras tem a coragem de dizer que a evolução não explica o olho humano, por exemplo. E a Bíblia explica o que, caramba?

    Não creio que fiquei com a ficha suja no Vaticano por isso! Custava a catequista explicar? afff....

    De qualquer forma, foi por demais esclarecedora sua explicação!

    ResponderExcluir
  3. cuidado com o raio na cabeça....
    na dúvida, faça um churrasco que fica tudo perdoado!

    ResponderExcluir
  4. O autor do Blog já carrega problemas congênitos nos rins, esôfago e coração. Um peteleco seria suficiente. Um raio na cabeça seria um desperdício de energia elétrica, apesar de uma bela demonstração de fúria.

    Carol, sinto muito desapontá-la. Mas não acho que você vai sair tão fácil assim da lista negra de Bentinho 16.

    ResponderExcluir
  5. Genial!
    Estou adorando! Acabo de ler o post pensando no próximo.
    Go ahead...já estou esperando por Gênesis 5,6,7...

    ResponderExcluir
  6. Hahaha... muito bom!
    Sabe quem iria gostar do seu blog? Nosso amigo Trash Mendes (seja lá em que buraco ele esteja se escondendo...)
    Ele também era um excelente narrador das histórias da bíblia, lembra?
    Lissi

    ResponderExcluir
  7. Certo, pós-modernamente, analisando mais esse capítulo, concluímos que:

    1) Adão só possui espermatozóides viáveis Y (ou a probabilidade de ter ao menos uma filha está contra ele por algum outro motivo).

    2) Deus não é vegetariano, vegananista nem straight edge, já que parece apreciar um boa carne caprina...

    3) Matar um homicída é sete vezes pior que matar um irmão mais novo.

    4) Fora do Eden, outros deuses devem ter criado outras pessoas. Talvez tenham usado material prima mais adequada, pois parece que só existem mulheres fora do Eden (repare: mulher de Caim, Ada, Sela... Não tinha Y na população extra-Eden). Pensando assim, não seria mais fácil importar uma mulher para o deleite de Adão ao invés de tomar-lhe uma costela? Ah, esqueci. Deus (o do Eden) também teve essa idéia, importando a mulher de Set. Ou entendi errado?

    5) Deus não parece ver problemas com a poligania (nem com o incesto). Por que raios, portanto, o Vaticano prega-a de pecado?

    6) Matar um homem por ferida e um menino por contusão é 77 vezes pior que matar um irmão mais novo (ou 11 vezes pior que matar um homicida). Vide as penas.


    Saudações,

    ResponderExcluir
  8. Clau, faltou uma última conclusão.
    7) Deus não se contenta com micharia. Na hora que passar a cestinha na igreja é bom deixar o pão-durismo de lado. Olha só o que aconteceu com Caim!

    ResponderExcluir
  9. Boa, Gabi.

    8) (e contando...) Até mesmo Deus reconhece que toda obra prima tem um rascunho: “... e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, mas não olhou para Caim, nem para os seus dons”. Uma vez pronta a obra prima, alguém, em sã consciência, olha para o rascunho?

    Obs.: aposto que aqueles que possuem irmão(s) mais velho(s) vão concordar, ao contrário dos filhos únicos ou primogênitos...

    ResponderExcluir
  10. CRDias e Gabi,

    Não há pastor por aí que faça uma interpretação melhor deste capítulo!

    ResponderExcluir
  11. Caralho meu!!! vc e bom mesmo, nessa interpretacao da biblia, Para ese gelo e limao falta o gelinho predileto que adoro mastigar...

    ResponderExcluir
  12. Rafael: é o Jairo quem escreve, seu ex-professor do RB, quem escreve. O blog está muito bom! Vou ver se coloco o Zambelli aqui pra te colocar nos trilhos da fé. Você não era páreo para ele no basquete, não o será, penso, nas escrituras. Olha, já li o livro todo (um "livrão", em todos os sentidos). Espero que você tenha fôlego. Você vai ver que chatice será quando tiver de comentar o "Livro dos Números". Quero ver você fazendo gracinhas com dados de um censo judaico de priscas eras...
    enfim. veja o post "O STand-up de Deus" no seguinte blog:
    www.interney.net/blogs/aomirante/
    ABraço.

    ResponderExcluir
  13. Jairo, meu amigo e mentor. Ter o professor de Português lendo meu blog é um peso nas costas digno dos mais fervorosos cristãos. Que bom que você gostou. Espero que continue lendo e recomende para amigos que já tem um pézinho no inferno. Recomendar para alunos talvez lhe custe o emprego, mas você pode arriscar.
    Certamente sou tão inapto para o basquete quanto para assuntos espirituais. Mas, enquanto no Rio Branco tinha colegas tão inaptos no basquete como eu, aqui jogo no time de Dawkins, Hitchens e Sagan. Isso compensa um pouco minha inaptidão!
    Gostei de sua recomendação! Abraços
    Rafa

    ResponderExcluir
  14. 1° Adão e Eva não erraram por se "conhecer", e sim pela DESOBEDIÊNCIA. O 'conhecer' na bíblia é algo divino mas que se faça com sabedoria, ou seja, apenas com seu marido/mulher, e não como está sendo o 'conhecer' de hj em dia, ou seja, SEXO com qlq um.
    O Senhor é perfeito, sabe o que faz. Se o 'conhecer' não fosse entendido por Ele, pra que o orgão reprodutor masc e fem diferenciados? Seria mais fácil utilizar a segonha.

    2° A oferta de Cain não foi aceita por não ser uma oferta profética: a profecia da morte de Jesus; o derramamento de sangue para a salvação da vida de todos que O tem como ÚNICO e SUFICIENTE salvador. A oferta de Abel sim, foi profética, o sacrifício do CORDEIRO; constando em toda a bíblia.

    3° O Senhor é como um pai pra nós, por acaso seu pai baba teu ovo sempre? Um castiguinho pode ensinar muita coisa, basta vc enteder ou se rebeliar, ai é com vc, vc quem ganha ou perde.

    4° Como vc diz, o Senhor utiliza desses "biscoito-da-sorte chinês" (¬¬). Neste caso, Adão e Eva podem não ser apenas 2 pessoas de sexos distintos e sim um povo. Neste caso a mulher de Cain era uma mulher de um povo aê. Se não acredita pq ainda não devolveu a bíblia e pediu o $$ de volta? ;)
    Ps.: Se foi realmente um erro na história, lembre-se que esta foi ESCRITA por HOMENS e apenas o Vaticano tem as reais escrituras.
    Mas em Apocalipse 22;18-19 "18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

    ...

    ResponderExcluir
  15. ...

    5° Não sei quanto a vocês mas a igreja "de tal pastor" não é exatamente uma igreja e sim um depósito
    de $$. São poucas as igrejas que possuem realmente a ação do Espírito Santo, apenas com a revelação do
    Senhor a operação é real. Muitos utilizam da fé de pessoas inocentes para ganhar $$, mas no final a conta
    destes será acertada com o Senhor no dia final. Creio que nem todo o $$ do mundo poderá salvá-los então.

    6° CRDias, nunca conheceu alguém que possua apenas filhos homens ou apenas mulheres não? Neste caso,
    conheça mais pessoas o/

    7° poligania. O homem é como se fosse o Senhor, a mulher: a igreja. Como todos sabem não existe só
    UMA igreja, uma religião. A mulher se submeter ao homem quer dizer: a igreja se submeter ao Senhor.
    Nesse caso da poligania, existem várias igrejas, mas ao final o Senhor irá arrebatar apenas "uma", essa
    uma quer dizer: que for fiel à Ele.
    ;)

    ResponderExcluir
  16. Amigo anônimo – Se me permite, tenho algumas observações.

    - Você aponta a diferença entre os órgãos reprodutores como uma evidência da perfeição de Deus. Mas por que o Senhor, em sua perfeição, fez com que a enervação das células receptoras de luz nos olhos de vertebrados fique do mesmo lado que luz chega? Isso obriga que o nervo ótico passe por um “buraco” pela retina e cause um ponto cego na nossa visão (se duvida, http://blogmais.wordpress.com/2007/06/23/ilusao-de-otica-ponto-cego/). Cá pra nós, se isso foi “projetado” por um ser superior, esse ser é um idiota. Isso sem falar no caminho que o vas deferens faz dos testículos até o pênis, no nosso apêndice, ou no “nó” que existe no nervo laríngeo da girafa. Cagada em cima de cagada.

    - Pelo o que você disse, Caim não agradou a Deus pois não foi capaz de profetizar algo que aconteceria milênios depois. Eu até agora nunca consegui fazer uma profecia, e imagino que Deus também não goste de mim. E você? Já fez alguma profecia? E o que o seu Deus acha disso?

    - Maldições que perduram pelas futuras gerações, um dilúvio que mata todos os seres afogados (que, acredite, não deve ser uma morte agradável), uma chuva de fogo e enxofre. Se você considera isso como “castiguinhos”, eu sinto muito.

    - Sem dúvida a Bíblia é cheia de vicissitudes e está sujeita a interpretações. Mas se eu entendi bem, você transformou Adão, Eva, Caim, cada um deles em uma nação? Isso para se esquivar do problema do incesto? Se puder, por favor me mostre alguma passagem que indique que eles eram nações. Posso interpretar também que Jesus não foi um homem, mas um cachorro falante que fazia milagres?

    - Você deve ter certeza de que está na igreja certa, e que todas as outras irão arder nas chamas do inferno. Acredite, você não é o único.

    - Releia a observação de CRDias com calma. Você certamente não entendeu o argumento dele.

    - Acredito que você esteja se referindo à poligamia e não à poligania (que eu não sei o que é). Enfim, se eu entendi bem, um homem se casa com várias mulheres, curte um pouco cada uma e depois escolhe a favorita. É isso que Deus está fazendo com as diferentes religiões?

    Eu entendo que o tom debochado deste blog pode ser muito ofensivo para pessoas que crêem na bíblia, como você. Ainda assim, você se deu ao trabalho de ler o que eu escrevi e de redigir um grande comentário. E ainda mais, você não faltou com o respeito comigo em nenhum momento. Isso só mostra que você é uma pessoa inteligente e capaz de levar as coisas (até coisas sérias) na esportiva. Espero que você possa continuar a comentar o blog, compartilhando seus conhecimentos sobre a bíblia conosco.

    ResponderExcluir
  17. O argumento da poligamia feito pelo anonimo faz sentido. Jesus disse q voltaria pra buscar sua igreja, mas como nao existe uma denominacao soh Jesus na verdade possui varias noivas. A biblia tambem diz q somos feitos a imagem e semelhanca do Senhor. Isto entao quer dizer q nos deveriamos ser poligamos e casarmos com varias esposas? Os mormons certamente sao muito devotos e apesar de todas as coisas erradas q eles fazem (nao tomar cafe) eu acho q eles acertaram neste ponto. Tambem concordo q a Biblia foi escrita por homens e q somente o Vaticano possui as reais escrituras, eh por isto q o papa eh infalivel.

    ResponderExcluir
  18. Enfim, se eu entendi bem, um homem se casa com várias mulheres, curte um pouco cada uma e depois escolhe a favorita. É isso que Deus está fazendo com as diferentes religiões?

    r=isso rafa..só que o contrario.no caso,tira esse Deus, e coloca o ''homem'' versão plural

    bom esse blog..é mais ou menos do jeito que leio a bíblia..melhor..olho por cima...
    não sou ateu..mas também não sou nada..

    vou dizer como fiquei no final da resposta do anônimo..PERDIDAÇ/SSO

    ResponderExcluir
  19. não se deixe enganar: de Deus não se zomba..

    seria melhor pedir ao Espírito Santo pra que lhe revelasse o que realmente está por trás do preto e branco... ficaadica#

    - e quem tem ouvidos para ouvir: OUÇA.

    ResponderExcluir
  20. O Espírito Santo é o nosso ajudador.

    ResponderExcluir