segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Gênesis 5

A depressão criativa do autor/autores da Bíblia continua forte neste capítulo. E como vocês sabem, quando a Bíblia sofre, este Blog sofre. Por isso peço desculpas pelo post curto, vagabundo e sem-graça. Mas lá vai.

Este é o livro da história da família de Adão. Quando Deus criou o homem, ele o fez à imagem de Deus” (Gênesis 5:1). Ok, vamos de leve. Para começar, chamar um capítulo de “livro” é forçar um pouco a barra, heim? Depois, “a família de Adão”, se eu entendi bem, somos todos nós. Enfim. Deus criou o homem, humildemente, à imagem dele mesmo. E, para sacanear, criou o chimpanzé um pouquinho diferente. E o bonobo mais um pouquinho. E o gorila. E assim por diante até o ornitorrinco, quando ele estava certamente entediado.

Criou-os homem e mulher, e os abençoou, e deu-lhes o nome de homem no dia em que os criou” (Gênesis 5:2). Abençoou? Eu tinha certeza que ele só tinha almadiçoado até agora. E também não entendi muito bem essa lógica: “Olá homem, você se chama homem. Olá mulher, você se chama homem”. Depois disso o capítulo descamba para trinta versículos contando a descendência de Adão e quanto tempo cada um viveu. Seria quase totalmente entediante se a expectativa de vida média dessa gente não girasse em torno dos 800 anos. O recorde ficou com Matusalém, que morreu com 969 anos. Se algum filho ou neto estava esperando a herança do velho para botar o burro na sombra, se deu mal. Por que hoje em dia dificilmente passamos dos 80? McDonald’s, Coca-Cola e agrotóxicos, talvez.

Curiosamente, ou nem tanto, a descendência de Adão não cita nenhuma mulher. Adão gerou Set, que gerou Enos, que gerou Cainan e o cacete. As mulheres tiveram só o trabalho de carregar os bonitões por nove meses, ter cólicas, náuseas, inchaços e tudo mais. Além de parir, que só posso imaginar como é (creio que seja tentar passar uma bola de sinuca por uma de minhas narinas). E dar de mamar, e limpar a... ah, você pegou idéia. Realmente elas não merecem ser citadas.

É isso. Obrigado e desculpe.

11 comentários:

  1. Eis que surgem mais evidências:

    "Curiosamente, ou nem tanto, a descendência de Adão não cita nenhuma mulher." (extraído deste post).

    "1) Adão só possui espermatozóides viáveis Y (ou a probabilidade de ter ao menos uma filha está contra ele por algum outro motivo)."
    (extraído de um comentário em Gênesis 4 datado de 7 de Novembro de 2009 06:15).

    Portanto, quando Deus criou o homem, ele parece não ter pensado no cromossomo X. O que podemos hipotetizar sobre sexo cromossômico de Adão, excetuando o que o dito supra?

    a) ele era 0Y: não me parece viável.

    b) ele era YY: hummm... não.

    c) ele era XYY: possível, mas pouco provável. Ele seria um super-machos (o que faria sentido, já que seria o pai de todos os homens... balls of steel), mas aumentaria a chance de ter um ou outro Klinefelter (XXY: XY de Adão e X de Eva).

    Portanto, é mais provável que ele fosse XY mesmo e, por algum motivo, os gametas que carragavam o X não eram bons de direção... (Hummm... agora tudo faz sentido!) Ou simplesmente não falaram das filhas do casal do Éden.

    ResponderExcluir
  2. Clau, acho que simplesmente não falaram das filhas, já que percebemos que mulheres são absolutamente irrelevantes na biblia. As únicas mencionadas ou fizeram uma cagada, ou pariram alguém importante...

    ResponderExcluir
  3. Acho que "a família de Adão" não se refere a todos nós. Depois de muito refletir sobre a origem da humanidade a partir de Adão e Eva, e sabendo (através desse blog super instrutivo) que Caim achou uma mulé em outro lugar que não tinha entrado na história, cheguei a seguinte conclusão: não somos todos filhos de deus! os descendentes direto de Adão e Eva o são, mas aquela galera que o Caim encontrou é filha do capeta! Acho que isso explica bastante coisa.

    Quanto ao homem ser a imagem e semelhança de deus, creio que seja mais o oposto: que deus seja criado na cabeça dos homens à sua imagem e semelhança. Leiam Lourenço Mutarelli, o meu guru. Acho que isso está no "Transubstanciação" (que apesar do nome não tem nada de católico).
    Além disso, tem gente que nem é tão diferente assim dos bonobos...

    ResponderExcluir
  4. ah, e claro, as mulheres. elas não são citadas pq são simplesmente o veículo usado por deus pra trazer os homens à terra. não merecem ter nome. um fazendeiro não dá nome à todas as suas vacas, dá? (vaca não é pejorativo, acho um animal fantástico)

    ResponderExcluir
  5. Vocês me matam com seus comentários...
    E ganham tijolinhos no inferno.

    ResponderExcluir
  6. Carolina, um fazendeiro não dá nome à todas as suas vacas, mas um criador de cães dá nome a suas cadelas (cadela não é prejorativo, acho um animal fantástico... até tenho uma rottweiler!). Calma. É brincadeira. (acabei de ganhar mais um tijolinho nas glebas infernais).

    Gabi, "As únicas mencionadas ou fizeram uma cagada, ou pariram alguém importante..."!!! Excelente!

    ResponderExcluir
  7. Por mais absurdo q pareca o comentario da Carolina eh usado por alguns cristaos. A logica eh q nem todos sao filhos de Adao, logo os judeus sao a raca eleita e o unico modo de virar filho de Deus eh ser parido por uma vagina judaica ou se converter. O argumento do Clau nao faz sentido. Eva era XY prq foi clonada a partir de Adao. Mas eu acho q usar biologia e ciencia pra discutir um livro cuja a premissa eh que milagres existem nao faz muito sentido. Maria, sendo virgem, nao poderia dar a luz a Jesus, mas basta um cristao dizer q foi milagre e o argumento ultra realistico com base na ciencia eh desmerecido. Percebe o circulo? Isto nao eh cientificamente possivel, diz o cetico. Mas foi milagre, e como vc nao acredita em milagres vc vai queimar no inferno diz o cristao. Num to criticando o Clau, eu mesmo me questiono o tempo todo sobre o aspecto biologico da coisa. Eh o mesmo q ler Harry Potter e dizer q uma varinha nao faz magica, e q vassouras nao voam. Sugiro q o Rafa continue a comentar sobre as incoerencias do livro e o aspecto moral da obra. Prq se for usar biologia a gente para de ler no capitulo 1 de Genesis. A questao eh: Assumindo q milagres acontecem, q Deus existe, e q ele escreveu a Biblia; o Rafael sera uma pessoa melhor quando terminar de ler o livro? Ate agora ele aprendeu varias licoes sobre machismo, mentira, e discriminacao. Ou seja Genesis de 1 a 5 nao ajudou muito. Alem do que o aspecto moral e as incoerencias biblicas ja proveem uma grande quantidade de material a ser comentado. Haja visto o exemplo da Gabi mulher soh aparece quando parem alguem importante ou fazem merda.

    ResponderExcluir
  8. "O Rafael será uma pessoa melhor quando ele terminar o livro?"
    EU TRUCO!

    todos aqui terão latifúndios aguardando nas profundezas!

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha! Pôxa Carol, você não acredita na minha salvação?

    Anônimo - "Eh o mesmo q ler Harry Potter e dizer q uma varinha nao faz magica, e q vassouras nao voam". Não é a mesma coisa porque não existem milhões de pessoas seguindo os livros do Harry Potter ao pé da letra. Quando um casal se casa na igreja, o padre não lê um trecho de Harry Potter. Não existe dilema entre se ensinar evolução ou Harry Potter nas escolas.

    Então sim, devemos analisar a Bíblia sob um aspecto científico sim! E você tem razão, esse livro é TÃO RUIM que já vem abaixo no primeiro capítulo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, não se acanhe em criticar meu comentário. É para isso que serve os comentários. De fato, ao apelar para a biologia, quase nada do livrão faria sentido. Mas não é por isso que deixarei de praticar minha masturbação mental. É mais um divertido exercício de raciocínio do que um teste de plauseabilidade científica popperiana.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  11. em tempo... o anonimo sou eu Humbs. Eu q coloquei o comentario. Eu nao tenho conta nesta coisa, e esqueco de assinar. Mas insisto em dizer q tentar julgar tudo cientificamente vai cair em lugar comum. Tudo na biblia gira em torno de milagres, a abertura do mar vermelho, o diluvio, a forca de Sansao, a multiplicacao dos peixes, etc. Como o proprio Rafa disse no interludio, eh chutar cachorro morto. O aspecto moral, na minha opniao, eh mais interessante, pois em teoria a biblia eh a palavra de Deus e deveria nos ensinar como agir. Ate agora, o Rafa aprendeu q homem e quem manda e mulher soh faz coisa errada, vamos ver se isto muda. Eu sinceramente acho dificil, mas vai q um milagre acontece.

    ResponderExcluir