quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Interlúdio: Por que, meu Deus?

Por que diabos eu estou lendo a Bíblia Sagrada? Talvez Isaac Asimov já tenha respondido quando disse que “lida corretamente, a Bíblia é a mais poderosa força para o ateísmo jamais concebida”. Alguns se propõem a comer somente sanduíches do McDonald’s por um mês, outros se atiram numa floresta com apenas uma faca e um cantil. Bem, eu decidi ler a Bíblia para ver se sobrevivo até o fim.

E durante o processo vou escrever minhas impressões neste blog, enfatizando os absurdos históricos, científicos e morais da Bíblia. Muitos podem achar injusta a leitura de partes como a criação de Adão e Eva com rigor científico. Muitos cristãos (mas não todos!) as entendem como metáforas e, questionar incoerências nessas passagens, seria chutar cachorro morto. Certo, certo. Mas, em algum momento, esse livro deixa de contar fábulas para relatar supostos fatos históricos. Sempre que arqueólogos descobrem algum barco muito velho, muitos cristãos batem palminhas para o que pode ser uma nova “evidência” do dilúvio. E um número maior ainda, apesar de duvidar que uma serpente de fato falou com Eva, acredita que Jesus transformou água em vinho e ressuscitou um morto já em estado de putrefação! Pois, como cada um escolhe o que é fabula e o que não é, eu vou simplesmente ler o livro e dizer o que eu acho.

E de qualquer forma, seja como metáfora ou relato histórico, a Bíblia traz conceitos maravilhosos como machismo, escravidão, pena de morte por apedrejamento e muitos outros! Gostaria muito de receber comentários me corrigindo, me explicando que eu burramente entendi certo trecho errado, e que na verdade é assim e assado. Até permiti que comentários sejam feitos anonimamente, para encorajar os mais tímidos.

Enfim, espero que gostem do blog e espero que eu consiga mantê-lo! Tenho muitos amigos cristãos que certamente tem a inteligência e o bom humor para não levar esse blog tão a sério. E até dar risada de alguma bobagem que eu escrever aqui.

13 comentários:

  1. vai demorar muito pra chegarem os filhos? é que faz 20 anos que eu tenho a mesma dúvida, que ninguém quis me responder, e esta pergunta foi a razão pela qual eu fui expulsa do catecismo (imagine o orgulho de vovó). Se nossos adoráveis personagens foram a origem de todos os seres humanos, como foi que a humanidade superou os problemas causados pela endogamia? Na época, perguntei com outras palavras, mas a essência era a mesma, queria saber como é que Caim e Abel deram origem ao resto. A mulher teve coragem de dizer que eu sugeri incesto entre Eva e os filhos e me mandou embora achando que eu era o anticristo. E o pior: me deixou curiosa. Não tão curiosa a ponto de conseguir ler a bíblia. Ainda bem que tenho amigos corajosos!!! Aguardo ansiosa pelo desfecho!

    ResponderExcluir
  2. Carol, minha ávida leitora, a história de Caim e Abel, e o que se segue, já está no forno e em breve será postado aqui neste blog do cão.
    Quando eu era criança, eu também colecionava tijolinhos no inferno como você. Perguntei isso do incesto para testemunhas de Jeová que bateram em minha porta. Eles não souberam me responder.
    Acompanhe este Blog para ver que a Bíblia, não só não tem problemas com endogamia, como adora um gargalo populacional.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma reclamacao. acho dificil ler o blog, talvez por causa da minha velhice. Mas acho dificil enxergar as coisas por aqui. nao sei se eh a fonte, ou espacamento, ou fundo negro com o verde fluorescente, enfim sei q minha vista embaralha enquanto leio, e tenho q aumentar a fonte pra conseguir ler. Nao culpo Deus pela minha deficiencia visual, mas sim o dono do blog por sua ineficiencia em design e lay out. Enquanto isto nao eh resolvido acenderei uma vela de 7 dias pra vc. Quando a vela se apagar a ponta do seu nariz ficara peluda.
    Humbs

    ResponderExcluir
  4. Humbs, seu herege anticristo de uma figa. Se Deus fosse bom ele teria lhe dado um teclado com acentos. Não me culpe pelas desgraças de sua vida.
    E, você tem certeza que sua vela já não apagou?

    ResponderExcluir
  5. independente do meu nariz peludo ainda acho dificil ler o site. Claramente o lay-out ficou a cargo de um ateu!

    ResponderExcluir
  6. FYI sao 1189 capitulos ao todo, se vc comentar um por um e fazer isto todos os dias vc vai levar 3 anos e 3 meses pra terminar a biblia toda. Sugiro q vc comece a agrupar alguns capitulos em um post soh, especialmente quando chegar nas genealogias.

    ResponderExcluir
  7. Certamente juntarei capítulos. Ainda mais quando chegar em Números, que aí não há saco que aguente. Mas esse começo é tão absurdamente espetacular que merece ser lido com calma.

    Mas de qualquer forma, que demore anos, eu não tenho pressa para terminar.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nossa!
    Será que quando alguém me xinga de lazarenta, tá se referindo ao putréfo dias que reviveu depois de cinco dias depois de bater as botas?!? Ele devia estar bem fedido...
    Quer dizer que lazarenta quer dizer que eu sou sujinha?!?

    ResponderExcluir
  10. Será que o IBAMA, atual Tio Chico, se baseou na arca de noé para definir o número permitido de animais a serem coletados em trabalhos científicos?

    ResponderExcluir
  11. Descobri este blog hoje, e acho que é muito bem empregue todo o esforço de traduzir a bíblia "em miúdos". De facto, aquilo é uma seca, tanto que a maior parte dos católicos nunca a leu nem nunca a lerá. Desta forma torna-se bem mais agradável conhecer a palavra do Senhor... Estás a prestar serviço público a crentes, ateus e a todas as outras coisas que há pelo meio.
    Bom trabalho, espero que tenhas tempo e coragem de levar esta iniciativa até ao fim!

    ResponderExcluir
  12. Rui - Fico muito feliz que você aprovou o blog! Espero que possa sempre comentar e contribuir! Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Ler o primeiro livro da Bíblia é um bom sinal do que está por vir no decorrer da obra. Tudo bem que podemos (nós ateus é claro) dar um desconto para as traduções terem distorcido o original, que muito pra não dizer quase tudo foi escrito dezenas de anos ou até séculos depois de muita coisa ter de fato ocorrido, me refiro aos trechos historicos. Mesmo assim ser seletivo com a Bíblia e dizer que basta separar oque presta do que não presta e ta tudo certo fica ainda uma questão, quem vai dizer oque é bom ou não bom? E os fundamentalistas, oque vão achar dos crentes tão relaxados com a interpretação livre da Bíblia? Sei lá, não tem jeito, ou leva esse livro a serio e o usa como manual geral de conduta e comportamento, oque convenhamos nem os mais entusiasmandos crentes cristãos consegueriam, ou colocam a biblia em uma estante a a guardam como uma reliquia histórica pra consultar em algum estudo sobre povos antigos e religião judaico-cristã.

    ResponderExcluir