terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gênesis 12

Nos próximos capítulos, vamos acompanhar as aventuras de um personagem muito importante chamado Abrão (isso, Abrão. Eu também achei que estava faltando um “a”, mas vocês não perdem por esperar). O número dele foi sorteado na loteria divina e o Senhor resolveu que, dali para frente, ele iria ajudar a ele e a quem o seguisse. Quem torcesse por outro time, Deus iria foder. Veja: “O Senhor disse a Abrão: ‘Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti’” (Gênesis 12:1-3).

Pois bem. Amanheceu, Abrão pegou a viola, botou na sacola, “tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã” (Gênesis 12:5), e foi viajar. Ele provavelmente “adquiriu” esses escravos numa bela promoção de queima-de-estoque e não podia deixá-los para trás. Chegando à terra de Canaã, “o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: ‘Darei esta terra à tua posteridade.’ Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido”(Gênesis 12:7). (Nota do autor: Caso o Senhor “lhe apareça”, verifique se a maionese que você comeu no lanche estava na validade antes de edificar um altar. Especialmente se você estava peregrinando pelo deserto, onde maioneses estragam bem rápido).

Abrão seguiu viagem até depois de Betel, onde edificou mais um altar para puxar o saquinho do Senhor. O que parece que não adiantou muita coisa, pois, por causa da fome e da miséria que se abateu no local, Abrão teve que se mudar para o Egito, onde a coisa não estava tão feia. Mas Abrão, esperto que é (ou nem tanto, como veremos), se tocou que sua esposa Sarai era um pitéuzinho de parar o trânsito e disse: “Escuta, sei que és uma mulher formosa. Quando os egípcios te virem, dirão: 'É sua mulher', e me matarão, conservando-te a ti em vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que eu seja poupado por causa de ti, e me conservem a vida em atenção a ti." (Gênesis 12:13). Ah, mas foi tiro e queda! Os egípcios ficaram de queixo no chão com o decote generoso e o rebolar malemolente de Sarai. “Os grandes da corte, vendo-a, elogiaram-na diante do faraó, e a mulher foi introduzida no seu palácio (veja bem, quem introduziu mesmo foi o faraó). Por causa dela, Abrão foi bem tratado pelo faraó, e recebeu ovelhas, bois, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos” (Gênesis 12:16). (Por que exatamente “servos e servas” aparece entre “jumentos” e “jumentas” eu não sei. Haveria alguma mensagem subliminar aqui?).

Você leu certo, fiel leitor. Enquanto Sarai brincava de pega-vareta e rolentrando com o faraó, Abrão reabasteceu sua fazendinha ambulante com presentes. Como se não estivesse absurdo o suficiente, Deus apareceu e “feriu com grandes pragas o faraó e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão” (Gênesis 12:17)! Como assim?!? Abrão foi covarde e mentiroso, entregando a esposa como se entrega uma bicicleta velha, para salvar a própria pele. O faraó, por não ter poderes psíquicos, não adivinhou que Sarai era a esposa de Abrão, e passou a vara (ou seria o cetro?) na mulher. E quem Deus, em sua glória, resolveu foder com grandes pragas? O faraó!

Depois de muito bater o dedinho do pé com toda força no pé da mesa; depois de muitas vezes ter sua torrada caindo com a manteiga para baixo; depois de muitas vezes sair do banho e perceber que a toalha já estava molhada, a ficha do faraó caiu. Ele estava sofrendo as pragas do Senhor porque comeu a mulher de Abrão. Puto, e com razão, mandou chamar Abrão e disse: "’Que me levaste a fazer? Porque não me disseste que era tua mulher? Por que disseste que ela era tua irmã, levando-me e a tomá-la por esposa? Mas agora eis tua mulher: toma-a e vai-te (‘para a puta que te pariu’, eu teria adicionado)!’ Então, o faraó deu ordens aos seus para reconduzir Abrão e sua mulher com tudo o que lhe pertencia" (Gênesis 12:19-20). Aparentemente o faraó nem pediu os presentes de volta, tamanha era a pressa para não ter que ver a cara de Abrão. “E os presentes?” teria perguntado Abrão. “Enfia no rabo!” bradaria o faraó.

E essa foi a primeira aventura de nosso amigo Abrão. Agora, será que ele realmente precisaria ter entregado a mulher para o faraó? Não quero parecer repetitivo, mas não seria mais fácil se:

a) Abrão tivesse dito para o faraó: “Sim, ela é gostosa, é minha mulher, mas eu sou um protegido de Deus. Se você me matar e/ou tomá-la como esposa, pragas cairão sobre você!”?

b) Abrão tivesse dito para o faraó: “Sim, ela é gostosa, é minha mulher, mas está com doenças sexualmente transmissíveis que derrubariam um camelo. Coloca a piroca lá dentro e você vai ver o que é praga divina.”?

c) Sarai tivesse disfarçado sua formosura com um travesseiro na barriga, uma verruga falsa na cara ou algo do gênero?

Talvez Abrão não tenha escolhido nenhuma das alternativas porque ele, na verdade, achou ótimo ganhar ovelhas, bois, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos. Enfim. Acho que é isso.

P.S.: Não quero julgar Abrão por ter seus escravinhos. Essa história foi escrita há mais de 3000 anos atrás (aqui a expressão “mais antigo do que o rascunho da bíblia” se encaixa perfeitamente) e, se qualquer um de nós vivesse naquela época, iria achar a escravidão normal. Eu mesmo teria um escravo digitando este blog para mim. O que me revira o estômago, é que muitas pessoas acham que a Bíblia é uma fonte de valores para os dias de hoje. Mas, acho que já falei disso... obrigado e desculpe.

19 comentários:

  1. Uma ótima fonte de valores!
    O faraó descobre que a mulé era usada e devolve no maior estilo de "não quero esse couro velho, sumam daqui"...

    ResponderExcluir
  2. Rafa,

    Há bastante tempo eu vinha ensaiando a leitura da bíblia e, por diversos motivos (muquiranice, preguiça de conseguir arranjar uma emprestada, falta de tempo, opções mais interessantes para o meu parco tempo livre etc.), acabei deixando esse projeto na gaveta.

    Mas, para que servem os amigos?!! Eis que então me deparei com o seu blog! Além de não precisar ler a “bendita” no original, ganhei uma versão comentada que ainda por cima traz de brinde umas boas gargalhadas (vindo de você não tinha como ser diferente!).

    Portanto, gostaria de expressar aqui, diante de todos os nossos irmãos, os meus mais sinceros agradecimentos.
    Deus lhe pague.

    Beijos

    Flá

    ResponderExcluir
  3. Rafa, esqueceu de falar q Sarai era uma gatinha de 67 anos ou 65 dependendo da versao q vc ta lendo.
    Quanto ao nao seria mais facil... pela logica do pentateuco, nao! Nao seria mais facil prq os Judeus sao povo eleito e por mais q eles pisem na bola no velho testamento Deus nao desiste deles. Eh interessante no entanto perceber o que realmente desagrada a Deus e o que nao desagrada. Por exemplo, quando Ele viu maldade por toda a terra ele mandou cair chuva dos ceus, quando os judeus fazem um bezerro de ouro Deus castiga eles com 40 anos no deserto, mas o fato de Abrao colocar a mulher na roda nao eh o suficiente pra despertar a ira de Deus, pelo menos nao sobre o proprio Abrao. Por isto q as vezes a teoria da predestinacao parece fazer um pouco mais de logica. Explico, Deus escolhe Abrao pra ser o pai de Israel, nao importa o quanto ele pise no tomate, ele ainda assim vai ser o pai de Israel. Ha varios exemplos no velho testamento de pessoas q adoravam jogar merda no ventilador e ainda assim se dao bem. Com isto em mente poderemos esperar q algum dia a luz apareca pra vc e vc vire pastor (vide comentarios no post Genesis 11). Sera q vc sera o novo Papa. Se for o acaso sugiro q vc tambem mude de nome como os outros papas, que tal Papa Pinto XII

    ResponderExcluir
  4. Flaviana - O prazer é todo meu! E eu espero que Deus não me pague por esse blog...

    Beto - Se eu fosse o Papa Pinto XII, minha primeira medida seria queimar você em praça pública. Eu mudei o verde limão para um amarelo sem-graça e que não machuca seus olhinhos hereges. E você nem pra agradecer, seu cão ingrato!

    ResponderExcluir
  5. Rafael a mudanca para o amarelo ajudou, mas aplico aqui o principio de Abrao... de agora em diante as pragas nao mais afligir-te-ao

    PS: Gastei na mesoclise mas nao sei se afligir eh com g ou com j!

    ResponderExcluir
  6. Como não poderia deixar de prestar a minha função social de anti-ombudsman do blog, mesmo que de caráter não oficial, não pude me conter. Nessa nossa internet de meu Deos, onde encontramos até o clássico As religiões em resposta a atrocidades de massa: uma perspectiva interdisciplinar (The Religious in Responses to Mass Atrocity: Interdisciplinary Perspectives, http://avaxhome.ws/ebooks/theology_occultism/1118169.html) por que cargas d'água a amiga acima não encontrou as escrituras sagradas. Mas enfim, esse não é o meu ponto do dia.

    Mais uma vez discutindo as metodologias adotadas pelo Todo Poderoso em sua empreitada para construir um mundo mais humano e igualitário, é verdade que hora ou outra esbarramos em uma coisa aqui e outra ali. Mais uma vez foram questionados os meios utilizados para se chegar a um propósito maior. E ainda questionada a fonte inesgotável de sabedoria e bom modos das escrituras. Vamos analisar os fatos de um ponto de vista mais crítico. Vejamos a humildade do nosso herói, Abrão, que não quis contar vantagem e se gabar de ter As costas quentes, se é que vc me entende, ele foi pessoa simples. Além disso, respeitou o direito das mulheres, poderia te-la transformado no cão chupando manga, mas preferiu preservar toda feminilidade de sua esposa. Poderia ainda ter cantado cantigas de escárnio e maldizer, muitos comuns naquela época por sinal, difamando contra sua reputação ou mesmo inventando doenças que ela não portava, mas não meu caro leitor, ele não o fez. É aqui que fica claro os verdadeiros valores e virtudes provindos deste maravilhoso livro que tem as mais belas histórias contadas de maneira real, como aquelas vivenciados em nosso dia-a-dia. Não vivemos em um mundo ideal, nem sempre os meios são os mais adequados, por que cargas d'água aqueles tomados pelo Todo Poderoso assim o seriam? É verdade que hora ou outra o mau caráter leva a melhor, mas não é isso que vemos acontecer em nosso cotidiano? Como diria Chico Buarque de Holanda "Todo dia eu só penso
    Em poder parar
    Meio-dia eu só penso
    Em dizer não
    Depois penso na vida
    Prá levar
    E me calo com a boca
    De feijão..."

    Ou não?!

    Deixo aqui um momento de reflexão para todos. Tenham uma boa noite e durmam com os anjos.

    PS. Amigo Beto, vejo que foi ligeiro heim?!
    PS2: eu gostava mais do verde limão (entendeu?) :(

    ResponderExcluir
  7. Venho enriquecendo meu conhecimentos bíblicos a cada dia, acompanhado esse notavél blog. Confesso que como a Flaviana, sempre adiei essa leitura chata e entediante que é esse best seller, já que a vida é efêmera, resolvi gastá-la com outros livros e, claro, com outras coisas. Mas este blog vem de tão longe alegrar meus dias cinzas..
    Sem mais devaneios, tenho algumas considerações a fazer. Conheci uma pessoa que disse ter a Bíblica com Guia de Conduta. Ela se converteu a alguns anos para alguma igreja evangélica, que não me recordo o nome no momento, mas enfim, ela me disse que depois de ter começado a seguir a bíblia, a vida dela mudou, tudo melhorou: seu marido não é mais adúltero, não há mais brigas, todos agora vivem felizes. Naquele momento só pensei nos 10 mandamentos bíblicos e que realmente são um bom guia de conduta para iniciantes. Mas agora fiquei preocupada, se a religião dessa minha cara colega segue a bíblia à risca, eles possivelmente possuem escravos, devem mentir pra caramba para livrar a cara e mais, devem entregar a própria esposa para o prefeito, deputado, delegado, whoever, (pois não temos mais faraós hoje em dia) para conseguir alguns presentinhos em troca.

    E só um comentário para nosso APS:
    com certeza não vivemos em um mundo ideal, onde os meios nem sempre são os mais adequados para chegar ao fim, mas ele O Todo Poderoso, o ser perfeito, deveria ser justo e perfeito em suas obras como mais pra frente é afirmado em Salmos 145:17 “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.” Não vejo nada de benigno Deus castigar o faraó por ter sido enganado por Abrão.
    Que livro mais incoerente :-/

    ResponderExcluir
  8. Caro Amigo do Pastor Silas,

    Eu não encontrei as escrituras, como já dito, por pura preguiça mesmo (sim, pequei). E mais: assim como o irmão Beto, meus olhos já nãos são mais os mesmos de antigamente e eu morreria se tivesse que ler o livrão na íntegra na telinha do computador (e confesso que o contraste do branco e preto também me embaralha a vista, é coisa de DNA...).

    ResponderExcluir
  9. O unico consenso neste blog eh q o contraste do branco e preto atrapalham a leitura.
    Quanto a perfeicao divinal levantada por APS ou PSF muitos argumentam q o plano divinal ja fora tracado antes das cagadas humanas, mas o livre arbitrio dado ao homem faz com q Deus tenha q reajustar o planoa medida q Abrao pisa no tomate. Se ha um reajuste do plano por causa do livre arbitrio entao Deus nao eh perfeito. Em contrapartida se Abrao estava predestinado a ser cafetao da propria esposa nao ha livre arbitrio. Um recurso usado por teologos eh a vontade permissiva de Deus, ou seja tem livre arbitrio mas ate certo ponto quando entao o Senhor te puxa de novo pros seus caminhos. Esta estoria de vontade permissiva porem me cheira a um argumento circular pra explicar a infalibilidade divina e entao voltamos as teorias do Pastor Silas ou criamos um filme chamado Matrix.

    ResponderExcluir
  10. Glória, irmãos!
    Minhas palavras em meio a uma discussão de patamar tão elevado são como uma mácula nas límpidas roupas íntimas de uma freira carmelita descalça. Mas não posso deixar de comentar as palavras de Frei Beto. Ao dizer que "Abrão estava predestinado a ser cafetão da própria esposa", nosso amigo resumiu em uma só frase a essência do capítulo. Touché! Isso agradar o nosso bom Deus, não me surpreende em nada.

    Em tempo, nos links do blog (clicai e multiplicai) está o caminho iluminado para A Bíblia Online. Atentem que estou usando a versão Católica.

    ResponderExcluir
  11. OK. É fato que a discussão neste setor de comentários vai muito (mas muito mesmo!) além de meus escassos (mas escassos mesmo!) conhecimentos bíblicos. Como a Carol, eu também fui (e talvez ainda seja) "persona non grata" na catequese. Portanto, meu comentário é mais dispersivo que propriamente acrescentador.

    Noto que já citaram o cotidiano de Holanda (1971)- vulgo Chico Buarque, e com grande propriedade para a reflexão. No entanto, uma leitura quase intertextual da história (ou estória?) de Abrão e Sarai nos remete ao enredo do clássico "Vira-vira" de Killer Mammons. É notória a semelhança entre Manuel e Abrão, entre Maria e Sarai. Vejam:

    Fui convidado pruma tal suruba,
    Não pude ir Sarai foi no meu lugar.
    Depois de uma semana ela voltou para casa,
    Toda arregaçada, não podia nem sentar.
    Quando vi aquilo fiquei assustado.
    Sarai chorando começou a me explicar.
    Dai, então, eu fiquei aliviado
    E dei graças a Deus que ela foi em meu lugar.

    (...)

    Oh, Abrão, veja cá como eu estou!
    Tu não imaginas como eu estou sofrendo.
    Uma teta minha um faraó arrancou,
    e a outra que sobrou está doendo.
    Oh Sarai, vê se larga de frescura.
    Eu te levo no curandeiro pela manhã.
    Tu ficaste tão bonito mono-teta!
    Mais valeu um na mão do que dois no sutiã.

    ResponderExcluir
  12. Abrão é o fdp-mimado original, então!!!! Ta explicada a origem da histeria de, nosotras, mulheres, aff...
    (Em breve, Abrão passará a se chamar Abrãao. Seria Deus um crente na numerologia, guru?)

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Alê. Abrão vai ganhar um "a". E Sarai também vai dar uma repaginada no nome. Tremei.

    ResponderExcluir
  14. Aleluia irmaos... pela primeira vez na estoria da humanidade eu consegui ler este blog.... Ficou muuuuuuuuuuito melhor. Da ate pra ver q o simbolo eh um limao... eu juro q antes eu achava q era uma florzinha, o q de certo modo condiz com o Rafael, mas o limao eh mais apropiado. Louvemos... derrama senhor derrama senhor derrama sobre nos o teu amor

    ResponderExcluir
  15. Glória, Frei Beto! Sua alegria é a minha também. Ou não. Se é que você me entende. Hã?

    ResponderExcluir
  16. Ok, Abrão vira Abraão. Mas e a Sarai, vira Sarajane? E sai cantando "Vamos abrir a roda / enlarguecer / Tá ficando apertadinha, por favor abre a rodinha"?

    ResponderExcluir
  17. também percebi a mensagem subliminar do "jumentos, servos e servas, jumentas", apesar de não ter sido capaz de desvendá-la.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha visto tamanho desrespeito com a palavra do Senhor. Nota de repúdio.

    ResponderExcluir