segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gênesis 17



Glória, irmãos, glória!

Abrão já surfava nos seus 99 anos de vida, quando Deus lhe aparece em mais uma visão. Cá pra nós, a aparição do Senhor, com sua voz grave e reverberante, acompanhada pelo canto de mil querubins e trombetas, deve ser muito impressionante na primeira vez. Mas pela centésima vez, Abrão deve ter pensado “lá vem ele de novo...”. E ele disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso (que modéstia, não?). Anda em minha presença e sê íntegro; quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência.” (Gênesis 17:1-2). Sério, quem ainda agüenta esse papo de “aliança” e “multiplicar a descendência”? Eu que não.

E Javé continua: “De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos.” (Gênesis 17:5). Uepa, pó-pará! Deus vai fazer de Abrão o pai de uma multidão de povos e dá de presente uma letra “a” para o nome dele?!? Não um cajado maneiro, ou um megafone, ou uma conta no twitter. Não. Um “a”. Desculpe, mas isso Abrão poderia ter feito sozinho. Eu admito que Abraão soa mais musical, tem mais ritmo. Abra-ão. Parece que escorrega da língua. Mas só. E o Senhor continua: “Darei a ti e a teus descendentes depois de ti a terra em que moras como peregrino, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o teu Deus." (Gênesis 17:8). É a danada da Terra Prometida.

Agora, amigo leitor, preste atenção, pois essa parte é do caralho: “Eis o pacto que faço entre mim e vós, e teus descendentes, e que tereis de guardar: Todo homem, entre vós, será circuncidado. Cortareis a carne de vosso prepúcio, e isso será o sinal da aliança entre mim e vós.” (Gênesis 17:10-11). Exatamente! Deus, em sua glória, decidiu que o sinal que marcaria seu povo escolhido seria ter a chapeleta cortada. O Senhor, por ser Todo-Poderoso, deve ter visão de raio-x, e pode ver a benga de qualquer homem quando bem entender. Para os homens se reconhecerem, entretanto, a coisa fica mais constrangedora: “Com licença, amigo. Podes levantar sua toga para que eu averigue se és um dos escolhidos?”. E tem mais. “Todo homem, no oitavo dia do seu nascimento, será circuncidado entre vós nas gerações futuras, tanto o que nascer em casa, como o que comprardes a preço de dinheiro de um estrangeiro qualquer, e que não for de tua raça.” (Gênesis 17:12). Ou seja, até escravos, comprados de um “estrangeiro qualquer”, entram na jogada. “Circuncidar-se-á tanto o homem nascido na casa como aquele que for comprado a preço de dinheiro. Assim será marcado em vossa carne o sinal de minha aliança perpétua (Deus gosta de se repetir, como já vimos). O varão (ou varinha! há!) incircunciso, do qual não se tenha cortado a carne do prepúcio, será exterminado de seu povo por ter violado minha aliança."(Gênesis 17:13-14). Não entendi muito bem esse “exterminado de seu povo”. Se “exterminar” é o mesmo verbo usado pelo Arnold Schwazenegger e por empresas de dedetização, então significa matar. O homem que tiver seu bilau encapuzado, como se não bastasse ter um maior risco de infecções genitais, ainda será jurado de morte pelo povo escolhido? Ô castigo!

Como reconhecer as mulheres, como sempre, não importa. Apesar de que, neste caso específico, acho que as mulheres se deram bem por serem esquecidas. Escaparam de rituais de mutilação numa época em que não havia bisturis e a anestesia era tomar um porre. Ufa!

O Senhor Javé, que parece que acordou com siricutico, continua a dar decretos: “Não chamarás mais tua mulher Sarai, e sim Sara. Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis." (Gênesis 15:16). Ótimo, Abra-a-ão ganhou uma letra e Sara-i perdeu uma. E que delicadeza, né? “Dela sairão reis”. Espero que não estejam usando coroa quando saírem.

Abraão, mesmo com seu novo nome, sabe que a pipa do vovô não sobe mais não segura a risada. “Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e começou a rir (pf... pf, pf... pfahahahaha!), dizendo consigo mesmo: ‘Poderia nascer um filho a um homem de cem anos? Seria possível a Sara conceber ainda na idade de noventa anos?’" (Gênesis 17:17). Teria o Senhor Javé comido cocô? "Oxalá que Ismael viva diante de vossa face!" (Gênesis 17:18), disse Abraão. Mas a Deus tudo é possível, e não seriam meros casos de paumolecência e esterilidade que impediriam o plano divino de se concretizar! “Não, é Sara, tua mulher que dará à luz um filho, ao qual chamarás Isaac. Farei aliança com ele, uma aliança que será perpétua para sua posteridade depois dele. Eu te ouvirei também acerca de Ismael. Eu o abençoarei, torná-lo-ei fecundo e multiplicarei extraordinariamente sua descendência: ele será o pai de doze príncipes, e farei sair dele uma grande nação. Mas minha aliança eu a farei com Isaac, que Sara te dará à luz dentro de um ano, nesta mesma época." (Gênesis 17:19-21). Ou seja, amigo Abraão, assim que a piroca cicatrizar já pode começar a trabalhar na madeira, meu caro.

Abraão tomou então Ismael, seu filho, assim como todos os homens nascidos em sua casa e todos aqueles que tinha comprado a preço de dinheiro (que jeito mais chato de dizer “escravos”!), tudo o que havia de varões em sua casa, e circuncidou-se no mesmo dia, como Deus lhe havia ordenado.” (Gênesis 17:23). Abraão, com um cutelo enferrujado na mão: “Minha gente, todos com os varões pra fora! Ordens divinas!”. Assustador, heim? “(...) e todos os homens de sua casa, nascidos em sua casa ou comprados a preço de dinheiro a estrangeiros (argh!), foram circuncidados ao mesmo tempo.” (Gênesis 17:27). Sorte nossa que Abraão não resolveu fazer um churrasco em oblação ao Senhor com tanta carne sobrando. Eca.

32 comentários:

  1. chapeleta eh a glande, certo?
    Ou chapeleta eh so a pelinha?

    ResponderExcluir
  2. Essa bíblia vicia que é uma desgraça.
    Graças a javé que saiu outro capítulo
    hoje. Não tava nem comendo direito.

    ResponderExcluir
  3. Vicia que nem pó! Nem me diga irmão, não comia, nem dormia. Aguardo o próximo capítulo dessa estimulante saga!
    bjos
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Agora tá na hora daquele resumão, dizendo pros irmãos o q aconteceu desde o princípio dos tempos (ou da bíblia, I don't know...) até o momento!

    ResponderExcluir
  5. marcadores do post incluem Abraao e machismo e nao incluem Sara. Seria o autor do Blog machista?

    ResponderExcluir
  6. Seria? Seria?

    E estaria o amigo anônimo procurando pelo em ovo? Estaria? Estaria?

    ResponderExcluir
  7. silvakov - Quando acabar Gênesis eu faço um recapitulação relâmpago. Relâmpago na cabeça, como Deus gosta.

    ResponderExcluir
  8. Vejam só, partindo do pressuposto de que "Deus fez o homem a sua imagem e semelhança" então só posso concluir uma coisa:

    ELE FEZ DE SACANAGEM MESMO...

    Pô, se Ele tem bilau, então sabe que passar a faca lá é, no mínimo, desconfortável. Além do mais, se o "talho" tem que ser feito no oitavo dia de vida, imaginem o tamanho da "chapeleta" da vítima e calculem a pontaria e a precisão necessária. Não se esqueçam também nessa época usavam peixeiras pros cortes. PERICULOSO pra dizer o mínimo.

    ResponderExcluir
  9. Vejo que esse blog anda bem frequentado. Basta alguém citar outrem (como "Trash" Mendes o foi) para que outrem cá apareça... é quase o velho e famigerado "efeito IB" dando as caras...

    Aos fatos. Eis, em Gênesis 17, um registro bíblico de preocupações divinas com a saúde pública. Javé (vulgo Jay), notando que as assaduras (dermatites amoniacais) aumentavam em frequência entre os neonatos, ordenou tal canificina (cirurgicamente conhecida por postectomia). Explico: tais dermatites causam postites e cicatrizes (fibrose). A fibrose retrai a pele, isto torna o anel prepucial mais estreito. O resultado disso é a tal fimose (Há!).

    Posteriormente, esse antigo hábito entrou em desuso, pois o velho Jay, como citado por "Trash" Mendes, percebeu que passar a faca no anel prepucial (também conhecido como "my precious") era de veras periculoso e uma *uta sacanagem com os pimpolhos. Então, ele introduziu conceitos de higiene preventiva.

    ResponderExcluir
  10. Glória, irmãos! Mendes está entre nós! Oremos!

    ResponderExcluir
  11. ninguem respondeu minha questao da chapeleta

    ResponderExcluir
  12. Beto, dê uma olhada no Y!Respostas (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060929063818AAp4aan)... é certo que há diversos significados para o verbete em tal sítio, como "um cara deu um perdido na menina", "válvula de sola nas bombas usadas a bordo", "pancada na cabeça com vara" ou "nome de cada um dos círculos concêntricos, formados na água tranquila por qualquer objecto que nela cai".

    Mas na frase em questão ("Deus, em sua glória, decidiu que o sinal que marcaria seu povo escolhido seria ter a chapeleta cortada"), creio que o termo se refira à glande. Isso, pois, tecnicamente, chapeleta também é a "designação da glande dilatada do garanhão, ao fim da cobertura".

    Salute.

    ResponderExcluir
  13. http://www.umsabadoqualquer.com/wp-content/uploads/2010/01/330.jpg

    ResponderExcluir
  14. Quando penso nessa história de cortar a chapeleta ...... só uma coisa vem a minha mente......

    DOR, DOR, MUITA DOR.....

    Seria deus uma dominatrix?

    ResponderExcluir
  15. Fiquei pensando aqui como esse Deus mal e carnificento poderia marcar a mulher para reconhecê-la como escolhida? Não quero nem pensar! E por favor, sem ideias! Deu já *udeu tanto com a mulher, que suas ideias foram esgotadas. Só para inumerar algumas: sangramento mensal, regadas por cólidas, mal humor e dor de cabeça, carregar outra pessoa dentro de si por 9 meses, o que causa uma serie de alterações psicológicas (variação de humor, baixa-autoestima etc) e fisiológicas (mal-estar, dores nas costas etc etc) e, pior ainda, essa pessoa um dia vai ter que sair lá de dentro. Ah e não bastando, o ato sexual que era para ser algo prazeroso e indolor, tem a porr* do himen para atrapalhar. Tá bom ou quer mais?
    E vocês ainda reclamam de uma cirurgia cujo intuito é evitar infeccoes, para vocês nao sofrerem?

    ResponderExcluir
  16. Irmão Dias - Você esclareceu a dúvida de Frei Beto com uma precisão digna das academias de tiro que frequentava.

    Frei Beto - Vou adicionar o link para umsabadoqualquer.com na lista do blog. Excelente "sugestã".

    Zoe - Você sabe como homens choramingam por qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  17. Zoe, podemos sugerir que Deus inclua o texto "Já que todo homem será circuncisado, toda mulher terá seu himen extraído no 28o. dia do nascimento". Mas aposto que há pessoas que compartilham do seu gênero que vão reclamar... e muito. Afina, há mulheres que fazem a tal cirurgia para reconstrução da tal membrana (chamada himenoplastia, mas conhecida por "virgen again")...

    Saudações circuncisantes,

    ResponderExcluir
  18. RAfael, vá até o site www.jesusmechicoteia.com.br e clique em "a bíblia sacaneada". Dá pra se divertir um pouquinho, mas o seu site ainda é melhor...
    Abraço;

    ResponderExcluir
  19. Jairo, conheço o site e é excelente!

    Fico feliz que você continua visitando o blog e está gostando! Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Que bom que vc voltou, guru!!!
    Veja que um "a" a mais em Abraão, faz muita diferença. Veja Sandra Sá, que virou Sandra DE Sá, e agora está riquíssima, andando de Ferrari, uma maravilha (...)! Deus curte esses papos esotéricos, ele tem uma cisma com o número sete também...

    ResponderExcluir
  21. CRDias,
    Virgen nossa Senhora!! ainda bem que Deus esqueceu da gente nesse quisito!! hehehe ah, e gente maluca é o que não falta nesse mundo, ainda mais em assuntos relacionados a sexo, sexualidade e afins.

    Rafael, concordo com você que Abraao soa melhor que Abrão, mas me diz por que raios Deus deu uma letra a mais a ele e tirou uma de Sarai. Acho que o cara que estava escrevendo o texto se cansou, também achou que não soava bem e para não arrumar todo o texto, ia dar muito trabalho (na época nao havia Crtl+F e "susbtituir todas") ele resolver dar uma explicação divina para a mudança do nome, que aliás, funcionava na época e ainda funciona hoje, em menor grau (será?). Tudo que não tem explicação é porque Deus quis assim.

    ResponderExcluir
  22. Irmã Alê - Então quer dizer que o Senhor deu o "de" para Sandra de Sá? "Deus deu o de". Dá pra fazer uma música com isso. Axé, claro.

    Zoe - Sua explicação faz mais sentido do que qualquer uma que eu poderia inventar... A-HÃM, COF, pesquisar e descobrir, quero dizer.

    ResponderExcluir
  23. Meu, a quantidade de comentário tá aumentando muito.
    Tô dizendo, larga tudo e vai ser escritor.
    Aliás aqui em casa tá todo mundo pensando igual.

    ResponderExcluir
  24. Como os ensinamentos da bíblia são grandiosos e importantes. Conversando com alguns amigos doutores, eles me informaram dos pros e contras de se fazer a circuncisão. Vamos aos pros: Facilita a higiene, praticamente elimina a fimose, diminui o risco de infecções no trato urinário, diminui o risco de câncer peniano e diminui as chances de contrair dts. Contras: os de qualquer intervenção cirúrgica: dor e qualquer erro durante o procedimento, mais uma vez, riscos que acontecem em qualquer operação. Claro que é uma situação traumatizante, mas caso alguém aqui teve fimose, poder dizer o quão traumatizante isso é, além de não ser momentâneo, e qual a cura? adivinhe astuto leitor, isso mesmo, na maioria dos casos, a circuncisão. Entretanto, a lição mais importante desse trecho não é esse método milenar de permitir que garotos possam ser saudáveis e férteis, é sim o amor do Sr. para com o seu rebanho, compartilhando ensinamentos que só trazem o bem da comunidade. Ainda temos muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  25. acho q primeiro vc tem que aprender mais da bíblia deixar de ser idiota e servir a Deus com integridade! Acho melhor vc não brincar com Deus pois sua mão vai pesar sobre vc.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo - Obrigado por seu comentário. Você me deu três conselhos:

    - "aprender mais da bíblia": Estou lendo-a de cabo a rabo e escrevendo minhas impressões aqui. Comparando-me com alguém como você, que já deve ter lido inteira de trás-pra-frente umas dez vezes, eu sou, de fato, um ignorante. Mas estou trabalhando nisso! Você pode me ajudar compartilhando seus conhecimentos sobre a Bíblia nos comentários.

    - "deixar de ser idiota": Apesar de sentir um certo tom de rancor, sei que você quer a minha salvação e está dizendo isso para o meu bem. Deixar de ser idiota significa parar de escrever o blog? Ou parar de ler a bíblia?

    - "servir a Deus com integridade": Eu particularmente não acho que Deus exista. Fica difícil servir a algo imaginário. Você conseguiria servir a Zeus? Ou a Shiva? Ou ao Coelhinho da Páscoa?

    No fim você escreveu "Acho melhor vc não brincar com Deus pois sua mão vai pesar sobre vc." Quem avisa amigo é. E, visto que você está me avisando, você é meu amigo! Obrigado!

    Se Deus de fato não achasse graça nenhuma no meu blog cheio de palavrões, ele seria vingativo a ponto de me esmagar com sua agrandalhada mão? Pobre de mim!

    Não ouso mandar-lhe um abraço, mas um tapinha nas costas, com a mão bem leve, ok?

    ResponderExcluir
  27. acho q primeiro vc tem que aprender mais da bíblia deixar de ser idiota e servir a Deus com integridade! Acho melhor vc não brincar com Deus pois sua mão vai pesar sobre vc.

    ambiguidade da frase acima leva a entender q a mao do Rafa vai pesar sobre ele mesmo.

    Oras, eu sempre achei q masturbacao fosse pecado. Nao, eh mais? Ueeeeeeba liberou geral. Vejo hipertricose digital no meu futuro!

    ResponderExcluir
  28. É... eu ia comentar o comentário do anônimo supra. Mas já está bem comentado.

    Ressalto apenas que com este blog tenho aprendido mais sobre a bíblia do que jamais imaginei um dia em minha vida aprender. Não somente pelo bom humor com que os posts são colocados, mas pelo meu estudar para entender alguns dos comentários ou mesmo postar meus próprios comentários.

    Como o autor do blog, penso que aqueles que conhecem melhor o livrão e, por qualquer motivo, discordam das interpretações aqui postadas, devem sempre comentar. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade de "salvar" essas almas atéias ou quasi-atéia e, com isso, ganhar alguns pontos com o homem-da-mão-agrandalhada. Para os que não podem oferendar um cordeiro, é uma oportunidade quase única! Não perca-a!

    PS- Segundo o Wikipédia, "Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, pundonoroso". Pondero a qualidade de imparcialidade de que segue algo ou alguém com integridade. Como alguém pode ser imparcial seguindo algo ou alguém Deus? (Antes que alguém pergunte, a resposta é "Não, não estou sendo irônico. Tampouco sarcástico.")

    ResponderExcluir
  29. O grande problema que vejo em comentários desse tipo é o grande problema que vejo em religiões em geral: já que não sei argumentar vou te ameaçar. Além de te chamar de idiota digo que deus vai te esmagar como o rato incrédulo que você é.
    Realmente cada vez sinto mais falta de ser cristão (e pra aqueles que não entenderam fui sarcastico nessa frase).
    A e esse blog é uma PUTA FALTA DE SACANAGEM

    ResponderExcluir
  30. eu de faço a uma pergunta: vc ve o amor???mas vc sente e a mesma coisa com Deus vc pode não ve-lo mas pode senti-lo. se vc conhece mesmo a bíblia vc não seria assim (iiidiioootaaaa...), vc sabe muito bem "conhecereis a verdade e a verdade de libertará..." ou seja vc não conhece e se conhece tenta se enganar com mentiras, blasfemea e etc...

    Jesus te ama!!!!!!
    ob.:só mdeixa de ser ignorante e servir a Deus.
    a palavra dele não é por inpressões mais por marcar.

    ResponderExcluir
  31. Prezado Sr. Anônimo revoltado

    Apesar de seu mau humor e dos vários erros no que tange ao nosso bom vernáculo, todos aqui têm a paciência de ler seus comentários.

    Peço por caridade que apresente suas contestações baseadas na lógica e desprovidas de falácias para que tenhamos um debate construtivo e civilizado nesse blog.

    E lembre-se: O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute idéias.

    ResponderExcluir