terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Gênesis18-19


"Deus botando para foder" de John Martin, óleo sobre tela.

Tremei, infiéis. O episódio a seguir não é para os fracos de estômago. Teremos mortes aos baldes, sexo incestuoso e um caso de desidratação extrema. Se você acha que simplesmente não agüenta o tranco, clique aqui. Se resolveu ficar, não me ligue no meio da noite reclamando que não consegue dormir, ok?

Nossa história começa com, adivinha, Deus aparecendo para Abraão enquanto ele sentava na sua varanda “no maior calor do dia (coincidência?)” (Gênesis 18:1). Mas dessa vez, a visão é acompanhada de três viajantes que estavam passando e Abraão oferece sua hospitalidade. Na verdade, é cortesia com o chapéu dos outros (o chapéu de Sara, para ser mais preciso): “Abraão foi depressa à tenda de Sara: ‘Depressa, disse ele, amassa três medidas de farinha e coze pães.’" (Gênesis 18:6). “Amassa você, velho preguiçoso!” deve ter pensado Sara. E ainda ordenou que um criado preparasse um novilho (Abraão mesmo não fez porra nenhuma).

Os viajantes, enquanto fazem uma boquinha, profetizam que voltariam em um ano e, então, Sara teria um filho. Ela, que escutava escondida, “pôs-se a rir secretamente: ‘Velha como sou, disse ela consigo mesma, conhecerei ainda o amor? E o meu senhor também é já entrado em anos.’ (entrado em anos = broxa)" (Gênesis 18:12). O Senhor não achou graça nenhuma nas risadinhas de Sara. “Será isso porventura uma coisa muito difícil para o Senhor?” (Gênesis 18:14), disse Javé emputecido. “Sara protestou: ‘Eu não ri’, disse ela, pois tinha medo (de ser pulverizada pelo bom Deus). Mas o Senhor disse-lhe: "Sim, tu riste." (Gênesis 18:15). Seria ótimo se eles ficassem mais uns dez versículos num ping-pong de “não ri!”, “riu sim!”. Mas isso não acontece. Droga.

Deus então resolve abrir o jogo para Abraão do que vem por aí. “É imenso o clamor que se eleva de Sodoma e Gomorra, e o seu pecado é muito grande. Eu vou descer para ver se as suas obras correspondem realmente ao clamor que chega até mim; se assim não for, eu o saberei." (Gênesis 18:20-21). O povo de Sodoma e Gomorra vivia entregue a putaria. Era todo mundo de abadá atrás do trio elétrico dia e noite, e Deus não gosta desta avacalhação (curiosamente ele, em sua onipotência, tem que descer para ver se as fofocas são verdade ou não). Abraão já sente pelo tom na voz do Senhor que vem massacre por aí e, num (aparente) surto de bondade, questiona: “Fareis o justo perecer com o ímpio? Talvez haja cinqüenta justos na cidade: fá-los-eis perecer? Não perdoaríeis antes a cidade, em atenção aos cinqüenta justos que nela se poderiam encontrar?” (Gênesis 18: 23-24). Imagine se o bom Deus, que já afogou toda a humanidade num dilúvio, iria cometer uma injustiça dessas! “Se eu encontrar em Sodoma cinqüenta justos, perdoarei a toda a cidade em atenção a eles." (Gênesis 18:26). É ou não é bondoso? Só que mais bondoso ainda é Abraão, que retruca: “Não leveis a mal, se ainda ouso falar ao meu Senhor, embora seja eu pó e cinza (hã?). Se porventura faltarem cinco aos cinqüenta justos, fareis perecer toda a cidade por causa desses cincos?" (Gênesis 18:28). E esse jogo de penchincha, no estilo “quer-pagar-quanto?”, continua até Deus respondendo "Não a destruirei por causa desses dez." (Gênesis 18:32).

Talvez você, como eu, tenha caído no golpe de que Abraão estava realmente preocupado com os inocentes que iriam se foder na mão de Deus. Mas o que nosso amigo estava preocupado mesmo era com seu sobrinho Lot, que vivia em Sodoma. Isso se chama nepotismo, a propósito.

Pois em Sodoma chegaram dois anjos e Lot ofereceu sua hospitalidade. “Lot preparou-lhes um banquete, mandou cozer pães sem fermento (desses que faz uma pelota na boca que você mastiga, mastiga e o bicho não desce, sabe?) e eles comeram.” (Gênesis 19:3). Mas a população de Sodoma viu que tinha carne nova no pedaço e cercou a casa de Lot. “Onde estão, disseram-lhe, os homens que entraram esta noite em tua casa? Conduze-os a nós para que os conheçamos." (Gênesis 19:5). Se você acompanha o blog desde o começo, já sabe que “conhecer” na bíblia significa “passar a vara”. Ou seja, a população de Sodoma queria mesmo as bundinhas dos anjos para... é, sodomizar. Lot sai para tentar acalmar o rebuliço. "Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime. Ouvi: tenho duas filhas que são ainda virgens, eu vo-las trarei, e fazei delas o que quiserdes. Mas não façais nada a estes homens, porque se acolheram à sombra do meu teto." (Gênesis 19:7-8). Você leu certo, filho de Deus. Lot, querendo concorrer ao troféu de pai do ano, ofereceu suas duas filhas virgens para a multidão violar a vontade, desde que deixassem os anjinhos do Senhor em paz. Lindo, né?

Mas a turba enfurecida não quer saber de acordo! Qualquer coisa que faz sombra eles querem meter o bilau, e os anjinhos estão no topo da lista! Mas eis que um milagre se sucedeu: Os sodomitas tentaram entrar a força na casa de Lot, mas os anjos, numa sagaz manobra, puxaram Lot para dentro, fecharam a porta e SHAZAM! “feriram de cegueira os homens que estavam fora, jovens e velhos, que se esforçavam em vão por reencontrar a porta.” (Gênesis 19:11). Lot celebrou com uma dancinha da vitória e ainda tirou um sarro: “Uhu! Toma essa! Quero ver achar buraco de cu agora, bando de fidiputa!” (não, ele não fez isso... mas poderia).

Os dois homens disseram a Lot: ‘Tens ainda aqui alguns dos teus? Genros, ou filhos, ou filhas, todos os que são teus parentes na cidade, faze-os sair deste lugar, porque vamos destruir este lugar, visto que o clamor que se eleva dos seus habitantes é enorme diante do Senhor, o qual nos enviou para exterminá-los.’" (Gênesis 19:13). Estava com saudades daquele Deus que atira primeiro e pergunta depois? Que extermina aqueles que não se encaixam no seu modelo de “justo”? Ele voltou! E lembra daquele papo de “perdoarei a cidade toda se houverem justos entre os ímpios”? O bom Deus achou uma brecha na lei e enviou os anjos a Sodoma para avisar Lot. Assim ele poderia satisfazer sua vontade de massacrar uma cidade inteira, e ainda salvar os “justos” (leia-se: parentes de Abraão). Gênio!

Lot então saiu para avisar seus genros e filhas desposadas que o bom Deus iria transformar a cidade em migalhas, “mas seus genros julgaram que ele (tinha exagerado na aguardente e) gracejava” (Gênesis 19:14). Na manhã seguinte, os anjos conduziram Lot, sua mulher e suas duas filhas (que, não graças a Lot, ainda eram virgens) para os limites da cidade e disseram “Pernas pra que te quero, Lot e companhia!”. Mas havia um porém: “Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás." (Gênesis 19:17). Mas Lot não queria ficar nas montanhas, sem TV a cabo, internet e essas coisas, e pediu que os anjos não destruíssem uma cidade próxima, que tinha um hotelzinho maneiro. “Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes.” (Gênesis 19:21).

Finalmente, nosso bom e misericordioso Deus manda um bombardeio de enxofre e fogo sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, para cortar o mal da putaria e avacalhação pela raiz. “E destruiu essas cidades e toda a planície, assim como todos os habitantes das cidades e a vegetação do solo.” (Gênesis 19:25). Erguei as mãos e dai glória a Deus! Pensa que acabou? A esposa de Lot, ao escutar o som de uma cidade sendo destruída, cometeu o gravissíssimo e imperdoável pecado de olhar para trás. O Senhor, para reforçar o argumento de que ele mata mesmo, transformou a mulher numa coluna de sal.

Ok, ok, agora acabou, certo? Errado, infiel! Nosso amigo Lot ficou com a pulga atrás da orelha e resolveu se mudar para uma caverna na montanha com suas duas filhas. “A mais velha disse à mais nova: ‘Nosso pai está velho, e não há homem algum na região com quem nos possamos unir, segundo o costume universal. Vem, embriaguemos nosso pai e durmamos com ele, para que possamos nos assegurar uma posteridade.’" (Gênesis 19:32). Simples assim, amigo leitor. As filhas de Lot resolvem que vão transar com o próprio pai, já que o bom Senhor pulverizou os outros homens da região. “Elas fizeram, pois, o seu pai beber vinho naquela noite. Então a mais velha entrou e dormiu com ele; ele, porém, nada notou, nem quando ela se aproximou dele, nem quando se levantou.” (Gênesis 19:33). A quantidade de vinho foi exata para fazer o velho não perceber nada e ao mesmo tempo não perder a... tenacidade, se é que você me entende. Que precisão! E na noite seguinte foi repeteco com a filha mais nova. Dessa forma, Lot se tornou ao mesmo pai e avô de duas crianças chamadas Moab e Ben-Ami.

Uma família em que as duas filhas embriagam o próprio pai para transar com ele, está de acordo com os preceitos de Deus, e merece ser poupada do massacre que ele fez. Serei eu antiquado? Ufa, agora acabou, irmãos e irmãs. Amém!

17 comentários:

  1. Esqueçam "garganta profunda" e "fiz pornô e continuo virgem". Isso é um clássico! Gostei "a Lot" (hein? hein?)

    ResponderExcluir
  2. Olhou!
    Pra tras!
    E se deu a mal a mulher de Lot,
    virou uma estatua de sal!
    Ooooooolhou! Pra tras!
    E se deu mal a mulher de Lot,
    virou uma estatua de sal!

    ResponderExcluir
  3. Marcio - Que bom que você gostou. Mas esquecer essas duas obras da sétima arte é quase impossível. Há cenas que queimaram minhas retinas!

    ResponderExcluir
  4. Certamente, irmão! Se tivesse queimado alguma outra coisa, estaria sujeito a uma chuva de fogo e enxofre...

    ResponderExcluir
  5. Comentei sobre o antigo testamento com um amigo muito religioso, e ele disse que pode queimar, que o que vale agora é o novo.
    Será que meus netos ouvirão que pode queimar o novo tambem?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo - Muito interessante isso que seu amigo falou. Eu já ouvi coisa parecida.

    Me parece que o Antigo Testamento é motivo de "vergonha" para alguns cristãos. Primeiro porque eles compartilham esse livro com os Judeus, e religiosos geralmente não gostam de compartilhar nada com as religiões "erradas" (ainda mais a religião que crucificou Jota Cê). Segundo, porque ele é mais absurdo que o novo testamento (vide este blog).

    Mas, gostem ou não, os cristãos crêem em preceitos baseados neste livro. O novo testamento foi criado para "se ajustar" a uma profecia do Velho Testamento (JC é o descendente de Davi profetizado).

    E, sinto muito, é o mesmo Deus.

    Recomende este blog para o seu amigo, caso isso não coloque em risco a amizade de vcs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu acho q ja mencionei isto, mas em geral o pessoal nao queima o antigo testamento, afinal tem o livro de Salmos e Proverbios q sao amplamente usados. O habito do Cristao moderno eh escolher o q ele quer do antigo testamento e descartar o ele nao quer. Por exemplo, quando condenam homossexualismo em Leviticos eles dizem q eh a palavra de Deus e q temos q obedecer. Quando fala q nao podemos comer avestruz em exodo e apedrejar a mulher adultera eles dizem q nao vale porque esta ordem era na epoca da lei antes da vinda de Jesus. O Deus porem eh o mesmo. o Rafa ta certo neste ponto. Interessante notar eh q Deus fica mais bonzinho em livros recentes e milagres mais raros, provavelmente relacionado ao maior refinamento das estorias. Uma coisa eh contar um conto da carochinha q aconteceu 6000 anos atras, outra eh descrever o q aconteceu ontem. eh bem mais facil dizer q uma coluna de fogo apareceu no deserto ha 5537 anos atras do q convencer o pessoal q ontem tinha uma coluna de fogo guiando o seu carro na rodovia.

    ResponderExcluir
  8. É, por aqui tem colunas d'água guiando os carros.

    ResponderExcluir
  9. Lá vai:

    1) Quer dizer, então, que o velho Jay aparece para Abraão "no maior calor do dia"? Hummm... Curioso notar que os sintomas da insolação incluem pele seca e quente, pulso rápido, temperatura do corpo alta, dor-de-cabeça, tontura, cólicas abdominais e, pasmem, DELÍRIO. Capiche?

    2) Repare, ainda, que Lot, a exemplo de seu tio, "mandou cozer pães". Logo, deve ter sobrado para futura estátua de sal.

    3) Lot pede que não façam nada com os anjos "porque se acolheram à sombra do meu teto". Ora, mas as donzelas virgens se acolhem onde? Sobre o teto do vizinho? Acho que não, pois, segundo consta, ainda eram virgens...

    4) A julgar por informações cinematográficas (vide "Dogma", de Kevin Smith, 1999), anjos são seres assexuados. Ao tirarem a roupa, apresentam anatomia externa semelhante a de um Ken despido. Portanto, das duas, uma: ou os sodomitas não conheciam esse viés, ou estavam interessados nas cloacas angelicais.

    5) O trecho em que os anjos “feriram de cegueira os homens que estavam fora, jovens e velhos, que se esforçavam em vão por reencontrar a porta”, associado ao hábito sodomita de Baco (deus do vinho, da ebriedade, dos excessos, especialmente sexuais, e da natureza), me fez lembrar da obra de Saramago, "Ensaio sobre a Cegueira".

    6) Depois do SHAZAM dos anjos, bem que Lot poderia ter celebrado à moda Hank Moody, com um sonoro "Mothe' fucka".

    7) O que esperar de um romano fora dos muros do Roma? Oras, que romano seja! Pois é exatamente o que deveríamos esperar das filhas de Lot, pois sodomitas são, não? Ta certo que com o pai é sacanagem (literalmente), mas já vimos isso antes no tal livrão.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  10. Ah, istrando o post:

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lot_and_his_Daughters.jpg

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lot_daug.jpg

    Salute.

    ResponderExcluir
  11. Clau
    1) Se Deus tivesse aparecido a Abraao apos ele ter tomado cha de cogumelo ainda assim seria veridico. Pois Deus tem controle de tudo incluindo as alucinacoes q vc tem.

    2)Claramente vc nunca fez pao. Eu faco o meu proprio pao, usando o Five Minutes Artisan bread (http://www.nytimes.com/2007/11/21/dining/211brex.html) e vendo a receita eh obvio q o sal nao veio do pao. A biblia diz o homem tem q ser o sal da terra, entao sal da estatua veio dos homens q queimaram em Sodoma. Deus poderia ter usado o mar morto mas preferiu usar esta forma mais poetica em que Ele queima os homens e usa o sal pra fazer a estatua.

    3) Naquela epoca as donzelas virgens se escondiam debaixo da cama, o autor simplesmente omitiu esta parte.

    4)Sim os anjos sao assexuados, mas vale lembrar q o anus nao eh um orgao sexual e Lo protegeu os anjos de sodomia, por isto ele foi recompensado.

    5)A biblia tambem diz em Baruc 12:57 que o Senhor eh conosco e o fogo da capsaicina faras arder os olhos dos teu inimigos. Este versiculo eh base para o dito popular Pimenta nos olhos dos outros eh refresco

    7) A filhas de Lot nasceram em Sodoma diferentemente de Lot q se mudou pra Sodoma. Elas eram sodomitas, mas Lot nao. Apesar do texto nao trazer detalhes fica claro q Lot era um homem justo e nao sodomizou as proprias filhas apesar de ter dormido com elas. Vc tem que entender q sexo nao quer dizer sodomia.

    ResponderExcluir
  12. Beto tbm é cultura!

    1) Então Deus controla minhas alucinações? Isso faria dele o diretor de cinema mais desorganizado da Terra (e fora dela tbm...).

    2) Quis dizer que deve ter sobrado para a esposa de Lot para fazer o pão. O sal... ah, fod*-se o sal. (Vai sal no pão?). rsrsrsr

    3) Portanto, dozelas e pinicos dividiam o mesmo espaço.

    4) É vero. Eu tbm recompensaria que meu c* protegesse.

    5) Gostei muito de conhecer a origem do verbete em Baruc 12:57. Essa referência vai para os anais (não os angelicais...).

    7) Se c* de bêbado não tem dono, pênis tbm não deve ter. Portanto, não culpo o pobre Lot. Além disso, sodomia, segundo o Wikipedia, "é uma palavra de origem bíblica usada para designar as perversões sexuais, com ênfase para o sexo anal" (atenção aos anjos cujos c*s foram protegidos por Lot). Então, sodomia não é apenas sexo, mas sexo com perversão. Não?

    Abç,

    ResponderExcluir
  13. Vocês dois são perversos ou pervertidos?

    ResponderExcluir
  14. Wikipedia: "Perversão é um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivíduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais e/ou ortodoxos para um determinado grupo social. Os conceitos de normalidade e anormalidade, no entanto, variam no tempo e no espaço, em função de várias circunstâncias."

    Porém, prefiro uma definição a la Veríssimo: perversão vem de latim "per vertio", por sua vez derivado de "per vertere" e que remete à noção de "pôr de lado" ou de "pôr-se à parte". Considerando que colocamos os preceitos ético-religiosos de lado para discutir o livro "sagrado", penso que, aqui, mais nos revestimos da perversão que da perversidade. Afinal, não somos maus. Apenas somos descompromissados com o livrão.

    ResponderExcluir