sexta-feira, 19 de março de 2010

Gênesis 23-24


Celebrai! A boa notícia é que Gênesis 23 pode ser trocado em miúdos: Sara, a mulher-maçaneta (que todo mundo passou a mão), empacota aos 127 anos de idade. Abraão, querendo um bom jazigo para sua defunta, a enterra numa caverna na terra de Efrom. E fim.

A má notícia é que Gênesis 24 é um capítulo um pouco mais longo. Mas juntos chegaremos lá! Avante.

O velho Abraão chama seu mais antigo e fiel escravo e diz “Mete tua mão debaixo de minha coxa.” (Gênesis 24:2). Ó-quêi-pó-pará! Teria o velho ficado pervertido com a ausência de Sara? Mete a mão debaixo da coxa? E depois? Cheira? Ica. Mas não é nada disso, hereges pecadores da mente pútrida e pestilenta. Era desse jeito que se fazia uma promessa nos tempos bíblicos. “Quero que jures pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para mulher de meu filho nenhuma das filhas dos cananeus, no meio dos quais habito; mas irás à minha terra, à minha parentela, e lá escolherás uma mulher para o meu filho Isaac." (Gênesis 24:3-4). Abraão quer que seu filho mantenha a tradição endogâmica familiar e não se misture com a gentalha que o cerca, por isso pede ao seu servo que vá buscar uma mulher em sua terra natal.

Mas o astuto escravo sabe que a coisa pode ser mais complicada: Um camelo vai para onde você puxar. O escravo, ao contrário de Abraão, sabe que uma mulher é um pouco diferente de um camelo, e indaga: “Talvez essa mulher não me quererá seguir a esta terra; nesse caso, poderei reconduzir o teu filho à terra de onde saíste?" (Gênesis 24:5). Abraão diz “Guarda-te bem de reconduzir para lá o meu filho! (ou, em bom Português, “o caralho que você vai reconduzir para lá o meu filho!”)(...) se ela não te quiser seguir, estarás desobrigado do juramento que te impus. Somente não reconduzas,de forma alguma, para lá o meu filho." (Gênesis 24:6-8). Ok, não precisa dar chilique. “Pôs, então, o servo sua mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e fez-lhe o juramento que ele pedia.” (Gênesis 24:9). Eu juro que não inventei essa história da mão na coxa.

E assim partiu o escravo para Nacor, levando camelos, ouro e toda sorte de eletro-eletrônicos, em busca de um pitéuzinho para Isaac. Já nos arredores da cidade de Nacor, nosso amigo resolveu parar sua comitiva num poço para dar um relax. E aproveitou para pedir uma ajuda ao Senhor na sua missão: “Senhor, Deus de Abraão, meu senhor, fazei-me encontrar hoje o que desejo, e manifestar vossa bondade para com meu senhor Abraão. Eis-me aqui, de pé, junto desta fonte onde as filhas dos habitantes da cidade virão buscar água. Portanto, a donzela a quem eu disser: ‘Inclina o teu cântaro, por favor, para que eu beba’ -, e me responder: ‘Bebe, e darei de beber também aos teus camelos’ -, essa seja a que destina ao vosso servo Isaac. Por isto conhecerei que manifestais vossa bondade para com meu senhor." (Gênesis 24:14). Improvável, né?

Mas Deus é pai e foi tiro e queda! Surgiu imediatamente uma jovem chamada Rebeca com um cântaro nos ombros. “A jovem era extremamente bela, virgem, e homem algum a havia possuído.” (Gênesis 24:16). Extremamente bela e extremamente virgem. E quando o escravo pediu água, a jovem seguiu o script direitinho: "Bebe, meu senhor. Vou buscar água também para os teus camelos, para que todos bebam." (Gênesis 24:18-19). Bingo! Para impressionar a moça, o escravo saca um anel e dois braceletes de ouro e pergunta: “Haveria na casa de teu pai um lugar para passarmos a noite?" (Gênesis 24:23). Eu responderia: “Alguém que anda com anéis e braceletes de ouro a dar com pau, não tem dinheiro para se hospedar num hotel, ó nobre estrangeiro?”. Mas Rebeca não é ranzinza e rude como o autor que vos escreve, e responde: “Há em nossa casa palha e forragem em abundância, e também lugar para passar a noite.” (Gênesis 24:25).

Rebeca voltou saltitando para sua humilde residência e, tilintando o ouro que acabara de ganhar, contou o ocorrido para sua família. Seu irmão, Labão (me pergunto se esse era o nome dele mesmo, ou se era um apelido em virtude do tamanho do... ah, deixa pra lá), vê no abonado estrangeiro uma chance para amarrar seu burrinho na sombra. "Vem, bendito do Senhor, disse ele, por que permaneces aí fora? Preparei a casa e um lugar para os camelos." (Gênesis 24:31). E, na mesa do jantar, o servo de Abraão resolveu abrir o jogo: “Eu sou escravo de Abraão. (...) O meu senhor fez-me jurar que eu não escolheria para o seu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, em cuja terra ele mora, mas que viria à casa de seu pai, à sua família, para aí escolher uma mulher para o seu filho.” (Gênesis 24:34-38). Labão e o pai de Rebeca, Batuel, não hesitaram em entregar a moça ao escravo estrangeiro. “Eis aí Rebeca: toma-a e parte. Que ela seja a mulher do filho de teu senhor, como o Senhor disse." (Gênesis 24:51). E para deixar todo mundo feliz, o escravo encheu Rebeca e sua família de fabulosos presentes, como perfumes importados, iPods® e calçados Nike®.

Na manhã seguinte, quando o escravo estava se preparando para sair e levar sua mulher-troféu de volta para casa, Labão e a mãe de Rebeca disseram: “Fique a jovem ainda conosco alguns dias, ao menos dez dias; depois disto partirá." (Gênesis 24:55). Aí fodeu. Estava tudo certinho, no esquema: o escravo voltando para casa com uma mulher para Isaac, e todo mundo feliz cheio de presentes. E aí vem Labão e a velha com esse papo de “veja bem”? Nananina, o escravo não gostou nada dessa quebra de contrato. “Não me retenhais, tornou ele: pois que o Senhor fez bem-sucedida a minha viagem, deixai-me partir e voltar para o meu senhor." (Gênesis 24:56). E agora? Como resolver esse angu de caroço? “Chamemos a jovem, disseram eles, e perguntemos-lhe o seu parecer." (Gênesis 24:57). O que?!? Eles vão perguntar para Rebeca o que ela acha?!? Glória, Senhor! Ao ser questionada se queria partir com o escravo, Rebeca disse “sim” (Gênesis 24:58)! E assim ela partiu, “juntamente com sua ama-de-leite, com o servo de Abraão e seus companheiros.” (Gênesis 24:59).

Isaac viu de longe a comitiva se aproximando, e Rebeca também viu Isaac. “Ela disse ao servo de Abraão: ‘Quem é aquele homem que vem ao nosso encontro no campo?’ É o meu senhor’, respondeu ele. E ela tomou depressa o véu e cobriu-se.” (Gênesis 24:65). Seria o véu um embrulho de presente? “E Isaac introduziu (em) Rebeca na tenda de Sara, sua mãe. Desposou-a, e ela tornou-se sua mulher muito amada. E desse modo Isaac consolou-se da morte de sua mãe.” (Gênesis 24:67). Peraí! Quer dizer que o escravo, eu e você passamos por tudo isso para que Isaac se consolasse da morte da mãe? Me poupe.

Me parece que as histórias bíblicas estão mudando um pouco. Convenhamos que foi um avanço a opinião da jovem Rebeca ser levada em consideração. Deus também parece estar agindo de forma mais indireta. Estou até com saudades do velho Javé que mandava chuvas de fogo e enxofre quando estava entediado. Me pergunto se ele vai voltar. Mas a mensagem é que o velho Abraão não queria seu filho se misturando com outro povo/etnia/religião. Soa familiar?

25 comentários:

  1. Sara: passou a vida tendo a caverna enterrada, acabou enterrada na caverna.

    ResponderExcluir
  2. Marcio rápido no gatilho...pensei que ia inaugurar os posts. Mas tudo bem, valeu o trocadalho hein?!?!?
    Irmão, obrigada por esta dádiva...achei que tinha desistido: “Mete tua mão debaixo de minha coxa.” e jura que vai terminar de ler o livrão!
    Nós não te abandonamos!
    Amém

    ResponderExcluir
  3. Marcio - Este é um blog de respeito, voltado para a família. Suas piadas chulas e de baixo calão não serão toleradas.

    Ana - Amém! Desistir nunca, retroceder jamais!

    ResponderExcluir
  4. Caro monsenhor exegeta Barreto,

    Este capítulo do Gênesis se assemelha mais a uma novela mexicana do que os anteriores. Morte da mamãe, bulinação homoafetiva, um escravo (eunuco?) alcoviteiro, uma moça sem vergonha e Labão, que parece nome de mecânico Português, daqueles que traçam todo mundo (até o escravo). Fica claro que esse capítulos abraânicos são mesmo o simples registro genealógico de uma família que, devido ao seu sucesso econômico, achava-se escolhida por Deus. De família a "povo", foi só um passinho de camelo. O engraçado é que tudo isso reaparece muito depois com Calvino e os protestantes avarentos.

    Quanto à questão da Rebeca, andei lendo umas coisas sobre a teoria de que o povo judeu teve, em suas origens, uma hierarquia matriarcal. Nesse caso, a honra de ter se casado com Rebeca foi toda de Isaac, pois essas personagens bíblicas seriam algo como sacerdotisas poderosas, virgens (será?) vestais de Canaã. Por isso o escravo pergunta a opinião da garota tarada, que manda um "caguei"para a família e vai ao encontro de seu príncipe do deserto. Quanto à Sara, a mesma coisa. Aí aos poquinhos os sacerdotes e escribas mais mudernos foram retirando essas evidências para valorizar ainda mais o Deus único e o patriarcado. Isso meus irmão, censura nelas!!!

    A novela mexicana está ficando mesmo interessante, pois agora teríamos até mesmo dois golpes do baú!

    Abraços a todos, a paz de (Inri) Christo!

    ResponderExcluir
  5. Creio que o número de pessoas neste mundo de meu Deus que conseguem usar a palavra "exegeta" cabe folgado num Fuscão 1966 azul-bebê. E tamanha é a benção que cai sobre mim, que uma dessas pessoas agora contribui para este blog.

    O fato é que Rebeca ainda será combustível para muito dramalhão mexicano. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
  6. And he is back again!

    Pois é... Sara se foi. A caverna-jazigo ficou pequena com tantos marmanjos que possuíram a defunta, dando (ui!) o último adeus. E os vermes completariam o grupo dos que traçaram Sara.

    Agora, convenhamos... sei que vivemos uma época de liberdade sexual e tals. Mas esse negócio de "Mete tua mão debaixo de minha coxa" a pretexto de promessa é um tanto suspeito. Reparem que isso aparece exatamente em Gênesis 24. Seria um sinal?

    Fiquei tão intrigado com essa maneira peculiar de assinalar um compromisso que decidi fazer uma breve busca na internet. Corroborando minha hipótese homofílica, encontrei um livro on-line chamado "Formação de Pregadores" que traz os seguintes esclarecimentos: "A expressão 'mete tua mão debaixo de minha coxa' significa tocar os órgãos genitais. É que se trata de um compromisso muito sério e transcendente" (aos que duvidam, consultem a página 116 do livro neste link: http://books.google.com.br/books?id=tBM6dA34qWIC&pg=PA116&lpg=PA116&dq=%22Mete+tua+m%C3%A3o+debaixo+de+minha+coxa%22&source=bl&ots=K42xrdIa7V&sig=ASuVAX3C9RrokN2Wl1mWx4C-fnE&hl=pt-BR&ei=rSCkS8XYGI60tgej67GECg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CCUQ6AEwCA#v=onepage&q=%22Mete%20tua%20m%C3%A3o%20debaixo%20de%20minha%20coxa%22&f=false).

    Imagine vc fazendo uma promessa a um amigo. Ao final da fala, seu amigo pede para vc dar uma "pegadinha" para selar o compromisso. Será que tem como não soar homossexual esse procedimento? Acho que não.


    Saudações periciais,


    PS - “Haveria na casa de teu pai um lugar para passarmos a noite?" (Gênesis 24:23). Eu responderia: "Isso foi um convite?"

    ResponderExcluir
  7. Perito Dias - Se eu entendi bem, o que Abraão disse de fato foi "pega no meu e balança"?

    ResponderExcluir
  8. Pregador Andrade,

    Interpretando adjacentemente o dito por Abraão e os ensinamentos de Salvador Gomes e José H. Prado Flores (autores do livro "Formação de Pregadores"), poderíamos traduzir o "mete tua mão debaixo de minha coxa" de várias formas. Uma dela seria, certamente, o "pega no meu e balança" supra elencado.

    Mas não é a única. Da mesma forma que Isaac traçou Rebeca a pretexto de consolar-se da morte de sua mãe, Abraão estaria procurando novas experiências (sexuais) mandando seu escravo pegar no seu cajado a pretexto de selar um contrato. Veja, Abraão já tinha mais de cem anos, devia conhecer bem os prazeres da carne, mas ainda não havia petiscado no prato do mesmo sexo. Deve ter pensado: "por que não?"

    Outra tradução para a polêmica frase seria o sonoro "pega no meu e diz que é seu".

    Salute!

    PS - “Mete tua mão debaixo de minha coxa.” (Gênesis 24:2). Clodovil responderia: "Isso foi um convite?"

    ResponderExcluir
  9. "Pega no meu e diz que é seu" tem mais ritmo. Quase uma ginga. Parece mais adequado para alguém que mudou o nome de Abrão para Abraão por questões rítmicas.

    ResponderExcluir
  10. Talvez no Livro dos Salmos, ou no Cântico dos Cânticos, exista algum poema explicando melhor esse assunto tão sutil:

    O fiel escravo de Abrãao
    Em sua tenda apareceu
    Ouviu então de seu patrão
    Pega no meu e diz que é seu...

    ResponderExcluir
  11. Desentendido, se curvou
    E do patrão viu a lança
    Quando Abraão continuou
    Pega no meu e balança...

    ResponderExcluir
  12. Pensem no seguinte,

    Você é um escravo. Se senhor te diz o seguinte: toma esses animais, essas jóias, essa grana e viaja pra outro país para buscar uma noiva para o meu filho. Vocês como escravos fariam:
    a) Buscariam a bendita e a trariam são e salva
    b) Fugiriam como loucos ensandecidos
    c) Fugiriam como loucos ensandecidos e ainda trocariam o anel de Rebeca
    d) nda

    Aguardo

    ResponderExcluir
  13. varias coisas
    O nome Labão siginifica "branco" o q me leva a crer q o escrivao errou na grafia do nome original "Albão" este sim muy branco.
    Vejam esta foto reveladora do resgaste de Rebecca.
    http://www.aiwaz.net/hires.htm?image=uploads/gallery/rebecca-and-eliezer-4973.jpg?length=44

    Se vcs derem um zoom da pra ver claramente q o escravao nao era eunuco, e estava com a espada em riste.
    A foto tambem revela q Rebeca era vesga e sua melhor "amiga" do lado direito com um osso na cabeca era um traveco chamado Adamastor. Atras de Adamastor vc tambem ve Martinha e Jessica as duas amigas lesbicas de Rebecca.
    Voltando pra foto de Rebeca alguem pode me esclarecer prq esta vadia ja foi levantandao a saia pro escravo. Vagaba, levanta a saia e ainda aperta as tetinhas!
    A esquerda do escravo da pra ver a patota de Rebeca desfilando o novo visual Medusa
    No fundo vestindo branco temos Carla q estas a pescar no poço. Mais a frente vestindo vermelho encostada no poço temos Josefa q era autista e deixou-se distrair pela espada do escravo e comecou a colocar agua no chao. Felizmente Queila veio ao seu socorro e colocou um vaso pra pegar a agua de Josefa, percebam como ela ja tinha derramado boa parte no chao.
    Atras de Josefa em rosa e azul, temos outro casal de lesbicas, Dayse e Marilia. Marilia ama Dayse loucamente, mas esta soh tem olhos pra Sofia. Sofia eh casada com um marido muito violento, na ocasiao ele havia deslocado o queixo da coitada com um direto de esquerda, por isto ela usa a faixa no queixo pra tentar segurar a mandibula no lugar.
    Lidiane e Livia, agaixadas no fundo, discutem se esta moda medusa realmente vale a pena.
    De todas as amigas de Rebeca talvez a unica amiga inteligente eh Eliane, vestindo amarelo, q ao ver a espada do escravo colocou o vaso na cabeca e pos se a correr.

    ResponderExcluir
  14. Eu ficaria com a alternativa "d) nda". Se eu de fato fosse o escravo, eu daria uma passada pelo tal posso, com as riquezas pagaria o dote da mulherada e gerenciaria uma casa de tolerância a preços módicos. Seria um belo investimento, não?

    Rebeca seria "my precious" do rebanho. Adamastor seria o segurança. Martinha e Jessica fariam shows lesbianos, dividindo o palco com Dayse e Marilia. Sofia seria nossa especialista em sadomasoquismo, dada a experiência com o marido. Lidiane e Livia, além dos programas, cuidariam das vestimentas das meninas e da decoração. Josefa seria a iguaria da casa e Queila cuidaria dos quitutes, além de ser "quitutada". Eliane, a mais esperta da turma, seria responsável pelas finanças e contabilidade do estabelecimento.

    Talvez eu até convidasse Abraão para me ensinar a arte de gerenciar mulheres, como bem fez com a falecida Sara, oferecendo-a a diversos homens de posses. Assim a casa seria bem frequentada.

    ResponderExcluir
  15. O empreendedorismo do Clau me espanta.

    ResponderExcluir
  16. Guruuuuuuuu! Quanta falta senti de suas palavras!
    Entrega teu doutorado como sacrifício a Jeová, queima-a, ele te dará em dobro, guru! Dois títulos de doutor ou dois novos experimentos?!?
    Exegeta?!? Ah, pqp! Não tô dentro do fusca 1966 azul-calcinha e tô com mega preguiça de procurar o significado no dicionário...tô fora de google tb, hj é domingo, dia do Senhor, aleluia!

    ResponderExcluir
  17. Se ideia do Clau der certo exigirei participacao nos lucros. Serei cafetao do cafetao

    ResponderExcluir
  18. Ai, ai, ai... em meio a discussão de royalties da atividade petrolífera do pré-sal, já tem gente querendo cobrar royalties sobre meu empreendimento de diversão sexual.

    Se eu tivesse que pagar os tais royalties, que fosse para o escritor da bíblia que começou tudo isso. Rsrs

    ResponderExcluir
  19. Sim, mas como representante de Jay na terra exijo minha quota

    ResponderExcluir
  20. Então Isaac precisou arranjar outra mulher pra se consolar da morte da mãe? Teria isto alguma relação com o tal complexo de Édipo?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Rafael! Quanto mais tempo falta até ao lançamento do próximo episódio? Estou de tal forma desesperado que pondero começar mesmo a ler a bíblia de uma ponta à outra! Mas sem os teus comentários perde parte da piada...

    Continuação de bom trabalho. "Ama Ateu Próximo" (ver link)

    ResponderExcluir
  23. Ateu Próximo - Hoje a noite sai um post novo! Celebrai! Não cometa o erro de ler a Bíblia sozinho... sei por experiência...

    Seu blog é excelente! Se me permite, irei adicioná-lo à lista de links no meu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelo elogio, mas excelente mesmo é a Bíblia... com limão e gelo.
    Vou também adicionar o teu link, nem imaginas as gargalhadas que já dei a ler este Blog!

    ResponderExcluir