terça-feira, 11 de maio de 2010

Gênesis 26


"Isaac e Rebeca brincando de pau-de-sebo" - 1518-1519, afresco de Raffaello Sanzio.

Senhor Javé! Rogo para que me ilumine! Como, ó, como, Senhor Meu Deus? Como o maior best-seller da história pode ser tão ruim? Me acompanhe, herege leitor.

Recordemos Gênesis 12: Abraão muda-se para o Egito. Abraão, para salvar o próprio cu, diz que sua esposa Sara é sua irmã. O Faraó fode Sara e Deus fode o Faraó.

Não precisamos retroceder muito para recordar Gênesis 20: Abraão muda-se para as terras do Rei Abimalec. Abraão, para salvar o próprio cu, diz que sua esposa Sara é sua irmã. Abimalec quase fode Sara e Deus quase fode Abimalec.

Em Gênesis 26, uma fome se abate sobre a região e Isaac muda-se, com sua esposa Rebeca, para o reino do mesmo Abimalec. Agora, quem adivinhar o que acontece, vai concorrer a um brinde exclusivo do Bíblia com Limão e Gelo: um consolo de borracha anti-alérgica com a inscrição “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” em alto relevo! Adivinhou? Parabéns, leitor! É exatamente isso! Isaac, para salvar o próprio cu, diz que sua esposa Rebeca é, pasmem, sua irmã.

Abimalec, que apesar de já ter caído no golpe antes, se surpreende ao flagrar Rebeca brincando de pega-vareta com Isaac e diz: “É evidente que é tua mulher! E como dizias tu que era tua irmã?". Isaac, ainda abotoando seu jeans, responde “Porque eu temia que me matassem por causa dela.". Abimalec, emputecido, brada: "Que nos fizeste? Um pouco mais e alguém do povo teria abusado de tua mulher, e terias atraído o pecado sobre nós!" (Gênesis 26:9-10). Se fosse irmã, não seria abuso e nem pecado, segundo a lógica bíblica. “Então Abimelec mandou publicar (no twitter?) diante de todo o povo que seria morto quem quer que tocasse naquele homem ou em sua mulher.” (Gênesis 26:11). Foi só no meu saco que essa história já deu? Obrigado.

O que se passa depois é uma bocejante disputa entre Isaac e o filisteus por poços de água, mas vou poupá-lo deste sofrimento. Se você, leitor com conhecimento bíblico, sabe de alguma importância histórico-cultural dessa pentelhação, nos ilumine na caixa de comentários. Porque, pra mim, parece só algo tão vago que um padre/pastor pode usar como metáfora para o que for mais conveniente.

Pra finalizar, Esaú “tomou por mulheres Judite, filha de Beeri, o hiteu, e Basemat, filha de Elon, o hiteu.” (Gênesis 26:34). Não me surpreende que um homem vermelho e peludo tenha duas esposas. Não explica bem porque, mas “elas foram um motivo de desgosto para Isaac e Rebeca.” (Gênesis 26:35). Seria porque elas são filhas de hiteus e não pertencem ao povo escolhido descendente de Abraão? Quem quer ser xenofóbico e preconceituoso encontra respaldo na nossa Bíblia Sagrada. Vou lá ajoelhar no milho que dói menos.

51 comentários:

  1. " Eitcha peintcha!"
    Dessa vez o profanador sentou o pau na galera toda!
    Tô ajoelhada no sal grosso, pra não queimar nas profundas do inferno, por ser leitora assídua dessa tal bíblia ácida.
    Aff!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, a explicação para disputa dos poços é simples! A cidade que foi fundada ao redor do poço chama se Bersebá, certo?
    Então, olha o clima de Bersebá. http://en.wikipedia.org/wiki/Beersheba#Geography_and_climate
    Entre Julho e Agosto nao cai nenhuma gota de água. Chovem míseros 190 mm de água por ano nesta cidade que fica ao Norte do deserto do Negev (Seco, árido em hebraico). Logo fundar um poço era um grande feito. Agora o que eu não entendo é porque Abimeleca fez as pazes com Isaac no final do capitílo sob a justificativa que ele viu o sinal de Deus sob Isaac. Como assim? O que ele viu? Esta estória esta mal contada

    ResponderExcluir
  3. "Porque, pra mim, parece só algo tão vago que um padre/pastor pode usar como metáfora para o que for mais conveniente" [2]

    Nada a acrescentar, ó sábio guruuuzzzzzz...

    ResponderExcluir
  4. Caro Beto.

    Isaac tinha m grande D tatuado na bunda. E cara tanto eu quanto você teríamos medo de alguém com um grande D tatuado na bunda.

    ResponderExcluir
  5. Ué... quem não tem uma grande letra do alfabeto tatuada na bunda que atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir
  6. Rafa, respostas para suas duas primeiras perguntas:
    - coma, meu filho, coma.
    - pergunte ao Paulo Coelho.

    ResponderExcluir
  7. Para mim isto só mostra que o povo da biblia era um conjunto de mariquinhas que tinha medo da sua própria sombra...
    Tinham medo de ser mortos por causa das mulheres, tinham medo de ser vistos nus (noe) e tinham tanto medo de deus que até estavam dispostos a matar o seus próprios filhos...
    já agora javé não tinha prometido a abrão que a sua descendência ia ser tão numerosa como as estrelas? o que só havia 2 estrelas naquela altura era?

    ResponderExcluir
  8. Rafa achei sei blog hj, e estou adorando!
    Os posts e os comentários são ótimos :)
    Agora vc já tem mais um seguidora, hehehe
    Bjo! E força na leitura!

    ResponderExcluir
  9. Marcio - Obrigado pelas respostas. Mas eu prefiro aguardar a resposta de Javé, para quem eu dirigi a pergunta. Desculpe parecer grosso. Aliás, desculpa pôr tudo, tá?

    Cetadrius - Realmente o povo vivia na pontinha da cadeira. Pudera, com Javé no poder, ninguém podia sair da linha.

    Bá - Que bom que vc gostou! Comente, comente, comente!

    Vicente Lino da Natividade Apelidado: NEL - A honra é toda minha! O seu blog dá um cacete no meu e eu nunca ganhei um apelido bacana assim como o seu.

    Percebi, pelo seu blog, que não é ateu como a "corja" que aqui frequenta. Também estou certo que tem a inteligência e o bom humor para ignorar minhas mal-criações e contribuir com comentários esclarecedores. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael,
    Qual foi o placar final do jogo dos poços? Ou o jogo não teve fim?

    P.S.: Seu novo "seguidor" desertou?

    ResponderExcluir
  11. Ah, curiosidade: e se fossem ateus, ao invés de hiteus?

    ResponderExcluir
  12. Hudson - Como sempre, os descendentes do queridinho do Senhor levaram a melhor.

    Se fossem ateus, creio que Isaac e Rebeca ficariam igualmente desgostosos. Que pai gostaria que seu filho se casasse com pessoas ruins, cruéis e sem moral como ateus?

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas informações.

    Em seu sítio de notícias políticas, Richard Stallman ( http://www.stallman.org/archives/polnotes.html ) chama a atenção para efeitos do poder que têm os meios de comunicação de massas: agora há uma religião "Jedi", inspirada em uma série de filmes! Veja:

    http://altreligion.about.com/od/alternativereligionsaz/a/jedi_religion.htm

    ResponderExcluir
  14. Not least, but... last.

    1) Relembrar é viver. E Gênesis 12 e Gênesis 20 são, de fato, passagens que vale a pena ser lembradas. O autor do livrão, como alguém que escreve uma novela fantástica, parece corroborar dessa idéia. Tanto que repetiu a trama por três vezes. Percebam que autores atuais tabém repetem fórmulas de sucesso, como fez Dan Brown com "Fortaleza Digital", "Anjos e Demônios", "Ponto de Impacto" e "O Código Da Vinci".

    2) “Então Abimelec mandou publicar diante de todo o povo que seria morto quem quer que tocasse naquele homem ou em sua mulher.” (Gênesis 26:11) Só para que fique claro, esclareçam: de que "tocar" estamos falando?

    3) Que raios é um hiteu? Wikipedia não soube me responder.

    4) Esaú, a versão ruiva de Tony Ramos, tinha duas mulheres. É fato que algumas noras não agradam as sogras. Mas isso ocorrer com duas ao mesmo tempo e relacionadas a um mesmo filho era inédito na época, não?

    5) Onde foi parar Jacó a essa altura?

    6) Jedaiismo! Eis a solução! Sacerdote Andrade, que a força esteja com vc!

    ResponderExcluir
  15. 3) Parece que hiteu é o mesmo que hitita.

    ResponderExcluir
  16. CRDias

    1) Você complementa a observação do Marcio sobre os livros do Paulo Coelho. Não me espanta que, quem tem a Bíblia na estante, geralmente também tem Paulo Coelho e Dan Brown. Sim, fui preconceituoso e cretino. Obrigado.

    2) Tocar o terror, talvez?

    3) Segundo nosso amigo Hudson, Hiteu é um Hitita. O que me faz lembrar o goleiro colombiano Higuita.

    4) Quantas mulheres já teve Tony Ramos?

    5) Jacó estava ocupado fazendo um curso de corte e costura. Fui preconceituoso e cretino de novo.

    6) Eu já passo o dia de pijama fazendo "uóóómmm" e tentando mexer o controle remoto com a Força. Que bom que isso é uma religião.

    ResponderExcluir
  17. Já eu fiquei decepcionado. Acabo de saber que "Jedi" pronuncia-se "gedai", portanto não é uma versão "Incremented" do editor de textos "Jed". Nem tem nada que ver com jegue. Que pena.

    ResponderExcluir
  18. Heteus sao os filhos de Hete mencionados nos capitulos 23 e 26 de Genesis. Tambem sao conhecidos como hititas. Aparentemente eles desceram o sarrafo e encheram de paulada Ramses II. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hititas

    ResponderExcluir
  19. Segundo o link de Frei Beto "os registros em baixo relevo e relatos da época descreviam os hititas como homens fortes, de estatura baixa, com barbas e cabelos longos e cerrados".

    Se as mulheres hitéias também tinha barba e cabelo cerrado, isso explica a insatisfação dos sogros.

    ResponderExcluir
  20. Agradeço as respostas as dúvidas colocadas.

    "Se as mulheres hitéias também tinha barba e cabelo cerrado, isso explica a insatisfação dos sogros" e a preferência de Esaú.

    4) Segundo o Wikipedia, Antônio de Carvalho Barbosa, vulgo Tony Ramos (?!?!), ", tem um dos casamentos mais estáveis do meio artístico. Casou-se em 1969 com Lidiane Barbosa". Mas me referi à Esaú como a versão ruiva de Tony Ramos não pelas mulheres, mas pela densidade de tricomas corporais. Veja:
    http://2.bp.blogspot.com/_dS9kQEKTQ6o/ST5uCWhUA-I/AAAAAAAAAOw/8AekyY5Npik/s400/tony_ramos.jpg

    ResponderExcluir
  21. Achei todos esse comentarios muito confusos e irritadinhos. Acho que essa turma toda está na TPM.Rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  22. Sim, irritadinhos e confusos, porque o autor do Livrão resolveu encher lingüiça... Felizmente antevejo fortes emoções no próximo capítulo da Gênese.

    ResponderExcluir
  23. Certeira antevisão, Profeta Hudson! Certeira!

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei muito da reedição da Bíblia que está sendo feita aqui, mas me diz uma coisa, vai ter prefácio do autor?

    ResponderExcluir
  25. Obrigado, Carlos, Carlinhos, Getúlio!

    De certa forma, o primeiro interlúdio é um prefácio:

    http://bibliatwist.blogspot.com/2009/11/interludio-por-que-meu-deus.html

    E agradeço a lisonjeira denominação de "autor"! Apesar de achar um pouco depreciativo para os autores de verdade!

    ResponderExcluir
  26. Rafa... o Carlos se referiu ao autor da Biblia, supostamente Jay, nao a vc.

    ResponderExcluir
  27. Frei Beto e suas sempre sábias palavras, hahahaha! (nada pessoal, adorado guru Rafael!)

    ResponderExcluir
  28. Um daqueles rarissimos momentos, bem raros mesmo, em que a sagacidade nao sorriu ao Rafa.

    ResponderExcluir
  29. Tolo que fui... tolo como um Filisteu...

    ResponderExcluir
  30. Fico cada vez mais assíduo neste blog e ansioso por novas postagens! Você foi o eleito para levar a verdadeira boa nova!

    ResponderExcluir
  31. Minha charge predileta sobre a Bíblia:
    http://www.atheistcartoons.com/?p=502

    ResponderExcluir
  32. Monsenhor Rafa!

    A cada capítulo a estória vai ficando cada vez mais recheada de perfídia, orgias e elementos inusitados como poços de água. Até me lembra a ilha de Lost.

    Sei que ainda faltam muitos capítulos, mas estou ansioso pela chegada do livro de Jó. Sempre foi a parte que deixava mais puto!

    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Cadê o novo capítulo? Assim não chegaremos ao final das Revelações antes dO Fim.

    ResponderExcluir
  34. Aardvark não é tamanduá, mas não deixa de ter sua graça essa série de animações:
    http://www.ateueatoa.com/2009/11/historias-engracacadas-da-biblia.html

    ResponderExcluir
  35. eu de faço a uma pergunta: vc ve o amor???mas vc sente e a mesma coisa com Deus vc pode não ve-lo mas pode senti-lo. se vc conhece mesmo a bíblia vc não seria assim (iiidiioootaaaa...), vc sabe muito bem "conhecereis a verdade e a verdade de libertará..." ou seja vc não conhece e se conhece tenta se enganar com mentiras, blasfemea e etc...

    Jesus te ama!!!!!!
    ob.:só mdeixa de ser ignorante e servir a Deus.
    a palavra dele não é por inpressões mais por marcar.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo - Jesus me ama mas, pelo jeito, você não. Eu não sou nenhum perito (mas há quem seja por aqui), mas me parece que, quando você me chamou de "iiidiioootaaaa", você apertou as teclas com muita força. A mesma força que um soldado romano faria para pregar a mão de um condenado na cruz. E isso estraga o teclado. Não que seja da minha conta.

    Realmente eu não conheço a bíblia. Só conheço até o capítulo 26 de Gênesis, caso você não tenha percebido. Convido-o novamente a nos agraciar com seus conhecimentos.

    Agora, sobre sua ob. (que eu imagino que seja obs. de "observação" e não o absorvente interno feminino): Você me diz para deixar de ser ignorante e servir a Deus. Deixar de ser ignorante, estou tentando. Deixar de servir a Deus, é fácil. Me sinto lisonjeado, mas eu nunca comecei, pra falar a verdade.

    A última frase eu não entendi MESMO. Desculpe.

    Darwin te odeia.

    Não, ele não te odeia. Ele está morto e não há qualquer previsão dele ressucitar.

    ResponderExcluir
  37. Como um Santo invocado, eis que aparece o perito. De fato, analisando os vestígios da pressão no comentário anônimo, é possível afirmar que é consistente a hipótese de pressão exacerbada sobre as teclas vocálicas do verbete "idiota".

    Ao fazer tal afirmação, não quer o perito dizer que é a única hipótese possível. Longe disso. Disse, apenas, que não se pode rejeitar tal hipótese. Há de se admitir, entretanto, que outras, menos objetivas, também padeçam da impossibilidade de refutação (como, aliás, alguns argumentam em favor da existência desse tal de Deus).

    A exemplo, seria possível que nobre anônimo estivesse usando da auxese para demarcar sua indignação com a suposta ignorância dos textos neste blog presentes. Ou, quem sabe, poderia o autor do comentário sofrer de um distúrbio de temporalização da fala cujos sons e sílabas não são finalizados e iniciados no tempo adequado (vulgo gagueira). Nesta hipótese, o termo como proposto ("iiidiioootaaaa...") seria uma literalização desta condição (já que a herdabilidade da gagueira beira os 55%).

    Cabe ao perito, ainda, eximir-se de argumentos falaciosos em sua análise. Em especial o "argumentum ad ignorantiam" e o "argumentum ad Baculum". O primeiro caso, admitir-se-ia que algo é verdadeiro apenas por não ter sido provada sua falsidade (como algo do tipo "Existe Deus, pois ninguém provou que ele não existe"). No segundo, assumir-se-ia um fato como verdadeiro utilizando algum tipo de ameaça para impor uma conclusão (tipo "Creia em Deus, ou seu grande membro latejante cairá sobre você").

    Esquivo das falácias, era o que cumpria consignar.

    ResponderExcluir
  38. Perito Dias - A expressão "falando no diabo" me parece mais do que adequada para sua aparição.

    Anônimo - Como você pode constatar no comentário supracitado, aqui no Bíblia Twist nosso compromisso é com a verdade.

    ResponderExcluir
  39. Sábias palavras ao senhor Anônimo, eterno-sábio guru! De fato, O fim está chegando, 2012 está na caaaaaaaara do gol e não temos novos capítulos bíblicos comentados à luz de suas palavras, ó eterno!
    (Anônimo: chamar alguém de "iiidiioootaaaa", não é lá muito cristão, né?)

    ResponderExcluir
  40. PS: o perito Dias tem uma fala muito chique, né? Aiiinn, iiidiioootaaaa que sou... :S

    ResponderExcluir
  41. Alerrandra.

    O que não é cristão é chamar alguém de deus, ou de Jesus ou ainda de espirito santo. Já que acho que tem um mandamento que é algo, não citar o santo nome em vão (é isso?). Quanto a "iiidiioootaaaa" acho.....e repito ACHO que a bíblia não condena, assim chamar a pessoa assim não configura pecado.

    Espero ter esclarecido.

    ResponderExcluir
  42. Obrigada pela tentativa de esclarecimento, Emílo!

    Sinto muito, porém; continuo um pouco confusa (talvez porque eu seja míope), sabe?

    Eu posso chamar qualquer um de deus, Jesus ou de espírito santo em vão, porque não sou cristã. Na verdade, acho que nosso amigo anônimo é quem peca duplamente: aparentemente é cristão, diz que Jesus ama meu querido guru Rafael, apesar de achá-lo um "idioooootaaaa".

    Acho que se Jesus participasse desse blog, ele poderia nos esclarecer melhor certos dilemas e dar sue santo veredito final:

    1) cristãos (anônimos e nomeados) podem usar palavras torpes para com aqueles que não podem ser considerados pecadores porque não são cristãos?

    2)cristãos podem usar o santo nome de Jesus em vão, em vez de serem mais verdadeiros e arrematarem logo algo como: "seu idioooooootaaaa, vc é um idiooooota pecador, e apesar de Jesus te amar mesmo sendo um idiiooota, eu continuo te achando um idioooooota"?
    Que tipo de servo de deus, Jesus e espírito santo é esse?

    Minha miopia é muito grande, prezado Emílio...

    ResponderExcluir
  43. Cara Alerrandra

    Realmente esse tal de anonimo não parecer ser um bom cristão........a não ser que em algum ponto do grande livro encontremos algo como: "Amai a todos os idioooootas, apesar de ainda os considerar idioooootas". Se encontrarmos isso em algum lugar....na verdade nosso querido anônimo será um bom cristão certo?
    Não duvidemos do conteúdo do livrão e nem da maluquice de seus autores.

    ResponderExcluir
  44. hauahauahaua!
    Acho que sim, irmão Emílio! Nosso amigo anônimo é muito menos pecador que todos nós aqui. E se ele cumpre a grande missão cristã de chamar ímpios de idioooootas, é porque Jesus, sabiamente, ordenou a seus súditos seguidores: "Amai ao próximo como a ti mesmo", né?

    ResponderExcluir
  45. Queria esclarecer um grande equívoco apresentado pelo Rafael. Ele acusa o pobre cristão de apertar o teclado com força ao escrever o a palavra idiota. Isto nao é necessariamente verídico. Vejam este exemplo, escreverei a palavra idiota com a suavidade de uma pena, mas a velocidade de uma lesma manca. Iiiiiiiiiddddddiiiiioooooota. Como demonstrei a força nao é a causa da repetição. Quanto a observação (OB) feita pelo anônimo rebento do Senhor, tenho algo a dizer a todos vcs não cristaos desta lista. Tolos, nao percebestes que o tal seguidor do Nazareno estas a falar em línguas estranhas no seu ob. Eis a interpretação das sábias palavras proferidas pele devoto.

    obs.:só deixe de ser ignorante e sirva a Deus.
    A palavra Dele não pode ser entendida por impressões pessoais ou pela sabedoria humana que é loucura para o Senhor. Nem ao menos pode ser entendida através da razão e da lógica, pois é fruto da fé. Inergúmenos e idiotas descrentes que sois, aceitem que palavra de Deus é como espada afiada que divide o cerne dos cedros do Líbano, capaz de deixar marcas de fogo no mais pétreo e gélido dos corassãos.

    ResponderExcluir
  46. Tem mais de um mes q Gen. 27 foi postado. Eh quaresma?

    ResponderExcluir
  47. Rafael, estou sentindo falta de mais um post! já faz mais de um mês!! força ai!!

    ResponderExcluir
  48. Acho que o Rafael resolveu terminar o livrão inteiro (já deve estar lá pelo início de Revelação) antes de postar Gen. 27, pra garantir regularidade nas próximas postagens.

    ResponderExcluir
  49. Amigos - Peço desculpas pelo abandono. O Senhor (ainda) não lançou um raio sobre minha cabeça e eu (ainda) estou vivo! Estive meio enroscado com mudança/trabalho e ainda não retomei o ritmo. Mas Gênesis 27 já está no forno e pretendo publicar até o fim dessa semana de mel deos.

    Obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir
  50. Se Genésio acompanhasse esse blog, diria que o próximo post está demorando porque 27 é um número cabalístico. Não pude deixar de lembrar deste personagem de bioçerossero ao observar o "Gen. 27" (Genésio 27 !?!? Não, eu sei, Gênesis 27...) em um dos comentários supra.

    Salute!

    ResponderExcluir
  51. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: – Regozijai-vos, pois, e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir