sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Interlúdio: Christopher Hitchens (1949 - 2011)

Se você se interessa por esses ateus extremistas e radicais* (e entende Inglês), espero que goste do vídeo abaixo.



* Ateus extremistas e radicais são aqueles que queimam pessoas na fogueira, jogam aviões em prédios, massacram "infiéis"... opa, não... espera... Esses são os religiosos extremistas e radicais. Me enganei.

9 comentários:

  1. Apetece exclamar: "É exactamente isso, apenas não me tinha ocorrido dizê-lo dessa forma!"

    Mas como foi possível alguém tão lógico e tão claro encontrar tanta resistência?

    É que o lema de uns é a lógica, e o de outros é a fé. A fé, por definição, dispensa a lógica, então são incompatíveis, e andamos eternamente às voltinhas, como a história de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha...

    No dia 15 o mundo lógico ficou mais pobre.

    Em memória de Hitchens, não podemos deixar este blog morrer...

    ResponderExcluir
  2. Hitchens encontrou resistência até entre colegas ateus. Ele nunca viu distinção entre ser esquerdista e direitista. E, mesmo sendo contra religiões e conservadorismos típicos da direita, ele apoiava coisas como a invasão do Oriente Médio pelos EUA/ONU. De qualquer forma, o homem tinha bons argumentos pra seja o que for que ele defendia.

    Hitchens vai fazer falta. Pessoas como Dawkins ou Sam Harris sempre foram debatedores medíocres. Como bons acadêmicos, são atrapalhados e tímidos. Sempre apanham de apologistas religiosos como William Craig (gorfei...), com suas retóricas de vendedor de carro usado. Mas com Hitchens a história era outra... era Hitchslap na nuca!

    ResponderExcluir
  3. Por aqui é quase impossível escapar à magia dos festejos natalícios.
    Há muitas tradições pagãs, na maioria originárias do norte da Europa, onde a comemoração do solstício de inverno era mais exuberante e a "cristianização" chegou mais tarde, que se misturam e se confundem com os rituais cristãos.
    Enquanto uns celebram o nascimento do "Carpinteiro da Galiléia", outros a vitória do Sol porque os dias vão parar de encolher, outros enchem a barriga de goluseimas e trocam prendas e muitos fazem tudo isso!

    Os ateus do hemisfério sul têm alguma "desculpa" para festejar o Natal?

    Feliz Natal...se for adequado, e um bom ano de 2012, em particular para o nosso amigo Rafael, menos atarefado e muuuiiito inspirado ;)

    ResponderExcluir
  4. Feliz data comercial de fim de anos para todos!

    Veja só como sou desleixado, só agora vi seu comentário em meu blog. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e que outras pessoas tenham chegado aqui através do meu quase abandonado blog. Fique sabendo que acompanho o bíblia twist já faz um bom tempo. Ainda pretendo escrever mais vezes, só não posso prometer nada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Hitchens, discutia com cristaos, se seria nescessário a existencia de Deus para a moral humana, ja que para sua linha de pensamento, bastava a cogniçao grega para atingir o estagio moral atual. Os atéus contrários as suas idéias usam o seguinte argumento, deixando de lado a existencia de Deus. Durante a historia humana houve a criaçao de um Deus pelo homem, essa divindade ajudou a chegar ao estagio atual de moral, entao a existencia de Deus moldou a moral Humana atual, entao hitchens acreditava que bastaria seguir a filosofia grega, e outros ateus dizem que Deus (invençao Humana) é que nos levou ao estagio atual(o se nao existe, caso pensem em outra alternativa como hitchens). Outros autores que discutem com religiosos é uma discussao mais a respeito da existencia de um criador do universo (criacionismo X evoluçao). hitchens era igual a estes fanaticos religiosos, tambem era um reducionista, um fundamentalista , por isso tao intolerante quanto as suas opinioes. Dawkins ou Sam harris, Atkins, nao sao debatedores de religiao e mediocres como citados, discutem a evoluçao humana racionalmente. Hitchens sim, discutia no campo filosofico e nao na realidade, para realistas a morte dele foi normal como de qualquer um, para alguns cristaos castigo divino, mas a resposta que ele nunca procurou foi; porque em pleno seculo XXI ainda se acredita em religiao. foi um escritor mediocre que usou a religiao para galgar alguma fama.

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto este blog morreu, e eu jamais saberei o que entra no cu do Isaque...

    ResponderExcluir
  7. É, Véio, parece que quem postava neste blogue era o próprio Hitchens...

    ResponderExcluir
  8. Imagine o mundo sem ataques suicidas, sem o 11/9, sem o 7/7 Londrino, sem as Cruzadas, sem caça às bruxas, sem a Conspiração da Pólvora, sem a participação da Índia, sem as guerras entre israelenses e palestinos, sem massacres sérvios/croatas/muçulmanos, sem a perseguição de judeus como “assassinos de Cristo!”, sem os “problemas” da Irlanda do Norte, sem “assassinos em nome da honra”, sem evangélicos televisivos de terno brilhante e cabelo bufante tirando dinheiro dos ingênuos (“Deus quer que você doe até doer”).
    Imagine o mundo sem o Talibã para explodir estátuas antigas, sem dacapitações públicas de blasfemos, sem o açoite da pele feminina pelo crime de ter se mostrado em um centímetro....”
    (“Deus –um Delírio", Richard Dawkins).

    ResponderExcluir